É inavegável afirmar que as redes sociais estão em alta, isso porque praticamente tudo pode ser feito através delas. Com isso, sua utilização deixou de ser apenas por uma questão de entretenimento e passou a ser uma importante ferramenta de atendimento ao cliente e até mesmo vendas.

Claro que, dependendo do nosso público alvo teremos uma maior concentração de usuários em determinadas redes. No entanto, é quase impossível afirmar em qual delas em um primeiro momento. Essa resposta só será encontrada quando testes forem realizados em comprovarem em números essa questão.

 

Dicas aplicáveis de gerenciamento de redes sociais

 

O ideal é que você escolha das principais e crie um perfil, colocando uma campanha para rodar. Com ela em andamento, vá prestando atenção no comportamento e até mesmo, fazendo pequenas modificações para obter melhores resultados, pois só assim, depois de determinada será possível identificar:

  1. Os horários de maior atividade;
  2. O tipo de conteúdo que mais converte;
  3. A linguagem que mais tem relação com seu público alvo;
  4. A quantidade de publicações ideais.

Conseguindo encontrar um parâmetro para esses 4 questionamentos, já é possível começar um bom trabalho nas redes sociais. Só é preciso entender que uma estratégia focada em redes sociais não permanece a mesma por muito tempo, uma vez que, todas as informações postadas na rede se alteram muito rápido, entende?

Fique sempre ligado nesse ponto!

Outro detalhe, o gerenciamento dessas redes, seja da sua marca pessoal, da sua empresa ou até mesmo de seu negócio. Como fazer?

Hoje a falta de tempo está presente na vida de todos, então otimizar o tempo de trabalho é fundamental para alcançar melhores resultados.

Vou lhe dar algumas dicas que irão lhe ajudar a melhorar sua estratégia de gerenciamento de redes sociais e ainda, lhe dar mais tempo para aplicar atenção em outros pontos do projeto.

Vamos lá?

 

1º Dica de gerenciamento de redes sociais  –  Terceirize, se for o caso!

Você sabe que sempre sou transparente e sincero com você, logo não poderia deixar de dar essa dica. Muitas empresas pecam pela ausência da presença nas redes sociais. E nem é por falta de conhecimento é por falta de tempo mesmo, estão sempre preocupado em atender seus clientes da melhor forma possível que deixam em segundo plano a sua imagem na rede.

Se você decidiu que vai gerenciar suas redes sociais, assim o faça ou então, contrate uma empresa especializada para fazer, pois dessa forma você terá a certeza de que esse ponto de seu negócio estará sendo bem cuidado.

Na hora de escolher uma agência ou um profissional para fazer o gerenciamento de redes sociais, preocupe-se em olhar o seu portfólio para que assim, seja possível entender como funciona estratégia usada em outros clientes.

É primordial que haja uma sintonia entre o prestador de serviço e a sua marca, pois esse profissional estará lhe representando na rede. Dedique um tempo para ter a certeza de que fez a melhor escolha.

 

2º Dica de gerenciamento de redes sociais  –  Agende suas postagens

Como dissermos acima, hoje o tempo é algo curto em nossa rotina, temos diversos afazeres no dia e estamos sempre na correria. No entanto, para que quer ter sucesso no gerenciamento de redes sociais sabe que as postagens com frequência são fundamentais para manter o engajamento.

Se você deixar para publicar seus conteúdos nas redes sociais no exato dia que planejou, pode ser que ocorra algum imprevisto e essa postagem não entre. Isso para sua estratégia será ruim, já que terá uma perda de alcance.

Para evitar que isso ocorra, a grande maioria das redes sociais já disponibilizam uma ferramenta para o agendamento das postagens, o que torna tudo muito prático.

Escolha um dia da semana para fazer todos os seus agendamentos, dando um bom espaço para que você fique livre dessa atividade nos próximos dias.

 

Dicas aplicáveis de gerenciamento de redes sociais..

 

3º Dica de gerenciamento de redes sociais  – Métricas

Se você trabalha com diferentes redes sociais encontrar uma forma de gerenciar suas métricas é quase que um desafio. Perde-se muito tempo logando uma a uma, para acompanhar os resultados.

Já existem disponíveis no mercado ferramentas focadas em gerenciamento de resultados para as redes sociais. Elas são diversas, por isso não irei citar nenhuma. Cada uma delas tem um formato de utilização, algumas são gratuitas para um determinado número de contas e outras são pagas, mas valem o investimento.

Sugiro que você dê uma pesquisada sobre o assunto na internet e escolha algumas que achar mais interessante para testar, pois a grande maioria delas tem um período de utilização free.

É muito bacana quando você consegue se enquadrar em uma, pois todo o gerenciamento fica centralizado em um só lugar.

 

4º Dica de gerenciamento de redes sociais  –  Faça uma curadoria de conteúdo

Acertar a mão no tipo de conteúdo que o seu público alvo mais gosta, curte e compartilha é quase um desafio diário. Claro que, sempre temos uma base do que faz sucesso na rede, mas é preciso estar em constante renovação.

Para conseguir melhores resultados, uma dica que tem funciona muito em meus projetos é fazer uma curadoria de conteúdo voltado para o seu nicho de atuação.

Pesquise tudo e qualquer material sobre o segmento de mercado que está trabalhando, olhe o conteúdo escrito, o tipo de imagem, e-books, infográficos e tudo que tem relação na rede para que você possa tomar como base para a criação do seu material.

É interessante também, sempre ficar de olho no que os seus concorrentes estão fazendo, pois tudo isso servirá de termômetro para o seu material.

 

5º Dica de gerenciamento de redes sociais  – Atenção ao conteúdo gráfico

Não é nenhuma novidade que as redes sociais tem um forte apelo visual, sendo assim, por mais que você prefira trabalhar conteúdo escrito, você terá que dedicar boa parte da sua estratégia para desenvolver conteúdos visuais.

Quando for agendar suas postagens ou soltar algum novo material, preocupe-se com a qualidade da imagem, pois isso chama muito a atenção dentro das redes sociais. Outra boa sacada é usar imagens com curtas frases de motivação, uma vez que, esse tipo de conteúdo gera bastante compartilhamento.

Ah, um detalhe de suma importância, cuidado com a fonte da imagem para não gerar um problema gigantesco. Veja se a foto tem autorização de divulgação ou então, dê os créditos devidos.

 

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6º Dica de gerenciamento de redes sociais  –  Autoridade Online

As redes sociais lhe dão a possibilidade de ter uma presença online muito forte, o que faz com que você conquiste autoridade perante o seu público. No entanto, para que isso tenha qualidade, quem faz o gerenciamento de redes sociais precisa saber ter trato para contornar situações mais complexas.

Como é um canal de comunicação aberto, qualquer um pode escrever o que desejar, relatar um problema ou até mesmo uma insatisfação com relação a você. Saber lidar com essa questão, dando respostas e tentando solucionar de forma rápida o problema é fundamental para garantir que sua autoridade não seja abalada.

Conforme for aumentando a audiência de sua página, mas estará sujeito a esse tipo de situação. Isso é bom, mostra que está evoluindo e que seu material está fazendo sucesso.

Pois bem, traçamos aqui 6 dicas de como fazer o  gerenciamento de redes sociais. Agora, passo a bola para você, já que é sua a missão de fazer o seu projeto dar certo, porém estou sempre aqui para lhe ajudar.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Algum ponto que não tenha ficado claro?

Manda pra mim, vou adorar lhe ajudar!

Até mais!

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