Muito se fala em conseguir aumentar os lucros e assim poder colocar seus negócios em outros patamares. O que vejo muito acontecer nesse segmento são pessoas querendo ganhar dinheiro rápido, pois precisam levantar um negócio que está indo mal ou então acabaram de começar sua jornada profissional e querem resultados imediatos.
Posso lhe adiantar que promessas de ganhos rápidos, altos, sem muito trabalho e dedicação é FURADA! Cuidado, você pode acabar caindo em um golpe recorrente no mundo online.
Resolvi abordar este assunto, pois ele é bastante discutido entre iniciantes e profissionais que estão há muito tempo no mundo do Marketing Digital. Sei que esse assunto divide opiniões e ainda gera certa polêmica, pois muitos que estão nessa área têm medo de compartilhar suas estratégias pelo grau de competitividade que o mundo dos negócios impõe.
Sou bastante suspeito para falar de Ads e de consultorias que envolvem o uso da ferramenta, isso porque, dia após dia me dedico cada vez mais ao ensinamento de pessoas e fidelização de clientes através de meu curso e da minha empresa, porém quero que saiba que meu interesse não é vender nada aqui, o meu objetivo é abrir os seus olhos com dicas para contratar uma consultoria de Ads que seja vantajosa para você e não um golpe.
No mundo dos negócios, todos nós estamos atrás de um único objetivo, ajudar pessoas através dos produtos ou serviços que oferecemos, essa é a meta de qualquer empreendedor, mas muitas vezes nossas ideias esgotam-se e já não vemos saída para resolução de um problema. Quando esse momento chega é hora de parar um pouco e respirar, avaliando a situação e vendo quais são as possibilidades de decisões que podemos tomar. Pedir ajuda de outras pessoas pode ser uma boa saída para visualizar um novo horizonte sem limites de possibilidades.
É justamente sobre isso que vou falar nesse artigo, pretendo abordar pontos como: o que é uma consultoria, as vantagens de uma consultoria, o que não esperar de uma consultoria e dicas para contratar uma consultoria.
Começarei então lhe explicando de forma bastante tranquila o que é uma consultoria para que não haja mais dúvidas sobre o assunto.
O Que é Uma Consultoria?
Para você que não conhece ou nunca ouviu falar em consultoria vou tentar lhe explicar de uma forma resumida e simplificada do que se trata.
Uma consultoria é uma forma de prestação de serviço, onde um profissional especializado irá fazer um diagnóstico e formular soluções focadas no seu tipo de negócio, ou seja, uma consultoria nada mais é do que você deixar uma pessoa especializada conhecer o seu negócio de forma profunda, identificando assim os possíveis problemas e fatores que estão afetando o desenvolvimento. Com essas informações colhidas o profissional poderá criar uma estratégia com o objetivo de aproveitar todo o potencial do seu negócio, melhorando os ganhos e processos em geral.
Você está ciente do que se trata a consultoria, correto? Você já pode avançar para o próximo passo. Explicarei melhor as vantagens de uma consultoria a seguir.
As Vantagens de uma Consultoria de Ads
Esse tópico é muito importante para que você possa ver de maneira clara as vantagens que uma consultoria pode oferecer para seus negócios. Meu objetivo é que você possa definir sozinho se as vantagens oferecidas são realmente valiosas para você ou não. Confira as principais vantagens desse tipo de serviço:
- Visão Ampliada: Ter uma segunda opinião sobre um problema que o afeta ou um conselho para melhorar ainda mais o que já está funcionado, sempre é de muita valia, não é mesmo? Quando se contrata uma consultoria, um profissional especializado no assunto fará justamente isso quando for analisar os seus negócios, entregando-lhe ao final, uma visão mais ampla e crítica dos processos em geral de seu negócio.
- Equilíbrio: Tomar a decisão de investir em uma nova área ou retirar o investimento de um determinado produto pode ser uma escolha muito difícil, principalmente quando existem outros fatores envolvidos. Uma consultoria de qualidade poderá lhe ajudar tomar essa decisão, isso porque ela sempre visará o equilíbrio de seus investimentos, tomando como base os fatores de risco que podem afetar os seus ganhos.
- Estratégias: Trabalhar com uma versatilidade de produtos e serviços é importante para que você alcance clientes mais variados e interessados nas categorias que você oferece, por esse motivo, muitas vezes é preciso criar diferentes estratégias para que o público alvo em questão seja atingido. Uma consultoria pode lhe auxiliar na criação deste plano estratégico, uma vez que, existe uma experiência na área e um estudo de comportamento.
