A maioria dos profissionais que estão à frente de seus negócios tem como objetivo principal evoluírem a capacidade de vendas.

Isso porque, eles acreditam que vender mais é sinônimo de sucesso ou que o segredo do sucesso é explodir em vendas.

Agora eu te digo:

  • “Se você pensa assim, você está errado! O segredo do sucesso não é vender mais”.

Eu sei, é difícil de acreditar que por muito tempo você vem perseguindo um objetivo sem sentido, mas fique calmo, eu vou lhe ajudar.

Primeiramente, é preciso saber que vender cada vez mais é sim hiper importante, mas esse é o só o começo do ciclo.

 

Descubra o segredo do sucesso..

 

Você irá entender melhor a seguir.

Porque o segredo do sucesso não é vender mais?

Bem, como nós estávamos falando, vender mais é muito importante para a saúde de um negócio, independente, do ramo de atuação.

A questão é que mais importante do que isso é ter robustez no processo de vendas, isso quer dizer, que a venda em si é só o primeiro passo desse processo.

O verdadeiro segredo do sucesso é ter objetivos, onde os focos estão no cliente e a qualidade da experiência que o seu negócio entrega ele.

E mais! É preciso estar ciente de que você não alcançou o sucesso quando fez a venda, você só deu um passo em direção a ele.

A venda é o início da consagração do relacionamento marca/consumidor, se você não nutri-lo, certamente, ele não durará até a próxima compra.

O relacionamento com o cliente sim é uma das bases do sucesso, porque ele permite que você se aproxime como negócio e enxergue mais de perto as verdadeiras dores do seu público, tornando-se assim mais assertivo quanto às soluções que oferece e comercializa.

Você deve estar querendo me perguntar agora:

  • “Ok, Tiago! Eu entendi… Mas como eu faço para nutrir esse relacionamento que começou com a venda?”.

Ótimo que você tenha perguntado, pois a partir de agora eu vou lhe entregar algumas dicas de muito valor que vai fazer com que você trilhe, realmente, o caminho do sucesso.

Vamos lá?

#1 – Faça um ótimo pós venda

A primeira coisa que você precisa fazer para ter um processo de venda mais proveitoso e colher frutos contínuos, ao invés de usufruir apenas do valor da venda em si, é fazer um ótimo pós venda.

Existem diversas técnicas no mercado, mas acredito que a melhor forma de trabalhar isso é fazer um acompanhamento real do nível de satisfação do cliente com relação à experiência de compra.

Por isso, procure entrar em contato de maneira mais próxima possível, claro, sem ser invasivo, e pergunte ao seu alvo se ele está totalmente satisfeito com a aquisição que fez.

Peça a ele uma avaliação e veja no que o seu negócio pode melhorar a partir desse feedback.

 

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#2 – Continue entregando conteúdo de valor

Muitos negócios falham terrivelmente por acharem que após a venda, não é preciso mais entregar conteúdo de valor, afinal, o objetivo foi alcançado e agora é preciso captar outros interessados.

Se você tem esse mesmo pensamento, sugiro que o mude antes que o seu negócio sofra perdas irreparáveis.

Um bom relacionamento é construído com reciprocidade, com uma troca mútua de valor.

Por isso, você não deve parar de entregar conteúdos de valor ao seu alvo, mesmo que ele já tenha feito uma conversão em seu negócio.

#3 – Comunique-se de modo mais próximo

Agora que o potencial cliente tornou-se consumidor da sua marca, o canal de comunicação passou a ter uma abertura maior. Concorda?

Então, é hora de você aproveitar isso para se aproximar do seu cliente e, assim, conhecê-lo melhor.

Não é preciso ser invasivo, basta que você demonstre estar interessado em entregar uma melhor experiência a ele.

Faça perguntas quanto à compra, em relação à experiência com a marca, demonstre o quanto aquele consumidor é importante para o seu negócio.

E não esqueça, jamais, o trate de modo geral, é preciso que o alvo sinta-se único, exclusivo.  As atenções devem estar todas voltadas a ele e seus interesses, desejos, dores, sonhos.

 

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#4 – Ofereça atendimento Premium

Sabe aquele atendimento exclusivo, individual e personalizado muito elogiado, especialmente, nas redes sociais?

É esse tipo de atendimento Premium que você deve oferecer aos seus clientes e não é só para conseguir converter não, isso é muito valioso como pós venda.

Sabe por quê?

Porque muita gente compra produtos e serviços, mas na hora de utilizá-lo, possuem dúvidas e acabam culpando o próprio item pela má qualidade da experiência.

É nesse momento que o atendimento Premium ajuda a virar o jogo, pois ele é uma espécie de ajuda personalizada, onde o cliente pode consultar e tirar suas dúvidas para ter o melhor proveito de sua aquisição.

Claro, depois que o devido atendimento é feito, o nível de experiência aumenta e o cliente atribui essa melhora a quem? Isso mesmo, ao seu negócio.

#5 – Tenha o objetivo de fidelizar o cliente

Se você quer ter sucesso é preciso que você tenha muito mais do que clientes, é preciso que você tenha fãs, que você crie uma verdadeira comunidade de admiradores em torno da sua marca.

Caso contrário, você poderá até vender, mas jamais terá consumidores recorrentes, o que uma hora pode prejudicar o seu negócio e muito.

Por isso, tenha como objetivo de seu negócio, fidelizar os clientes. Busque trabalhar com campanhas de posicionamento da sua marca. Ofereça prêmios ou até mesmo descontos para a próxima compra.

Mostre que o cliente, ao comprar de seu negócio, garante muito mais do que simplesmente o produto. Ele ganha muitas vantagens que nenhum outro lugar oferece.

Pronto! Agora é colocar tudo em pratica. Eu espero que esse conteúdo tenha sido imensamente valioso para você. Ficou com dúvidas? Então entre em contato comigo, terei enorme prazer em lhe retornar.

O Mestre do Ads está sempre de portas abertas para você, por isso volte quando quiser.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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