Um dos grandes sonhos de todos os empresários e profissionais à frente de negócios é ter cada vez mais clientes.

Não importa o quão grande você já é, o quanto de clientes você já tem, quantas pessoas você já atinge, a questão é sempre alcançar números cada vez maiores. E se engana quem pensa que um dia isso muda.

Bom, acredito que se você chegou até aqui, um de seus interesses é ter mais clientes. Estou certo?

Se sua resposta foi afirmativa, então estamos indo bem, isso porque hoje vamos conversar sobre como doutrinar o seu lead e transformá-lo em clientes.

Antes de começar colocar as dicas práticas na mesa, quero te alertar para algo importante:

  • É preciso ter cuidado com o enfoque em quantidade, bons negócios prezam pela qualidade, antes de buscarem maiores volumes de clientes.

Como Doutrinar o Seu Lead e Transformá-lo em Clientes

 

Captou a ideia? É de grande importância que você esteja ciente de que o seu negócio deve ter condições de comportar todo o seu público alvo, sem perder a qualidade do atendimento, das soluções, de modo geral.

Recado dado, tudo em ordem! Agora só falta saber: Você está interessado? Então já podemos iniciar.

Para doutrinar o seu lead e transformá-lo em clientes, você precisa adotar as seguintes ações, isso fará com que você obtenha sucesso absoluto nessa tarefa.

 

Doutrinar o Seu Lead e Transformá-lo em Clientes #1 – Comunique-se

Como você já sabe, muito provavelmente, o seu lead ainda não é um cliente efetivo do seu negócio. Não é verdade?

Ele é sim um interessado e, consequentemente, um cliente em potencial, mas ainda não está preparado para consumir, para gerar aquela conversão de vendas.

Por isso, a sua tarefa é transformá-lo. De lead à cliente! Ok? O que deve estar passando pela sua cabeça agora é a seguinte pergunta:

  • Ok, Tiago! Eu já entendi que minha tarefa é transformar o lead em clientes, mas como eu devo fazer isso?

Ótima pergunta. O meu intuito era chegar exatamente a esse ponto. Bom, a primeira coisa que você precisa fazer para transformar o seu lead em clientes é doutriná-lo.

Já sei, já sei! Você quer saber como doutriná-lo, não é?

Aí chegamos a um ponto mais complicado, pois a doutrinação não é uma tarefa única, ela possui diversas etapas e a primeira é abrir o canal de comunicação.

 

Como Doutrinar o Seu Lead e Transformá-lo em Clientes,

 

Portanto, se você quiser doutrinar o seu lead com intuito de ter um cliente futuramente, você deve se comunicar com ele. Você precisa se mostrar acessível, responder a questões, conversar diretamente, mostrar-se presente, ser solícito e fortemente comunicativo.

Nada de estrelismos, de deixar o lead horas e horas sem resposta, de ser grosseiro ou sem paciência para ouvi-lo, pois caso isso aconteça, você perderá grandes oportunidades, afinal, o seu cliente é o responsável pelo seu sucesso.

 

Doutrinar o Seu Lead e Transformá-lo em Clientes #2 – Conecte

O segundo passo para você doutrinar o seu lead no intuito de transformá-lo em clientes é gerar conexão.

A conexão é responsável por criar fortes laços do público para com a marca. São os laços e a empatia criada pela conexão que gera a forte audiência ao negócio, portanto essa etapa é muito importante.

Para cumpri-la com sucesso, você deve prezar por:

  • Estudar o seu lead com a finalidade de descobrir o comportamento, os gostos, dores, desejos, entre outros pontos que podem ser importantes para definir um perfil em especial.
  • Enquadre a marca e as ações da marca nesse perfil do lead.
  • Utilize a mesma linguagem do lead para se comunicar com ele.
  • Fale de igual para igual, nunca se coloque em um patamar acima ou abaixo, isso pode gerar sérios danos à imagem da sua marca perante o público.
  • Procure ter os mesmos ideais que o seu público alvo. Isso facilitará o processo de conexão, isso porque quando a empatia é gerada de modo natural, ela se torna ainda mais forte.

Nunca! Jamais! Utilize mentiras para tentar conectar um público ao seu negócio, isso porque, quando não é natural, o público irá perceber, mais cedo ou mais tarde, e quando acontecer, sua reputação pode despencar definitivamente, praticamente, sem chances de recuperação.

Vamos ao nosso próximo tópico? Vamos juntos.

