Muitos acham que é quase impossível gerar vendas no Facebook, afinal, quem entra na rede social para comprar um celular novo ou um carro, não é mesmo?

Isso ocorre, porque a imagem das redes sociais ficou como se fosse algo mais voltado ao entretenimento e a diversão, mas esse cenário já se alterou e, hoje, o Facebook virou uma forte arma para gerar negócios.

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Alguns dados internos do próprio Facebook mostram que:

  • Por mês, mais de 92 milhões de pessoas acessam a plataforma;
  • 77 milhões de usuários acessam a rede via mobile;
  • O Brasil está em 78º lugar do ranking de países que mais acessam o Facebook;
  • 58% da população brasileira tem uma conta na rede social;
  • 96% da população mundial acessa a rede em 2G, mesmo o 3G já estando presente para 78% da população.

Esses números impressionam e mostram um pouco do comportamento do usuário em relação à plataforma. Agora, você acha mesmo que não é possível gerar vendas no Facebook?

Óbvio que é, e o negócio que ainda não se utiliza dessa ferramenta para aumentar suas conversões está perdendo uma parcela significativa da população que consome dentro das redes sociais.

Como o blog do Mestre do Ads tem o papel de ajudar quem está sempre por aqui, criamos esse material com algumas dicas que irão te ajudar a turbinar suas vendas pelo Facebook.

Vamos lá?

 

 

Táticas para gerar vendas no Facebook

Como dissemos logo no início do texto, ninguém associa o Facebook a compra de um móvel para casa ou uma televisão nova, porém os usuários que estão ali, normalmente, estão despretensiosos e abertos a receber informação, seja de um novo produto ou um novo serviço.

O Facebook tem um poder muito grande de engajamento social, já que as pessoas têm interesse em ler opiniões e avaliações de pessoas que já fizeram uso.

Obviamente que criar um anúncio no Facebook direto com um botão de vendas não vai te trazer os resultados que espera, afinal quem não te conhece não irá comprar de você, porém você pode usar de 3 técnicas para aumentar suas chances de gerar vendas. São eles: atração, engajamento e só depois conversão.

Vamos falar de cada um deles detalhadamente, assim você conseguirá entender bem sobre o que estamos falando.

 

#Gerando Atração

Esse é apenas o primeiro passo, porém ponto fundamental para que a sua estratégia de vendas comece a funcionar. Como ninguém entra disposto a comprar nada, você precisa despertar o interesse de seu público e, assim, atrair a curiosidade para a sua oferta, entende?

Como falamos anteriormente, não adianta criar um anúncio oferecendo algo e achar que os usuários vão comprar de primeira, por mais incrível que seu produto for, como a rede não tem esse objetivo, fica complexo vender dessa forma.

Você precisar usar gatilhos mentais para atrair a atenção gerando interesse, então um “compre aqui” logo de cara, talvez, não seja a melhor saída, não acha?

Descubra qual é a dor de seu público, o que eles estão buscando e vá no ponto exato. Gatilhos mentais que tocam na dor, na oportunidade ou no problema são ideias para esse tipo de estratégia.

Sabemos que você tem a intenção de vender, porém nesse momento o seu público ainda não está pronto para comprar, será preciso preparar para chegar ao momento exato da conversão.

Mostre que você conhece o problema que ele está vivendo e que está disposto a colaborar de alguma forma para sanar essa questão. Lembrando sempre que o objetivo do primeiro passo é fazer com que ele preste atenção em você, ok?

Se você conseguir atrair a atenção, tá feito! Hora de seguir para o próximo passo.

 

É possível gerar vendas no Facebook.

 

#Gerar Engajamento

Agora é a hora de vender? Não, ainda não…

Nessa etapa você precisa mostrar para o seu usuário que o problema dele tem solução e não apenas uma, mas várias. Isso mostrará que você está, realmente, preocupado em ajudá-lo.

Tal atitude mostrará que além de preocupado, você quer que ele se livre de vez da dor que o incomoda, fazendo com que você ganhe autoridade perante ele. Essa autoridade é um passo importante para a próxima etapa que é a da conversão.

Engajar é uma etapa importante do processo, principalmente quando queremos que esses usuários evoluam para a etapa de vendas. Então, esse é o momento que você deve gerar conteúdo de interesse que aborde situações rotineiras de sua vida.

Quer ver algo que converte muito no Facebook? Conteúdos de emagrecimento e perda de peso, pois usam aquelas fotos do antes e depois da pessoa que deixam todos impressionados.

Perder peso é a dor de muita gente que já tentou fazer milhares de regimes, dietas, reeducação alimentar e até tentou ir na academia todo dia, mas não teve sucesso. Quando você mostrar que tem uma forma de ajudar ela de maneira real e provar que teve pessoas que conseguiram, ela se interessará em avançar.

Vale pontuar que esse engajamento deve ser obtido de maneira clara e com informações reais, nada de inflar resultados ou mentir para criar autoridade. Preocupe-se em criar um pilar sólido com base na verdade.

 

# Hora de vender

Então, você começou atraindo a atenção da pessoa com um conteúdo de valor que mostrava que o problema ou a dor dela tinha solução, depois você ganhou a sua confiança mostrando que ela não está sozinha nessa, pois tem diversas outras pessoas que passam pela mesma situação.

Além disso, mostrou e provou que a questão tem solução, não apenas uma, mas algumas possibilidades…

Agora é o momento de partir para o ataque é fazer com que a conversão seja gerada. Esse usuário já sabe que pode contar com a sua ajuda e, por isso, confia em você!

Nesse momento, você precisa apresentar uma oportunidade única, algo que seria impossível dizer não, entende? É o momento de usar a criatividade para gerar uma oferta incrível e de muito valor.

Como fará isso? Usando toda a sua expertise no assunto e as particularidades de seu negócio.

 

É possível gerar vendas no Facebook;

 

Seguindo essas 3 técnicas você conseguirá gerar vendas no Facebook, basta lembrar que quem está na rede não está ali para comprar, então será uma missão sua atrair a atenção, gerar engajamento para só depois levar o usuário a querer executar a ação de compra.

Muitos modelos de negócios já se utilizam dessas técnicas para vender no Facebook e os resultados tem sido cada vez mais impressionantes.

Os testes serão necessários para que seja possível identificar o tipo de conteúdo que seu público alvo mais gosta, logo ir com tudo de uma vez só, pode não ser uma boa sacada.

Vá com calma, criando estratégias e possibilidades para cada etapa. Teste, veja o que te traz melhor resultado, o que não deu muito certo e vá afinando aos poucos. Chegará uma hora que as vendas começarão a ocorrer de forma automática e você precisará apenas fazer pequenos ajustes na estratégia.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Ou tem algo que queria perguntar para nós? Então, aproveite o espaço abaixo para melhorar seus resultados e gerar vendas no Facebook.

Acompanhe a gente nas redes sociais e no Youtube, tem sempre material bacana para você!

Até a próxima e sucesso.

 

 

 

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