Quando uma empresa inicia uma ação de negócio é necessário ter bem claro para quem será direcionado o seu produto ou serviço.  O principio básico para a definição do público-alvo é um estudo do mesmo, ou seja, a identificação da persona.

Esse estudo engloba: perfil do cliente, idade, gênero, localidade, necessidade, entre outros informações.

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Por vezes, é muito difícil para a empresa, conseguir mapear e fazer a coleta de dados dessas informações. Então, o blog do Mestre do Ads listou abaixo, os maiores erros cometidos ao definir o que chamamos de persona.

 

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O que é persona?

Podemos observar que, o nome persona dá o sentido, a conotação de pessoa. Dessa forma, persona é sinônimo de público-alvo, porém há uma diferença.

Enquanto o público alvo engloba todas as características de uma parte da população à qual será direcionada para o seu negócio, a persona é algo voltado para o individual.

Isso quer dizer que, você terá à disposição personas, indivíduos caracterizados como clientes ideais.

Nada mais é do que, um personagem fictício com características únicas, individuais de uma única pessoa, que representará uma amostra especifica do seu público alvo.

Vamos dar um exemplo para que você compreenda melhor:

Público – Alvo: mulheres, 25 a 35 anos, solteiras, formadas em Administração de Empresas, renda média mensal em torno de R$3500,00.  Pretendem fazer cursos especializados na área de administração e gostam de viajar sozinhas.

Persona: Maria tem 28 anos, solteira, recém-formada em Administração de Empresas, e tem renda de R$3.000,00.  Deseja realizar pós-graduação na Europa, e procura empresas que auxiliam nesse campo, em estudar e morar sozinha na Europa.

Como pudemos observar nesse exemplo, público alvo é algo mais abrangente, já persona é um contato direto com o seu cliente ideal, um individuo específico do seu público alvo.

 

definir Persona

 

 Erros cometidos pelas empresas

 Não há existência de uma persona

Dentro dessa diferenciação de público alvo e persona, começamos a compreender melhor, que um dos principais erros tem a ver como a não existência de uma persona.

A persona é a representação ideal, a estratégia ideal para que sua empresa consiga ter um alcance do público alvo. Pois, com a criação da persona, o seu negócio vai conseguir captar os clientes certos para seu produto, e assim proporcionar o atendimento da sua real necessidade.

 

Há persona, mas ela não representa o cliente ideal

Há empresas, que já possuem o conhecimento da criação de uma persona. Porém, essa persona ou várias personas que foi/foram criadas, não representa o cliente ideal.

Isso ocorre, pois, a empresa não consegue ter uma ideia clara de quem é o seu público alvo e as características primordiais dele.  Sendo assim, torna-se um erro comum.

Pesquisa rasa demais

Para que uma empresa entenda o universo do público-alvo, é necessário que seja realizada uma boa pesquisa, uma boa coleta de dados.

Levantar todos os dados possíveis para entender o seu público-alvo, as necessidades dele, se estão de acordo com o seus objetivos propostos, são primordiais para que se monte uma persona correta.

 

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Conteúdo sem direcionamento para o cliente

Muitas empresas quando criam o conteúdo em mídias sociais, como por exemplo: blogs, Facebook, Instagram, Twitter, por vezes, acabam focando no próprio conteúdo da empresa. Um exemplo: postar conteúdo com fotos de festas, confraternizações da empresa.

Dessa forma, o potencial cliente pode ver que a empresa só está interessada nela mesma, sem o foco do cliente, que é o principal. Isso é um erro muito grave, e que gera perda de leads, por falta de direcionamento e exposição de conteúdo.

 

Excesso de personas

Muitas empresas quando “descobrem” a existência de personas, por vezes, querem criar inúmeras personas para representar o seu cliente ideal.

Acaba que, o excesso de personas pode prejudicar o direcionamento do seu negócio. Isso se dá, pelo fato de que você perde o controle sobre elas, e acaba desvirtuando do foco principal.

Foco principal que a persona, deve conter todas as características relevantes para você alcançar e delimitar o público alvo do seu negócio.

 

A persona deve percorrer vários setores da empresa

O setor de marketing que é responsável pela criação da persona para empresa, acaba por vezes restringindo a persona somente ao seu setor. Isso é um engano.

A persona deve estar disponível para os demais setores, como por exemplo: setor de vendas. Dessa forma, todos os setores de uma empresa trabalham pelo mesmo objetivo, mas como funções diferentes, ter o conhecimento de como é o cliente ideal facilitará e muito o trabalho de todos.

Maior número de estratégias e também demais atividades exercidas por esses setores, contribuirão diretamente nos resultados da empresa frente a esse cliente.

Personas que não compram

Além de toda uma pesquisa a nível profundo para conhecimento da sua persona, as empresas acabam se perdendo também no quesito de direcionamento de personas que não compram.

Se o seu público alvo, são as pessoas que estão recém-formadas, possuem idade entre 25 e 30 anos, e estão em busca de um curso especializado e viajarem sozinhas para o exterior, a sua persona deve ser criada com base nessas características e necessidades.

De nada adiantaria, por exemplo, você criar uma ou várias personas que são de público alvo adultos entre 40 e 50 anos, que não tem esses objetivos. Ou então, o mesmo público-alvo, só que no momento, eles não têm condições financeiras de estudar e morar fora, como foi o exemplo dado anteriormente.

Portanto, é necessário criar personas que compram. Se criar personas que não compram, terá tempo e investimento perdidos.

 

 

Assim, conseguimos mostrar para vocês, que a criação de uma persona é fundamental para que haja o conhecimento do seu ciente e uma taxa de conversão em vendas sempre alta, pois estará direcionada a quem tem interesse em seu produto.

Agora está em suas mãos sempre se lembrar do que falamos aqui para que assim, não cometa os mesmos erros.

Ficou com alguma dúvida ou tem algo que queira perguntar? Manda para a gente!

Até mais!

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