 

Doutrinar o Seu Lead e Transformá-lo em Clientes #3 – Engaje

Se você quer, realmente, doutrinar o seu lead e transformá-lo em clientes, você não pode se esquecer do engajamento.

Você deve acostumar o seu público a interagir com o seu negócio, mas não só isso, você deve criar uma comunidade em torno da sua marca. Uma comunidade que espere pela postagem do seu material, que opina de maneira geral, que comenta a cerca do seu trabalho, que compartilha seus conteúdos, que engaja outras pessoas e que te defende quando necessário.

Você pode até pensar que isso é quase impossível de alcançar, mas te garanto que não é. Só você olhar a sua volta e ver quantas marcas já conseguiram e ainda estão conseguindo esse feito.

Quer um exemplo? Olha a Apple. Quantos “Apple Maníacos” você já conheceu? Isso é a verdadeira prova de que é possível criar um engajamento fantástico, forte, que conecta outras pessoas.

Se você quer alcançar esse nível de engajamento, sugiro que você comece por:

  • Crie campanhas que incentivem a interação, dê bônus, descontos, brindes, ou, simplesmente, chame pessoalmente para conversas na publicação em especial.
  • Utilize Call to Action em seus emails-marketing, publicações e até mesmo anúncios.
  • Tenha periodicidade na disponibilização de materiais.
  • Fale sobre assuntos relevantes.
  • Entregue materiais completos e interessantes de maneira gratuita ao seu lead.
  • Crie bônus e materiais exclusivos.

Essas são, apenas, algumas maneiras de engajar o seu lead, existem diversas outras técnicas, porém para não ficar muito cansativo, eu acreditei ser melhor lhe mostrar essa lista de exemplos. Tenho certeza que você já conseguiu captar a ideia. Não é?

Agora que você entende tudo sobre engajamento, podemos ir para o nosso próximo item.

 

Doutrinar o Seu Lead e Transformá-lo em Clientes #4 – Ajude

Essa dica parece simples, mas é daquelas que são essenciais. Isso mesmo, se você quer doutrinar o seu lead e transformá-lo em clientes, o que você precisa fazer é ajudá-lo.

 

Como Doutrinar o Seu Lead e Transformá-lo em Clientes.

 

Nada de sair vendendo, mandando email de vendas, promoções atrás de promoções, descontos e ofertas imperdíveis, se você não entender primeiro, qual é a solução que o seu lead procura.

Às vezes, dependendo do estágio do processo de consumo que ele se encontra, nem ele mesmo sabe sobre o que ele precisa ou está procurando. E se você o pressionar nesse momento, poderá perdê-lo.

Então, a minha dica é:

  • Antes de ter qualquer tipo de intenção de venda, tenha a intenção de ajudar.

Além de melhorar o seu relacionamento com o lead, também te proporcionará uma conexão mais forte, um nível de conhecimento mais aprofundado do seu cliente em potencial e, sobretudo, um controle maior da ação de conversão.

Se você se preocupar, primeiramente, em ajudar, o seu lead não ficará com aquela sensação de que o seu único objetivo é empurrar o seu produto a todo custo.

Tenho certeza que você não deseja que o seu lead tenha a sensação que o seu produto é de má qualidade e que, por isso, você força a venda de maneira agressiva.

Estou certo?

 

Doutrinar o Seu Lead e Transformá-lo em Clientes #5 – Não Venda

Estamos quase chegando ao fim de mais um conteúdo, mas não podemos terminar, antes de falar sobre o nosso último, porém não menos importante item.

Bom, essa dica é de certa forma complementar a anterior. Isso porque, se você quer doutrinar o seu público, além de ter uma abordagem de ajuda, você também não deve ter uma abordagem agressiva de venda.

Se você tiver feito todos os processos anteriores de maneira correta, certamente, você nem precisará vender, pois seu lead estará louco atrás de você para adquirir o que você está oferecendo.

Portanto, não venda, ofereça! Não empurre, deixe à disposição. Isso valorizará o seu negócio de maneira grandiosa, pode confiar.

Leads bem doutrinados se transformam em clientes fortes e recorrentes. Além de elencarem uma comunidade ativa em torno do seu negócio.

Pronto! Agora você já sabe como doutrinar o seu lead e transformá-lo em clientes. Espero que você tenha gostado das sacadas apresentadas, que o conteúdo tenha sido imensamente relevante pra você.

Ficou com dúvidas? Não pense duas vezes e entre em contato comigo.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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