- Avaliação de Parcerias: Uma parceria com fornecedor que pratica uma atividade da qual seu negócio está relacionado, pode ser fundamental pra implementar a entrega de seu produto final. Quando se fecha uma parceria é preciso avaliar os fatores de risco, bem como, a autoridade que a marca transmite, senão isso poderá influenciar negativamente o seu negócio. Uma consultoria capacitada consegue avaliar os pontos chaves de seus futuros parceiros e assim recomendar quais serão os que lhe darão mais vantagens empresariais.
- Opções de planejamento: O planejamento é necessário quando é estabelecida uma meta a ser alcançada, no entanto, uma estratégia eficiente só pode ser feita depois de muito estudo avaliativo do segmento atuante. Ao contratar uma consultoria, por muitas vezes, ela fará a criação de seu planejamento estratégico a partir de um estudo aprofundado, explicando detalhadamente como deverão ser as aplicações, lhe entregando também a projeção do resultado final.
Vamos falar de um assunto tão importante quanto as vantagens de uma consultoria. Vou falar agora sobre o que você não deve esperar desse tipo de contratação.
O que Não Esperar de Uma Consultoria de Ads?
Achei importante tratar desse tópico porque muitas pessoas acabam confundindo a contratação de uma consultoria com a contratação de um novo funcionário para a empresa. Você precisa ter claro em sua mente que você está contratando um profissional que irá clarear a sua tomada de decisão através de apresentação de estratégias baseadas na análise profunda de seu negócio. Existem dois pontos importantes que devem ser considerados e deixados claros no momento que você opta por contratar uma consultoria:
- Executar Atividades: Como dito acima, o consultor ira lhe apresentar soluções para que você e sua equipe apliquem em seu negócio. Boa parte dos consultores não realizam as atividades, eles apenas são analistas de possibilidades. Existem alguns profissionais do marketing digital que juntamente com a consultoria, oferecem os serviços de execução das tarefas, mas isso deve ser combinado previamente e acertado em contrato.
- Disponibilidade Full Time: Lembre-se que um consultor não é o seu funcionário, ele é um prestador de serviço da sua empresa e isso são duas coisas bem diferentes. Normalmente, quando é fechada uma consultoria é estabelecido um número de horas mensais no qual o profissional se dedicará a participar de reuniões e esclarecimentos de imprecisões. Combine previamente os horários, os canais de comunicação e o tempo de duração de cada reunião.
Pronto, você já sabe quase tudo sobre o assunto, falta só conferir as dicas que preparei para você conseguir contratar uma consultoria de qualidade. Vamos Lá?
Dicas para Contratar Uma Consultoria de Ads
A escolha de um profissional ou de uma empresa que irá fazer a sua consultoria de Ads deve ser feita a dedo e com bastante cuidado, você deve avaliar o que você pode receber de benefícios no ato da contratação. No momento em que for contratar uma consultoria, avalie os seguintes pontos:
- Relacionamento: Um bom atendimento e uma boa impressão da empresa ou do profissional podem lhe dizer muito no momento da contratação. Por isso avalie de forma cuidadosa como foi o atendimento e a impressão que você teve ao estabelecer o primeiro contato.
- Organização: Você irá precisar avaliar se o profissional ou empresa que possivelmente irá prestar o serviço cumprem com as promessas relacionadas à organização de seu projeto, ou seja, se ele cumpre os prazos, mantém pontualidade nas reuniões e organização nos processos acordados.
- Custo-Benefício: O mais comum é que esse profissional lhe cobre por hora, ou que cobre uma mensalidade para executar a consultoria. Coloque na ponta do lápis, todas as tarefas e estratégias que serão desenvolvidas por ele, valorize o profissional, mas certifique-se de estar pagando um preço justo pelo serviço.
- Conhecimento: Na primeira reunião para conhecer um pouco mais sobre o serviço oferecido, procure saber mais sobre as habilidades e especializações do profissional que irá lhe atender. Os conhecimentos técnicos dele poderá dizer muito sobre os resultados que você obterá ao fim da consultoria. O especialista em Ads deve demonstrar conhecimento e capacitação adequada para exercício da função. Ter um certificado Google Ads pode ser um diferencial interessante.
- Referências: Busque referências antes de realizar a contratação, pois através delas você consegue ouvir opiniões e visualizar resultados de outros negócios atendidos por ele. Tendo uma avaliação prévia, você pode medir se esse é o serviço adequado para os seus negócios.
- Estratégias: Avalie de forma minuciosa as estratégias indicadas pelo profissional ao seu negócio. Se você não sentir confiança nas informações transmitidas é melhor partir para outra opção, pois quando você não tem confiança nas estratégias propostas, as chances da consultoria fracassar são grandes.
Acredito que com todas essas explicações você já tem o conhecimento necessário para avaliar se você está no momento e tem estrutura para contratar uma consultoria de Ads. Caso queira conhecer um pouco mais da minha experiência profissional na área, basta visualizar aqui.
Muito obrigado por me acompanhar.
Lhe desejo boas experiências. Forte Abraço!