O mundo do marketing digital, principalmente, no setor de negócios, onde profissionais lutam dia após dia para aplicar estratégias e elevarem suas marcas à outro nível, sempre está em constante renovação.

Podemos dizer que os empreendedores do mundo digital/marketing digital, precisam lidar, além de todo o resto, com as inovações constantes e absolutamente velozes do setor. Concorda?

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Nem sempre isso é simples e muitas vezes até dificulta as evoluções. Só que por outro lado, esses novos termos e técnicas são extremamente positivas para o mercado, que graças à elas, está em crescimento absoluto.

Hoje, nós, do Mestre do Ads, vamos falar de um desses novos termos que apontam para uma tendência nos negócios digitais, o elevator pitch.

Já ouviu falar?

Talvez você nunca tenha se deparado com esse termo ou até pode ser que já ouviu ou leu em algum material por aí, mas na verdade não tem ideia do que isso quer dizer.

Fique tranquilo! Nós não te culpamos por isso, pois, como dissemos anteriormente, não é tão fácil ficar sempre por dentro de todas as “novidades” apresentadas no setor.

Ao que podemos perceber, o elevator pitch é um termo ainda pouco desbravado, ou seja, pouca gente o conhece, mas nos próximos meses/anos, certamente ele se tornará mais protagonista.

Principalmente pelo que ele representa. Antes que você pense ser algo extremamente complexo, nós já adiantamos, trata-se, de modo geral, de um conceito bastante simplificado.

Sem mais delongas, para que você entenda perfeitamente o que é o elevator pitch, nós vamos te explicar.

Está preparado? Então vem com a gente!

 

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Afinal o Que é o Elevator Pitch?

Você pode não ter ouvido falar do Elevator Pitch especificamente, mas há grandes possibilidades de você já estar mais familiarizado com o pitch, certo?

Sim, eles têm relação direta. Para que fique tudo mais claro e simples de entender, nós iremos explicar por partes, começando com o pitch.

Bem, o pitch é um termo do inglês, americano, que se refere à algo como “Carta de Vendas”, a uma apresentação do projeto/ideia.

Sabe aquele material que você precisa montar para apresentar uma ideia de negócios à um investidor? Ele é um pitch, bastante chamado também de pitch de vendas, pois serve para “vender uma ideia”.

O elevator pitch também trabalha nesse mesmo cenário, só que em um conceito um pouco diferente.

É que, basicamente, ele é um pitch de vendas, só que de apresentação rápida. A tradução literal do termo já diz muita coisa sobre o conceito, ou seja, um “discurso de venda de elevador”.

O que isso quer dizer? É bem simples! Uma apresentação de uma ideia feita de forma rápida, mas eficaz.

É como se você tivesse, apenas, alguns segundos para apresentar a sua ideia de negócio à um investidor e convencê-lo.

O conceito do elevator pitch foi baseado em uma situação até comum, mas aplicada em um objetivo bem difícil de acontecer na forma literal.

É que o conceito propõe a seguinte situação: “Como você apresentaria um projeto se o tempo com o investidor fosse uma curta viagem de elevador?”.

Interessante, não?

 

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Porque o Elevator Pitch Pode Ser Importante Para o Meu Negócio?

Nós sabemos que programar reuniões com investidores e empresários, principalmente, quando estamos iniciando em um setor é algo bastante difícil.

Quando temos uma nova ideia de negócios e procuramos investidores, qualquer pequena oportunidade precisa ser aproveitada, mesmo que ela não seja dada por meio de uma reunião marcada.

Outra coisa que dificulta essa situação é o tempo, que hoje tem um valor até maior que o dinheiro para algumas pessoas.

Enfim… Então são nos “pequenos” encontros oportunos do dia a dia que o elevator pitch pode ser extremamente importante para o seu negócio.

Se você tivesse frente à frente com um investidor no elevador de uma empresa, você perderia a oportunidade?

Bem, tudo depende! Se você não tiver um elevator pitch, muito provavelmente sim.

Aí você pode dizer:

  • “Nossa! Mas seria algo totalmente invasivo”.

Na verdade não, basta que você esteja preparado e saiba ser além de convincente, interessante e eficaz.

Por meio de um elevator pitch bem feito, você consegue elevar a sua ideia a uma possibilidade de torná-la real, construindo o seu tão sonhado negócio.

Para tal, é imprescindível que você saiba como e o que falar. Talvez, o negócio não seja concretizado ali, naquele momento, mas você terá a chance de um encontro de maior duração.

Para saber o que e como falar, o ideal é que você crie uma apresentação curta da sua ideia, mas capaz de capitar o interesse do investidor em no máximo 30 segundos.

Como falamos, se você conseguir atingir esse objetivo, muito provavelmente, ganhará mais do que alguns segundos de atenção e aí sim, poderá trabalhar com um pitch de vendas mais longo.

 

Elevator-Pitch

 

Elevator Pitch – Como Fazer?

Agora que você entendeu o conceito, viu como ele pode te ajudar nos negócios, é provável que você queira saber como fazer um Elevator Pitch, certo?

Bem, a primeira coisa que você precisa fazer é ter o objetivo de ir direto ao ponto.

Você só tem alguns segundos, lembra? Então vá direto ao assunto principal, falar sobre a sua proposta de valor.

Depois de programar a sua fala, a melhor maneira de apresentar a sua proposta de valor em alguns segundos, você precisa traçar o perfil do investidor que procura para o seu projeto.

Na verdade, depois disso, talvez, você tenha que readaptar a primeira fase, mas isso te dará mais chances de sair vitorioso.

Para traçar o perfil do seu investidor, que nesse caso é o seu público alvo, procure entre os profissionais que poderia se interessar pelo seu projeto e descubra algumas ou, pelo menos, uma característica entre eles que o fazem acreditar na sua proposta de valor.

Descubra quais são os valores, ideais, propósitos que conectam o investidor às ideias que ele investe.

A partir disso, olhe para o seu discurso novamente e se precisar readapte dentro dessas características.

 

É isso! Esperamos ter lhe ajudado. Ficou com alguma dúvida? Venha conversar com a gente.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

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