Estratégias de e-mail marketing são fundamentais para qualquer modelo de negócio e se você acha que só as grandes marcas conseguem trabalhar de forma assertiva essa ferramenta, você está muito enganado.
Nesse blog, nós já disponibilizamos diversos conteúdos que falam sobre o assunto, no entanto, nas últimas semanas recebemos diversos contatos nos questionando se era possível trabalhar estratégias de e-mail marketing para pequenos negócios.
Resolvemos então, criar mais esse conteúdo sobre o assunto, porém voltado para você, pequeno empreendedor que está começando ou que tem um negócio local e está buscando diferentes maneiras de trabalhar marketing digital para aumentar os resultados de seu negócio.
A primeira coisa que você precisa ter claro é que trabalhar essa estratégia requer um posicionamento de mercado bastante sério, afinal um usuário não deixará seu endereço de e-mail para alguém do qual ele não confia, entende?
Sabendo disso, o primeiro passo é procurar construir sua autoridade online!
Mostre que você não quer apenas vender, mas que oferecer soluções de qualidade de visam o benefício de seus consumidores, isso provará que você está muito mais interessado em qualidade do que nos valores de faturamento.
O blog do Mestre do Ads separou algumas dicas para que deseja trabalhar e-mail marketing para pequenos negócios.
Temos a certeza de que você irá adorar cada uma delas!
Venha!
# Facilite o interesse pela assinatura da lista
Para que você consiga desenvolver estratégias de e-mail marketing que realmente falem a língua de seu público alvo e que gere conversão, o primeiro passo é ter uma lista de leads quentes, não é mesmo? Afinal, você não pode trabalhar campanhas de e-mail, se você não tem uma lista de interessados.
Sabendo disso, você precisará captar esses leads. Veja bem, nós falamos em captar e não comprar listas prontas.
A captação de leads ocorre através do formulários de inscrição que pode ser colocado em seu site, blog ou então, em uma página de captura que é feita, exclusivamente, com essa finalizada.
Se você escolher trabalhar com uma página de captura, terá que criar uma isca digital, ou seja, oferecer algo em troca dessa inscrição. Pode ser um e-book, uma informação confidencial, uma planilha ou qualquer item que desperte o interesse e estimule a inscrição.
Outro ponto é que esse formulário precisa ser bem compacto, pois formulários muitos grandes acabam fazendo com que os usuários desistam do preenchimento. Então, quando for montar o seu, solicite apenas informações básicas como: Nome e e-mail.
# Informe o que será enviado a ele
Quando um usuário confia em você a ponto de entregar na sua mão o seu e-mail significa que ele notou que você tem autoridade ou então, que tem interesse pelo seu segmento.
É muito importante que você deixe claro que tipo de material você mandará para ele e se possível, pergunte qual a frequência de e-mails que ele gostaria de receber.
Todas essas atitudes serão capazes de mostrar que você não quer apenas faze ruma propaganda, você quer criar um relacionamento sólido.
# Após o cadastro, dê boas vindas
Através da sua ferramenta de automação de e-mails, já deixe um pronto para ser enviado no exato momento que um lead faz o seu cadastramento. Isso ajudará a ele a se lembrar de que, a partir daquele momento, ele faz parte de um grupo especial.
Para turbinar de vez esse cadastramento, planeje uma oferta ou uma informação irresistível, da qual só quem é participante de sua lista recebe, dessa maneira esse lead terá a plena convicção de que fez a melhor escolha fazendo o seu cadastramento.
# Tenha um layout personalizado
Por mais que você esteja utilizando algum layout pronto da sua ferramenta de automação de e-mail marketing, personalizar a mensagem ajudar a sua lista a identificar qual marca está fazendo contato com ele.
Então, procure usar as cores da sua marca, o logotipo e qualquer outro acessório visual que lhe permita essa conexão mais rapidamente.
Aproveitando o gancho da personalização, procure sempre utilizar o nome do usuário em cada e-mail. Você não precisa de forma alguma fazer isso pessoalmente, a própria ferramenta fará isso para você, desde que você informe e solicite essa ação.
# Conteúdo leve
Sabemos que a nossa caixa de entrada recebe milhares de e-mail por dia e nem todos são interessantes para a leitura, não é mesmo? Sabendo disso, crie conteúdos de e-mails agradáveis e interessantes ao seu público alvo.
Procure sempre trabalhar assuntos de interesse, utilizando técnicas de quebra de parágrafos que facilitam a leitura e deixam tudo mais leve. Trabalhar os textos em grandes blocos dão uma impressão de conteúdo sem fim, o que acaba fazendo com que a gente desista da leitura.
Quando você faz a quebra de 3 á 4 linhas, parece que estamos lendo pouco e com isso, tudo se forma mais simples.
# Cuidado com a quantidade de conteúdo
Uma das cosias mais complexas de se trabalhar com e-mail marketing é entender a frequência de envio de e-mail, isso porque se você mandar demais, os leads podem acham que a frequência está intensa e acabar se descadastrando da lista, no entanto, se você espaçar muito esses envios, eles acabarão se esquecendo de sua marca.
Comece enviando e-mails de uma forma mais ponderada até que você entenda qual a frequência ideal para o seu público.
Se você já trabalha campanhas, mas ainda não tem certeza da resposta, pergunte. Faça um e-mail questionando se seu público acha que está recebendo contatos de forma exagerada ou com baixa frequência, eles são a melhor resposta que você poderá ter.
Conseguiu aprender alguns truques para trabalhar estratégias de e-mail marketing para pequenos negócios?
A gente garante que se você conseguir criar uma base sólida e uma conexão direta com seus leads, a comunicação ficará cada vez mais bem sucedida.
Tem alguma dúvida ou algo que você queira perguntar? Mande para nós, estamos aqui para te ajudar no que for possível.
Agradecemos a visita e lhe convidamos a voltar sempre!
Até a próxima!