O bounce rate, também conhecido como taxa de rejeição, é uma das grandes preocupações de empreendedores, donos de sites e de blogs, pois ela está ligada diretamente ao aceite de nosso público alvo.
Nós já falamos em alguns artigos relacionados ao Google Ads que quando o usuário clica no seu anúncio e não encontra exatamente o que procura, ele acaba retornando as buscas e fazendo com que você perca pontos em seu índice de qualidade.
Você está lembrado disso?
A taxa de rejeição é, mais ou menos, a mesma coisa. Quando o usuário entra no seu site ou blog e não encontra o que gostaria, ele acaba tendo que retornar as buscas, fazendo com que você perca pontos por não está dando a informação que ele precisa.
O Mestre do Ads quer ajudar você nessa missão, então preparou algumas dicas que irão colaborar para que seja possível diminuir o bounce rate de seu site.
Preparados?
O que é bounce rate?
Explicamos rapidamente o que é o bounce rate ou a taxa de rejeição acima, porém vale a pena um apontamento correto de forma formal.
Com o nome de bounce rate ou taxa de rejeição, essa métrica é um indicador percentual de quantos visitantes entraram no seu site ou blog por uma página única e saíram dali mesmo, sem continuar a leitura ou ir para outras páginas.
Toda vez que uma ação desse tipo ocorrer, seja computada como a taxa de rejeição de seu site.
Onde você consegue ver essa informação?
Se o seu endereço já está cadastrado no Google Analistycs, você terá essa informação fácil, em seu painel de controle de visitas, acessos e etc. Basta entrar lá e conferir.
Como analisar essa métrica?
Vemos que muitos empreendedores analisam de forma errada essa métrica e acabam achando que estão fazendo algo errado, nem sempre é isso…
Se estamos falando de visitantes recorrentes, ou seja, aqueles que já entram em seu site constantemente, uma taxa de rejeição alta não significa, necessariamente, que o seu conteúdo não está agradando.
O que pode acontecer é que como ele já visitou as suas páginas várias vezes, ele já leu e teve contato com tudo antigo que tinha por ali, então ele acesso apenas para ver se havia algo novo, ou para reler um matéria em especifica.
Lembre-se: Taxa de rejeição alta para visitantes recorrentes não diz muito!
Agora, a história muda de rumo de o bounce rate está alto para novos visitantes. Aí sim, ela tem muito a dizer…
Quando um visitante novo entra no seu site, acessa apenas uma página e vai embora, algo de errado tem e você precisa descobrir o que é….
Normalmente, esse índice de taxa de rejeição alta para novos visitantes, vem acompanhado de perto de uma taxa de permanecia na página bem baixa.
O que isso significa?
Taxa de rejeição alta + tempo de permanência baixo = pouco interesse do usuário.
Nós podemos te ajudar a mudar esse cenário. Separamos algumas dicas para você!
O que fazer em relação ao conteúdo?
Para manter o usuário em sua página, o ponto alto é o conteúdo que você vai entregar a ele, então conteúdo de interesse é o primeiro passo, porém existem algumas técnicas que podem colaborar para que essa leitura seja mais confortável.
Na formatação do conteúdo, evite parágrafos com mais de 7 linhas, isso torna o texto cansativo e maçante de ler. Tente quebrar isso, usando de 3 a 4 linhas, isso tornará a leitura mais simplificada.
A utilização de listas e subtítulos também ajuda o usuário a ler o material até o final, pois textos corridos acabam se tornando pouco interessante.
As imagens irão ajudar a dar um “descanso” na leitura e fazer com que o leitor pegue um folego para continuar até o final.
Uso de linkagem é importante
Uma das melhores formas de fazer com que o usuário siga navegando por suas páginas é fazer linkagem interna no meio do conteúdo, mostrando assuntos relacionados com o que você está abordando. Isso funciona até como uma forma de complemento ao assunto tratado, então procura fazer da melhor forma possível.
Além da linkagem interna, a externa também é bem importante, pois pode acabar complementando a informação de uma maneira diferente da abordagem que vem fazendo.
Uma dica bacana para esse ponto é que toda vez que você faça a configuração de um link, você coloque a abertura da página para ser aberta em uma nova aba, com isso, você mantem o usuário em seu site, enquanto navega no outro local.
Não mostre todo o conteúdo na página principal
Se você entregar todo o conteúdo de seu artigo na página inicial do seu site, por qual motivo o usuário entraria para ler? Não tem porque, concorda?
Você nunca deve colocar o conteúdo tão disponível assim, a não ser que ele venha de um link direto, aí tudo bem. Porém, se o que você está divulgando é a página principal do seu site, procure trabalhar títulos que agucem a curiosidade, mas não entregue o jogo.
Dê apenas um “tira gosto” na página inicial e coloque uma indicação de que se ele quiser saber mais sobre o assunto, terá que ir para o local especifico que você dará essa informação.
Você pode achar que não, mas essa estratégia funciona mesmo e muito bem. Faça alguns teste e comprove a autonomia da estratégia!
Aplicando as dicas, você já conseguirá ver uma melhora significativa em seu bounce rate e uma diminuição bem importante dessa taxa.
Se mesmo aplicando, nada mudar. Aí sim, é hora de olhar para o teor de seu conteúdo, o carregamento da página e até mesmo, a disposição de anúncios (caso tenha), pois isso pode estar atrapalhando a leitura e fazendo com que o usuário perca o interesse em ficar no site.
Coloque a mão na massa e pouco a pouco vá melhorando isso!
Se precisar de alguma ajuda, pode contar com o Mestre do Ads, pois estamos aqui para isso!
Esperamos você de volta em breve!