Por mais que a tecnologia avance e que várias plataformas e aplicativos sejam criados para a comunicação entre pessoas, quando o assunto são as empresas os e-mails corporativos nunca saem de moda ou acabam caindo no desuso.

Isso porque, tanto para uso externo, como para uso externo para conversar com seus clientes, quanto para fazer a comunicação com seus funcionários internamente, trabalhar estratégias de e-mail marketing funcionam e convertem muito bem, além de ter um baixo custo de investimento.

Só que não basta abrir sua caixa de mensagem e sair escrevendo o que lhe vier na cabeça, na realidade, está muito longe disso…

Para ter o sucesso que você tanto procura, é preciso prestar atenção nos detalhes, encarar de frente seus objetivos e, com isso, encontrar a melhor forma de expressar sua mensagem, seja internamente ou externamente.

Chega até ser um pouco engraçado, pois quando pensamos em enviar e-mails, o que logo vem à cabeça é:

  • “Ué, esse pessoal tá querendo me ensinar a escrever um e-mail? Isso eu já sei…”

Não é verdade?

É que na verdade, existem algumas técnicas e boas práticas que vão ajudar a melhorar sua taxa de abertura, o retorno de respostas e, até mesmo, a forma com que o leitor irá interpretar o e-mail que acaba de receber e é justamente aí que queremos ajudar você.

Nós, do blog do Mestre do Ads, queremos te ensinar algumas estratégias que realmente funcionam quando o assunto são e-mails corporativos.

Vem com a gente!

 

Estratégias-que-funcionam

 

# 1º Ponto – Seja claro no que você está pedindo ou dizendo

Seja bastante claro no assunto do seu e-mail, isso é primordial para que você tenha taxas de abertura cada vez mais altas.

Quando o assunto do e-mail é atraente, ele salta aos olhos e fica muito difícil a pessoa não ter curiosidade de abrir para saber o que você tem a dizer ali dentro, não é mesmo?

O único ponto que vale atenção bastante especial é quando falamos em aplicar o senso de urgência para que tenhamos mais chance de abertura.

Essa estratégia funciona? Olha, podemos te garantir que ela funciona MUITO bem e em alguns casos, chegando a aumentar a taxa de abertura em 30%, mas também é uma ação delicada.

Se você, constantemente, enviar e-mails com títulos alarmantes, com a palavra urgência ou até mesmo alta prioridade, nas primeiras vezes as pessoas realmente vão acreditar e vão abrir, porém com o passar do tempo vão perceber que não era algo tão urgente assim e que você está se utilizando disso.

Então, use esse senso de urgência apenas em momentos em que houve algo realmente importante, ok?

 

# 2º Ponto – Conteúdo curto

Independente, se você está trabalhando uma estratégia de e-mail marketing para atingir seu público alvo ou se está enviando um e-mail coletivo para a sua equipe, você precisa ser bastante sucinto no que vai escrever.

Se você julgar que não poderá resumir em poucas palavras ou então, há muito assunto a ser falado, opte por um bate papo presencial ou até mesmo uma reunião, pois você terá mais sucesso.

E-mails longos ou que tratam de muitos assuntos, acabam não sendo lidos até o final ou então, deixam espaços para que a falta de atenção ocorra.

O ideal mesmo e o mais indicado é que eles sejam o mais curtos possível, porém se você não tiver outra opção, faça o uso de listas. Elas te ajudarão a organizar melhor as ideais e destacar os pontos mais importantes que precisam ser exaltados.

 

E-mails-Corporativos-–-Estratégias-que-funcionam

 

# 3º Ponto – Atenção a erros

Muito cuidado com todos os tipos de erros que podem ocorrer em uma estratégia de e-mail marketing, começando pela conferência se o destinário ou público alvo encontra-se correto.

Esse passo é fundamental para que tenhamos a certeza de que estamos entregando a mensagem correta, senão pode haver um ruído na comunicação e todo o nosso planejamento acabar indo por água a baixo.

Nosso conselho: deixe para colocar o destinário ou grupo de contatos no final, isso garante você tenha mais atenção.

Erros de português também são um grande problema, principalmente se você está trabalhando estratégia de B2B, onde o público é muito mais rígido e exigente.

E por fim, é preciso verificar para garantir que os links incorporados no conteúdo e todas as imagens estão abrindo corretamente.

 

E-mails-Corporativos

 

# 4º Ponto – Cuidado com as respostas

Já pontuamos: todo o e-mail recebido precisa ser respondido, então se você está acostumado a receber em grande fluxo, monte um esquema para que todos sejam devidamente respondido, pois isso criará um vínculo entre você e seu público.

É preciso ficar muito atento a resposta do seu e-mail, pois ela deve estar respondendo 100% a pergunta, entende?

Quem usa Gmail como sua conta principal tem um bônus de utilização e, talvez, o sonho de muitos empreendedores: cancelar um e-mail enviado e fazer com que ele não seja entregue.

É um recurso genial, não é mesmo? O Google criou isso para nós!

Ativando o recurso, você pode cancelar o envio do e-mail em até 30 segundos após ter apertado o botão enviar. Isso salvará muitas vidas, não acha?

Se ficou interessado e quer ativar essa configuração em sua caixa de entrada agora mesmo, é bem simples:

  1. Acesse seu e-mail do Gmail;
  2. Clique em configurações;
  3. Vá até a opção cancelar envio;
  4. Você terá que ativar essa opção;
  5. Depois, escolha qual será o período que você pode cancelar esse envio. Você terá a opção de 5, 10, 20 ou 30 segundos;

 

Agora que você já sabe tudo sobre isso, coloque em prática o que você aprendeu aqui e comece a ter melhores resultados com seus e-mails corporativos.

Tem alguma dúvida sobre o assunto e quer perguntar para a gente?

Sinta-se à vontade, pois esse espaço é todo seu.

Até mais!

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