Para iniciarmos o conteúdo de hoje, preciso lhe fazer duas perguntas importantes. São elas:

  • Você tem altos índices de abandono em sua página de checkout?
  • Tem problemas no momento da efetivação da venda?

Se sua resposta para uma ou as duas perguntas acima foi afirmativa, preciso lhe dizer que tenho duas notícias para você. A primeira é que você pode estar perdendo muito dinheiro, a segunda é que isso é totalmente reversível, utilizando pequenos detalhes que fazem total diferença.

A tão conhecida página de checkout, página de pagamento, carrinho de compras, independente do nome que você mais utiliza, pode ser o sonho, mas também o pesadelo dos empreendedores, isso porque, ao mesmo tempo em que ela é responsável por efetivar vendas, ela também é o ultimo passo a ser percorrido pelo potencial cliente e ele pode simplesmente não executar esse último passo, é nesse momento que o que era sonho, vira pesadelo.

Ultimamente, estou recebendo diversas perguntas ligadas a um problema em comum, o abandono na página de pagamento. Sim, você não é o único. Muitas pessoas estão sofrendo com essa síndrome que ataca as lojas virtuais de modo avassalador e constante.

 

página de Checkout em sua loja virtual.

 

Geralmente acontece assim:

  1. Você faz tudo de maneira correta, atrai o possível interessado, oferece promoções, bom prazo de entrega, opções de parcelamentos.
  2. O consumidor em potencial percorre o funil de vendas da maneira como você desenhou.
  3. Quando chega ao carrinho de compras, ele simplesmente fecha e vai embora, sem explicações, sem nenhum vestígio, NADA!

Identificou-se com a situação? Pois é, isso é mais comum do que você imagina. Pensando nisso, eu comecei estudar um pouco mais os motivos que fazem com que o cliente desapareça de uma hora para outra. Passa de interessado para simplesmente um tráfego não qualificado.

Fiquei bastante curioso, então decidi que eu deveria desvendar tudo isso para você. Pesquisei bastante, avaliei as minhas próprias táticas e, então obtive uma resposta satisfatória.

Nesse momento, comecei a elaborar um conteúdo que fosse poderoso, que conseguisse extinguir ao máximo esse tipo de consumidor que nos deixa tão aflitos e detonam nossa taxa de conversão. Tive certeza que eu podia lhe ajudar nessa tarefa e resolvi passar alguns dias montando esse conteúdo para que ao fim, você pudesse sair com boas práticas para aplicar e melhorar a página de checkout em sua loja virtual.

Você deve estar ansioso para saber o que preparei para você, não é verdade? Não precisa mais ficar angustiado, chegou o momento de eu lhe entregar tudo que eu elaborei ao longo desses dias. Você sairá daqui com o antídoto para o abandono na página de checkout, pode acreditar. Está preparado? Então prepare o local que você vai anotar os principais pontos e vamos nessa!

Para iniciar, preferi ir direto ao ponto. A partir de agora começarei a lhe passar tudo que eu aprendi, através de dicas para melhorar a página de checkout em sua loja virtual.

 

Melhorando a Sua Página de Checkout em Sua Loja Virtual

Como eu já lhe disse no início, ter problemas na página de checkout pode dar uma dor de cabeça e afetar diretamente as suas conversões, mas também lhe disse que é possível reverter essa situação com poucas modificações que fazem total diferença no comportamento do seu potencial consumidor. O que eu não te disse ainda é que eu reuni todas essas táticas e vou lhe passar a seguir.  Vamos juntos? Para melhorar a sua página de checkout você deve:

  1. Usar a Objetividade e Clareza: Utilizar a clareza nas informações e a objetividade é essencial para que você otimize a sua página de checkout, isso porque, o consumidor preza por esse ambiente sem dúvidas, ele quer sentir-se seguro durante toda a transação. Por isso, passe as informações que você julgue importante com clareza, mas não se alongue demais, seja objetivo para que isso não gere distrações e dúvida na cabeça do consumidor, ele precisa estar focado em efetivar a compra.

 

  1. Manter o Design e a Marca: Essa é uma dica que parece muito simples, mas percebi que muita gente perde o cliente por conta disso. Manter o design e a sua marca impressa na página de checkout é essencial para que o consumidor entenda que ele continua na sua página, que ele está seguro naquele ambiente, se você não mantiver as mesmas características do seu site, pode fazer com que o cliente vá embora por falta de confiança, achando que aquela é uma página falsa.

