Toda vez que abrimos um debate entre amigos ou profissionais da área é impossível não falar sobre e-commerce, isso porque, essa é uma das opções mais escolhidas, de primeiro momento, para quem quer ter um negócio na internet.

Estudando e analisando de forma mais aprofundada o mercado e detalhes do segmento também, pude perceber que o e-commerce é o queridinho das pessoas que sonham em obter sucesso no ramo da web, mas ainda não iniciaram suas carreiras, mas você sabe por quê?

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Porque uma loja na web é o que mais se aproxima da realidade empresarial no setor off, pelo menos de primeiro momento. Quem já tem certa experiência empresarial fora da internet, acredita que vender na rede online não é tão diferente das lojas físicas tradicionais e por isso optam por esse tipo de negócio.

 

Ecommerce de Sucesso

 

Pensando nisso, resolvi escrever esse artigo, pois vejo muitas pessoas fracassarem pouco tempo após lançarem suas lojas virtuais. Entendi que deveria ajudar da forma que mais me sinto capacitado, dando informações e dicas de práticas que podem fazer o seu e-commerce deslanchar de uma vez por todas.

Acredito que você deve estar sempre buscando informações que lhe ajudem crescer e torná-lo mais experiente, por isso, antes que comecemos de fato a falar dessas dicas que preparei para você, quero lhe indicar alguns conteúdos que fiz anteriormente, como forma de engrandecer seu conhecimento, assim você estará mais preparado e possivelmente cometerá menos erros:

  1. 7 DICAS DO QUE NÃO FAZER EM UM ECOMMERCE
  2. 5 DICAS PARA SE TORNAR UM EMPREENDEDOR
  3. COMO GANHAR MAIS AUTORIDADE E VENDER MAIS!
  4. VALE A PENA TER UM ECOMMERCE GRÁTIS?

Com os temas devidamente indicados, quero lhe fazer uma última recomendação antes que de lhe entregar o que preparei nesse conteúdo, pois acredito que quanto mais conhecimento, melhor serão o seu desenvolvimento e experiência ao longo da leitura, portanto confira o vídeo que preparei sobre o Timing do Comprador, certamente isso lhe ajudará muito na hora de implementar o seu e-commerce.

 

 

Ficou empolgado? Acredito que você deve estar ansioso para receber ainda mais conhecimento, não é mesmo? Então se prepare porque chegou o momento! Vou falar um pouco sobre como você deve iniciar sua jornada.

 

Definindo sua Estratégia para Ter um E-commerce de Sucesso

Para ter uma carreira longa de sucesso crescente uma das coisas mais importantes vem logo no começo: A estratégia.

Você pode estar se perguntando agora: “Como vou saber se a minha estratégia está correta se nem comecei a vender ainda?”.

Olha só, o que tenho para te falar agora é muito importante, portanto preste bem atenção. A estratégia, quase sempre, é uma das principais responsáveis pelo seu sucesso, independente da área de atuação e quando falamos de um E-commerce isso não é diferente. A estratégia precisa ser vista com cuidado e deve ser montada em cima de estudos dos seguintes fatores:

 

 

  1. Mercado de Atuação: A primeira coisa que você precisa analisar quando for começar a idealizar o seu e-commerce é o seu ramo de atuação e isso também inclui o estudo para conhecer de forma mais aprofundada os seus concorrentes. Isso lhe ajudará na hora de se posicionar de forma diferenciada e destacada e possivelmente a frente em seu mercado.
  1. Produto ou Serviço Oferecido: É de suma importância avaliar o que você deverá oferecer ao público, isso porque, você precisa ser inovador, mas não apenas isso, você precisará, principalmente, oferecer algo que solucione algum “problema” de determinado público alvo. Essa pode ser uma tarefa demorada e complicada de realizar, pois a competitividade nesse ramo é extremamente alta e de qualidade.
  1. Orçamento: Seu orçamento é tão importante quanto seu produto, por isso, faça contas, analise possíveis gastos, organize uma lista por ordem de prioridades e veja o que é realmente importante e o que pode ser cortado no primeiro momento. É necessário ter um orçamento extremamente organizado quando você está iniciando, senão o resultado pode ser desastroso e seu projeto cairá rapidamente.
  1. Plataforma: Você precisa fornecer uma plataforma que seu público alvo se sinta a vontade para frequentar, por isso, tenha cuidado na hora de formular o seu site. Preste atenção na facilidade de navegação, na rapidez para executar a ação, na segurança, dentre outros fatores que farão os seus potenciais consumidores ter a melhor experiência possível.
  1. Público Alvo: Conhecer o seu público alvo é essencial, pois só assim você terá como aumentar suas conversões. Falo isso porque você só conseguirá atingir um público alvo que interage e consome seus produtos, se sua loja oferecer o que eles precisam ou desejam. Como você pretende fazer isso se não conhece as características de comportamento desses possíveis interessados?
  1. Abordagem: Com o estudo do seu público alvo em mãos, você deverá começar traçar a estratégia de abordagem mais adequada de sua marca. Para isso acontecer de forma positiva, você precisa entender qual o melhor método de atingir seu público alvo, portanto atenção na linguagem, na imagem, no conteúdo, no atendimento, dentre outras coisas que podem fazer a diferença na aceitação.
  1. Posicionamento da Marca: Posicionar sua marca no mercado é algo extremamente importante, pois você precisa ser lembrado para que as conversões aconteçam. Nada adianta você oferecer os melhores produtos e ter o melhor preço se ninguém sabe da sua existência. Não é verdade? Então, estude bem aonde você quer chegar, como você quer ser visto e quais metas e conceitos que quer passar, com isso defina quais serão suas ações para obter resultados quanto a isso.

