“Ganhar dinheiro na internet é fácil!” – Quantas vezes você não ouviu isso na televisão ou em assuntos relacionados à vendas pela internet?

Quando o assunto são lojas virtuais e e-commerces, tudo ainda torna-se “mais simples e fácil”, afinal é algo de baixo custo, não é necessário estoque físico e mais uma porção de informações que acabam sendo geradas sem um conhecimento prévio do assunto.

Só que o que ninguém nunca falou é que, apesar de ter ferramentas de gerenciamento e controle muito simplificadas e assertivas, é preciso atenção e cuidados bem especiais de quem gerencia esses tipos de plataformas.

Sabendo que é um assunto de bastante interesse entre o público de nosso blog, nós, aqui do Mestre do Ads, começamos a fazer um estudo bastante profundo, analisando quais eram os principais problemas que ocorriam nos sites de lojas virtuais e e-commerces que estão presentes em nosso mercado atual.

Tivemos o cuidado de analisar desde grandes marcas de varejo, que estão há anos como líderes de seu segmento, até as pequenas marcas que ainda estão buscando um bom posicionamento no mercado.

Percebemos que os problemas começam desde a navegabilidade do site, encontrar o produto que deseja adquirir, até o impedimento da ação final de compra, o que faz com que milhares de vendas sejam perdidas todos os dias.

Você tem um e-commerce ou pretende abrir uma loja virtual muito em breve?

Então, esse conteúdo foi pensado e criado para ajudar você.

O Mestre do Ads quer que você conheça quais são os principais problemas que ocorrem nesse tipo de site para que você fique atento e, assim, não cometa-os em seu negócio.

Anote tudo!

 

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1º Problema – O usuário não acha o item de desejo

Quando entramos em um site em busca de um produto ou serviço, se ele não está logo na home da loja devido alguma promoção ou por ser um produto em destaque, já sabemos que podemos utilizar a barra de busca para encontrar, não é mesmo?

O problema é que nem sempre ela funciona como deveria…

Apesar de estar, na grande maioria dos sites que visitamos, no topo da página ou logo abaixo do cabeçalho, 30% delas não funcionavam como deveriam!

A gente digitava celular e era direcionado para capinhas de celular, carregadores de celular ou qualquer outro item relacionado a palavra, menos os benditos celulares. Isso quando não era digitado um termo e o site retornava com a mensagem de que não havia nenhum item dessa categoria, ou pior, dava em uma página sem qualquer relação.

Não tem nada mais frustrante do que já ter tomado a decisão de compra e não conseguir finalizar a aquisição por conta de um problema no site da loja escolhida.

Preste muita atenção nisso, afinal nada adianta um layout de página sensacional, se uma função tão básica quanto a busca não funciona.

Nesses casos, opte por um mecanismo de busca totalmente inteligente que dá opção de preenchimento ao usuário, dessa forma, fica cada vez mais fácil segmentar e encontrar o item com rapidez e assertividade.

 

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2º Problema – Processo de compra confuso

Por mais que o usuário esteja muito interessado em seu produto, já tenha pesquisado bastante e verificou que você tem o melhor preço, se o seu processo de compra for complicado demais e apresentar muitas dificuldades, ele vai desistir de comprar com você e irá lá no seu concorrente.

Nessa nossa pesquisa, notamos que em algumas lojas o processo de compra era complexo demais, precisávamos preencher diversos formulários, confirmar via e-mail, retornar ao site e mais um porção de passos até finalmente conseguir escolher o produto.

Isso quando a página de login não apresentava erro e ficava desconectando a todo momento, tonando tudo ainda mais difícil.

Você como vendedor, precisa pensar nessa situação e tentar facilitar, ao máximo, essa situação:

  • Faça um login rápido, se possível com o preenchimento agilizado através das redes sociais. Isso fará com que todas as informações sejam puxadas automaticamente, economizando um tempo precioso.
  • No preenchimento do CEP, já informe prazo de entrega e o valor, assim as informações ficam disponíveis em um só lugar;
  • Dê opções de pagamento facilitado, pois oferecer uma única opção corta 50% da sua receita.

3º Problema – SAC ineficiente ou inexistente

Durante todo o processo de compra é preciso deixar aos olhos de seu cliente um canal de comunicação direto com o SAC para que qualquer problema ou dúvida seja esclarecido ali mesmo.

O ideal e indicado é um chat online, pois se o usuário precisa enviar um e-mail ou ligar, você acaba perdendo a chance de converter naquele momento.

Notamos que muitas lojas só possuíam um e-mail de atendimento e quando testemos esse contato, o retorno levou de 3 à 4 dias, ou seja, perderiam a venda por falta de atendimento eficiente.

Planeje tudo para dar um atendimento exemplar aos seus clientes, isso fará a diferença na ação final de vendas e você notará isso em seus resultados.

 

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4º Problema – Péssima qualidade de apresentação

O grande diferencial da experiência de uma loja física para uma online é a possibilidade que o usuário tem de conseguir pegar o produto de interesse em suas mãos, verificar detalhes e, com isso, desejar aquilo profundamente ao ponto de não pensar 2x na hora de passar o cartão de crédito.

Nas compras online isso já não ocorre, no entanto, você pode tentar melhorar essa experiência ao máximo.

Dúvidas sobre cores, tamanhos, modelos, formatos, funcionamento e até mesmo sobre o uso são as grandes objeções de quem compra pela internet, então sabendo disso mate cada uma delas:

  • Procure tirar fotos que valorizem o que você está colocando à venda;
  • Crie descrições detalhadas sobre os materiais de fabricação e detalhes que valorizem o item;
  • Crie conteúdo que ajude a entender seu funcionamento;
  • Crie vídeos, se possível, de utilização do item;
  • Incentive clientes que já adquiriram a deixar sua opinião sobre o produto.

Tudo isso junto fortalece a decisão final e te ajuda a converter mais!

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