Você pode ter um ótimo produto, um site bonito com design fenomenal inserido em uma plataforma sensacional de e-commerce, se o Google não sugerir considerar as páginas do seu site e dos seus produtos relevantes em suas resposta buscas, nada disso irá adiantar.

Se seus clientes em potencial não podem encontrar seus produtos no Google, então é preciso investir tempo otimizando o conteúdo do  seu site, incluindo palavras-chave, para potencializar sua presença nas buscas orgânicas.

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Para você ter uma ideia, em Dezembro de 2016, o número impressionante de 12 trilhões de buscas no Google inundou a web de clientes esperançosos. Desse número, cerca de 85% eram procura orgânicas. Ou seja, aquelas em você não precisa pagar.

Portanto, é fato comprovado: O trabalho de  SEO para e-commerce é fundamental para donos de lojas virtuais que  pretendem colocar seus produtos ou serviços na cara de quem os procura!

Chegar ao topo dos resultados de busca no Google exige um compromisso com a otimização contínua de sua presença na web.

Aqui vão cinco dicas e táticas de SEO que ajudarão a melhorar a classificação do seu site nos motores de busca. Isso vai atrair mais olhos para a sua loja on-line e melhorar suas vendas consideravelmente!

 

seo-ecommerce

 

# 1- Saiba em que posição você aparece no Google

Antes de investir seu tempo em SEO, é melhor saber quais são as palavras que te interessam aparecem no Google. É difícil obter uma classificação precisa de SEO porque o Google personaliza os resultados de pesquisa para cada procura. Contudo entendendo como seu público alvo se comporta na hora de pesquisar por seus produtos ou serviços, fica mais fácil direcionar as estratégias de SEO.

Por exemplo: Se você usar a caixa de pesquisa do Google pensando no seu produto ou serviço, ou digitando o nome do seu negócio, você vai aparecer nas primeiras posições, porque é bem provável que já tenha procurado a palavra-chave antes e vai realizar uma pesquisa mais direcionada.

No entanto, um cliente em potencial que está procurando seu produto pela primeira vez, provavelmente não vai achar tão rápido o seu site ou página nas buscas mais genéricas que fizer.

Para você encontrar as palavras-chave mais valiosas para os eu negócio há várias ferramentas como:

KeyWordTool:Google

Keyword Planner:

SEMRUSH

Você também pode obter um relatório das tendências de sua presença na web ao longo do tempo.

Abaixo vou deixar um vídeo onde falo de mais algumas ferramentas para monitorar o seu site no Google:

 

 

# 2 – Minimize o gap de suas palavras-chave

O conceito de keyword gap (numa tradução livre: ‘distância entre palavras-chave’) descreve muito bem o fato de que seus clientes provavelmente usarão palavras-chave diferentes para encontrar seus produtos e serviços. Mas elas terão uma certa aproximação de significados.

Por exemplo, se você está vendendo “smartphones”, é provável que seus clientes se refiram a eles como “smartphones” na caixa de pesquisa do Google. Mas eles podem também procurar por “celulares”, “dispositivos móveis” e procurar também as marcas ou modelos específicos de alguns smartphones.

Ao compreender como eles projetam suas buscas, modifique sua estratégia de palavras-chave de acordo com isso, e você poderá minimizar o gap (a distância) entre as palavras-chave de seu e-commerce.

A única maneira de fazer o que descrevi acima é por meio de uma pesquisa específica e detalhada de palavras-chave. Analisar seu site e conversar com seus clientes são duas boas maneiras de começar a preparar o SEO para seu e-commerce.

 

# 3 – Sempre publique conteúdo

Uma estratégia de SEO eficaz começa com um compromisso contínuo com o conteúdo. O conteúdo é a alma do SEO. Sem conteúdo, você nunca vai ser encontrado no Google! Nota-se que o Google adora conteúdo novo e relevante!

Comece por avaliar com frequência seu site e decidir se o conteúdo poderia ser melhorado. Como aplicar o que aprendeu no item 2 acima e incluir outras palavras-chave no conteúdo? Como poderia reduzir o gap de suas palavras-chave?

Uma estratégia muito boa para alavancar blogs de e-commerce envolve otimizar as palavras-chave e frases usadas de acordo com os maiores interesses dos visitantes. Como fazer isso de forma simples e prática?

Prepare uma lista de ideias para o seu blog, definindo temas atrativos com antecedência. Pense em histórias sobre seus produtos, porque seus clientes vão amá-los, como eles vão usá-los, etc. Publique este tipo de conteúdo em seu blog e também no Twitter, no Facebook e no YouTube. Com certeza o Google e seu mecanismo de busca vai valorizar ainda mais a sua visualização nos resultados!

 

Estrategias-alavancar-vendas

 

# 4 – Publique vídeos no YouTube

O YouTube é o segundo motor de busca mais popular depois do Google. Depois de reduzir o gap entre suas principais palavras-chave e produzir conteúdo de alta qualidade, investir esforço para postar vídeos no YouTube e otimizá-los para pesquisa dará grandes resultados.

Quando interessados buscam produtos e serviços, o Google não só aponta para sites e blogs, mas também para seu principal meio de divulgação de vídeos – o Youtube. A página de resultados de pesquisa do Google valoriza muito os blogs e sites que publicam conteúdo escrito e em forma de vídeo. Isso aumenta as chances de se ocupar várias posições no ranking do Google com o seu produto. Quem não quer isso? Já tinha pensado nessa possibilidade?

Acredito tanto que o Youtube seja uma forma MUITO poderosa de divulgar produtos e lojas virtuais que fiz um vídeo explicando por que acho mais importante ter um canal no youtube do que um blog para quem está começando:

 

 

Certifique-se de ter muitos links (links bons, aliás) entre seu site ou blog e seu canal no Youtube. Certifique-se também de que as palavras-chave sejam similares nas duas plataformas. E lembre-se: você não precisa de vídeos sofisticados ou caros. Pense em quantas pessoas comuns estão crescendo no meio e tornando-se personalidades famosas apenas por produzir e publicar vídeos no Youtube falando sobre as mesmas coisas que seus blogs falam!

Se você ainda não acredita no poder dos vídeos e do youtube para o seu negócio, por favor, assista o vídeo abaixo:

 

 

# 5 – As redes sociais afetam o seu SEO

De acordo com o Google e o Bing, os resultados das redes sociais agora cobrem entre 8 e 10% dos seus algoritmos de busca orgânica. A sua presença nas redes sociais é agora muito mais relevante para o seu SEO! Isso significa que o Google está analisando o volume dos sinais nas redes sociais que são produzidos pela sua presença na web.

Os sinais das redes sociais podem envolver tweets, retweets, likes, um Google +1. Então aqui estão algumas dicas para aumentar seus sinais nas redes sociais:

Verifique se existem ícones para compartilhamento em redes sociais em cada página do seu site. Não só na página inicial, mas em todas as páginas; incluindo acima de tudo o carrinho de compras. Esta funcionalidade fornece aos clientes inúmeras oportunidades de propagar o seu produto ou serviço na mesma hora pelas redes sociais. Imagine não ter esse recurso no seu site ou blog! Você está perdendo acessos!

Incorpore o Facebook no site de sua empresa sempre que possível. Por exemplo, adicione uma caixa com o número de fãs que seu e-commerce tem no Facebook em todas as suas páginas web, bem como plugins de comentários do Facebook em cada post.

Se possível, adicione seus clientes a seus círculos do Google + e siga-os no Twitter. É provável que eles retuitem os tweets de seus produtos ou compartilhem o conteúdo dentro de seus círculos.

 

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