 

Bom, agora você já sabe perfeitamente por onde começar e, portanto está preparado para avançar para a próxima fase. Falarei então do que você deve fazer após ter definido tudo que lhe mostrei acima.

 

Fórmula do Sucesso de Um E-commerce

Nessa fase você já está mais bem ambientado para entender o que um E-commerce exige para ter sucesso, não é verdade?

Acredito que nesse momento você já tem um produto, um público alvo definido, o estudo de seus concorrentes, o seu orçamento, como quer realizar a abordagem, dentre outras coisas muito importantes, mas infelizmente isso não basta. Para obter sucesso em seus negócios você precisará:

 

 

  1. Oferecer Qualidade: Sabe o que faz o seu público ser fiel a sua marca? O que você oferece a ele. E isso tem muita ligação com a qualidade dos seus produtos, isso porque, quem comprou de você uma vez e não teve uma boa experiência com o produto que adquiriu, não voltará ao seu site para realizar uma nova compra e possivelmente fará propaganda negativa de você. Atenção!
  1. Cumprir o que Promete: Se você quer ter um sucesso duradouro é bom cumprir o que promete, nada de tentar enganar o seu cliente com propagandas mentirosas, promessas de prazos que não são possíveis cumprir e descontos sob produtos com preços mais elevados do que praticados no mercado. Se o possível cliente perceber que você está tentando ser desonesto com ele, NUNCA mais ele voltará e seu fracasso já está com dia e hora marcados.
  1. Ser Competitivo: Ser competitivo é essencial em qualquer área de atuação, por isso, procure estudar bem os preços praticados pelos seus concorrentes e também como é o plano de ação, assim você poderá agir de forma diferenciada e positiva, podendo disponibilizar uma melhor experiência para possíveis interessados. Certamente você conseguirá um maior destaque e um maior número de conversões, mas atenção, nada de tentar agir de má fé com seus concorrentes, seja ético e ofereça aos seus clientes o que tiver ao seu alcance, porém sem prejudicar a saúde e a imagem de seus negócios.
  1. Ter Autoridade: Ter autoridade no que faz é simplesmente fantástico, pois você, sem dúvidas, se tornará referência de mercado. Para que isso aconteça, procure ajudar o seu público, ofereça informações sobre os produtos que você oferece, em suma, tente oferecer sempre a melhor experiência que o usuário possa ter na vida. Para tirar um bom parâmetro e ver se você está no caminho certo, coloque-se no lugar do seu cliente e veja se gostaria de ser tratado como você os trata.
  1. Realizar um Bom Atendimento: Parece bobo falar sobre isso, mas acredito ser importante abordar esse ponto, pois vejo muita gente fracassar pelo péssimo atendimento que oferece ao público. A minha dica nesse quesito é que você personalize seu atendimento, mostre que cada cliente é individualmente importante para você e sua marca, procure solucionar questionamentos e assim ele jamais esquecerá de você.
  1. Respeitar e Valorizar seu Público: Saiba que é o público quem define se você terá sucesso ou não, por isso respeitá-lo e valorizá-lo é quesito obrigatório se o seu objetivo é obter sucesso no que faz. Suas atitudes para com o público devem ser com honestidade, ética e responsabilidade. Ofereça informações relevantes, pratique preços honestos, atenda-os com praticidade, solucione os possíveis problemas e, sobretudo, valorize os sempre que puder. Oferecer descontos e ofertas especiais é uma ótima forma de presenteá-los e valorizá-los. Pense nisso!

 

 

Agora você já está totalmente preparado para estabelecer um e-commerce de sucesso, basta aplicar tudo que lhe mostrei e começar a testar suas estratégias.

Espero ter conseguido lhe ajudar nessa jornada, caso tenha surgido dúvida, entre em contato comigo, será uma enorme satisfação lhe ajudar resolver questionamentos importantes para o seu sucesso.

Até a próxima! Forte Abraço.

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