 

página de Checkout em sua loja virtual,

 

  1. Mostrar um Ambiente Seguro: Você entregaria todos os seus dados pessoais e de compra para um desconhecido sem ter garantias de que está seguro? Lógico que não, não é? Pois é, acontece a mesma coisa com seu cliente em potencial, por isso é necessário mostrar para ele que o seu site é seguro através de ferramentas que protegem todas as informações. Deixe visível o símbolo de ambiente seguro, você verá que isso lhe trará melhores resultados.

 

  1. Não redirecionar: Muitos dos abandonos dos carrinhos acontecem por que o possível cliente sentiu-se inseguro por alguns momentos e essa dica também tem haver com segurança. Essa prática é muito importante, pois não dá a oportunidade do cliente sentir-se inseguro ou desistir no meio do caminho, mantê-lo o tempo todo em sua loja virtual, diminui o processo de compra e ainda entrega mais confiança. Por isso, procure utilizar ferramentas que não façam redirecionamento para páginas externas, alongando o processo e dando mais chances do cliente pensar e desistir.

 

  1. Oferecer diversificadas formas de pagamento: Eu mesmo já abandonei carrinhos porque descobri que a loja virtual não aceitava o meu cartão. Tenho certeza que você já fez isso, ao menos, uma vez, ou conhece alguém que já tenha feito. Por isso, minimize essas chances de abandono e entregue aos seus potenciais clientes todas as possibilidades de formas de pagamento. Uma dica interessante para esse quesito é mostrar aos consumidores, todos os ícones de forma de pagamento aceitos, por exemplo, bandeiras dos cartões, logo do boleto, marca dos bancos para transferência bancária, entre outros.

 

 

  1. Usar no máximo Três Etapas: Para finalizar o processo de compra, você deve utilizar a tática da melhor experiência para o usuário. Considerando a realidade de hoje em que temos pouco tempo para realizar as tarefas, o indicado para otimizar a sua página de checkout é que você utilize no máximo três etapas até a finalização da compra/venda. A maneira mais adequada é a partir do login:

 

  • Página das características do produto e CEP.
  • Página de escolha da forma de pagamento
  • Página de informações de entrega, política de troca, entrega do boleto, etc.

 

  1. Mostrar as Etapas ao Cliente: Um erro muito grande e que é simples de ser resolvido é não mostrar as etapas a se percorrer para a efetivação da compra para o cliente. Isso é extremamente necessário, pois demonstra transparência para com o cliente, além de passar a ideia de que o processo é bastante rápido e pode ser feito naquele momento.

 

  1. Evitar Formulários Longos: Para melhorar a sua página de venda, você deve utilizar formulários de cadastros curtos, sem perguntas desnecessárias, pois isso agiliza o processo de compra e ainda demonstra ao consumidor que você só está pedindo o básico, sem querer saber mais do que deveria, mantendo o ambiente seguro.

 

  1. Usar Auto Preenchimento: Essa dica é sensacional, pois você melhora a experiência do usuário e ainda diminui o tempo em que ele usa para finalizar o processo de compra. Ao utilizar aqueles campos que completam as informações de modo automático, você sai ganhando e ainda agrada o consumidor.

 

  1. Tirar o máximo de Distrações: Um dos culpados pelo abandono na página de checkout são as distrações, por isso, procure deixar na sua página de pagamento só o que for necessário. Se possível, tire os botões de navegação de seu site, não incentive o consumidor voltar a navegar dentre seus produtos. Feche a porta.

 

  1. Testar muito: Testar, essa palavra deve fazer parte do seu cotidiano se o seu objetivo for melhorar seus resultados. Realizar testes é essencial para que você possa mensurar os resultados de cada técnica utilizada, por isso não deixe de praticar os testes A/B, posso lhe dar certeza de que seus resultados serão surpreendentemente positivos.

Gostou? Viu como é totalmente possível minimizar esses abandonos? Basta que você aplique todas essas técnicas e faça testes para avaliar o que mais lhe traz resultados positivos.

 

página de Checkout em sua loja virtual

 

Espero ter conseguido atingir suas expectativas quanto ao teor do conteúdo, que eu tenha sido claro e objetivo na transmissão das informações. Entendo que existe possibilidade do surgimento de dúvidas, caso algum ponto nebuloso tenha ficado em sua mente no decorrer do conteúdo ou no momento das aplicações, fique tranquilo, estou a sua disposição para resolver esses questionamentos, basta entrar em contato comigo através do formulário abaixo ou pelas redes sociais.

Quero lhe agradecer pela presença e dizer que você é muito bem vindo sempre.

Desejo lhe progresso! Forte Abraço.

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