Você dá a verdadeira importância a sua Persona? Você tem total conhecimento do comportamento do seu público alvo?

Se a resposta para essas perguntas forem não, ou até mesmo lhe deixou com dúvidas, saiba que você pode estar deixando muito dinheiro na mesa.

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Eu sempre prezo por trazer assuntos importantes para você e quando me deparei com esse tema, eu não pude deixar de trazê-lo aqui. Isso porque julgo a persona, o público alvo, o avatar, independente de qual o nome você dê, um dos principais responsáveis pela obtenção de resultados nos negócios.

A partir da persona, você consegue definir qual a melhor adequação do seu produto, qual a linguagem deve ser usada, qual o tipo de abordagem, os canais de comunicação em que você deve estar presente, quais as plataformas de anúncio são mais interessantes e por aí vai. Acredito que isso a maioria dos empreendedores sabem, mas uma coisa me deixou um pouco assustado.

 

Dicas Para Definir a Persona de Sua Loja Virtual.

 

Muitos profissionais não sabem como devem proceder para ter uma boa definição da persona de sua loja virtual.

Você pode estar se perguntando agora: “Porque o Tiago ficou assustado com isso?”. Como eu citei acima, conhecer a fundo a sua persona é fator decisivo para o sucesso ou a ruína de seus negócios. Quando você não tem esses estudos em mãos, é gerado um problema.

Com esse problema que é, aparentemente, simples e sem grande importância, você pode estar enquadrado nas seguintes situações:

  1. Existem grandes possibilidades de você estar perdendo dinheiro.
  2. Investindo sem chances de retorno.
  3. Oferecendo o seu produto para o público alvo errado.
  4. Tendo baixo índice de conversões.
  5. Os produtos não estão gerando interesse nem engajamento.
  6. Seu negócio tem grandes chances de falir.

Percebeu porque eu fiquei assustado? Simples, eu não quero que você passe por essa situação.

Quando percebi a gravidade disso, resolvi reunir todo o meu conhecimento sobre o assunto, estudar todo o material de qualidade que tive acesso, conversei com grandes nomes do mercado, com amigos, com pessoas que me acompanham nos meus canais, adicionei minhas experiências profissionais e assim fiz um compilado extremamente poderoso sobre dicas para definir a persona de sua loja virtual.

Se você tem dúvidas sobre o comportamento e perfil de sua persona ou está passando por alguma dessas situações que eu acabei de citar, aproveite esse conteúdo, pois ele será extremamente útil para você.

Meu intuito é lhe mostrar de forma simples e objetiva dicas para definir a persona de sua loja virtual. Está pronto para colocar a mão na massa? Então vamos seguir juntos.

 

Definindo a Persona de Sua Loja Virtual

Um dos assuntos que mais me intrigam é a definição da persona, isso porque não estamos falando basicamente de práticas técnicas, estamos lidando com variáveis que podem não serem previstas com 100% de certeza.

Isso acontece, pois estamos lidando com comportamento humano, com desejos, vontades, necessidades, sonhos, problemas, emoções, consumo, apresentação de soluções por meio de produtos e serviços, percepção individual, dentre outras coisas que podem ter infinitas variações dependendo do perfil de seu público.

 

Dicas Para Definir a Persona de Sua Loja Virtual

 

Há quem diga que essa é uma das tarefas mais difíceis para um negócio virtual e eu posso concordar, pois trabalhar com essas variáveis não é algo fácil e é necessário manter bastante atenção para executar esse tipo de tarefa com maestria, além disso, a definição de público alvo é uma das primeiras coisas que precisam ser feitas em um negócio, lançamento de produto, serviço, pois as ações são definidas a partir do público.

Fato é que para atingir o seu público de maneira certeira é necessário que você os conheça perfeitamente. É difícil definir a persona? Sim, não posso mentir, mas também não é nada impossível. Além do mais, existem formas que podem facilitar um pouco e lhe trazer respostas mais definidas sobre o seu público. São elas:

  1. Analise seu Lead: Uma das melhores formas de começar uma análise embasada e adquirir um bom norte para a definição da persona de sua loja virtual é colhendo informações de seu lead. Para concluir essa tarefa com êxito, procure informações como idade, sexo, localização, estado civil, profissão, renda, entre outras coisas que podem ser importantes para traçar uma personalidade. Garimpe as informações semelhantes entre os membros do seu lead e vá os classificando em listas.

 

  1. Utilize o Analytics: O Analytics é uma excelente ferramenta para lhe ajudar nessa tarefa, pois ele consegue analisar características de comportamento e de perfil do tráfego que chega ao seu site. Cruzar os dados que você adquiriu em seu lead com as do Analytics pode lhe trazer resultados mais específicos da sua persona. Se você ainda não tiver o analytics em sua loja virtual é interessante providenciá-lo.

 

  1. Faça um Questionário: Uma forma muito eficiente de descobrir dados parar definir a sua persona é realizando questionários com o seu lead, tanto por email, quanto por redes sociais. Para fazer isso, basta fazer pesquisas de satisfação com seu público, pesquisas de interesse, entre outras que incluam perguntas inteligentes e que podem lhe ajudar de maneira natural na definição. Não sabe do que estou falando? Tudo bem! Vou lhe dar alguns exemplos. Faça perguntas como:

 

  • Qual o seu produto preferido?
  • Qual o seu Hobby?
  • Qual sua Profissão?
  • Você prefere desconto ou brinde como presente?
  • O que mais lhe incomoda hoje?

Essas perguntas podem ser inseridas de maneira natural em suas pesquisas, mas é interessante que você capture informações pessoais do seu lead, antes mesmo que ele responda as perguntas da pesquisa propriamente ditas. Para isso, faça um mini cadastro e peça:

  • Nome
  • Idade
  • Sexo
  • Localização
  • Contatos

 

  1. Converse com o seu público: Aproximar-se do seu público também é uma maneira de captar informações relevantes para a definição de sua persona e com as redes sociais, isso é extremamente possível. Por isso, estreite suas relações com seu público pelas redes sociais, tente aproximar a sua linguagem à deles, veja as páginas que eles curtem e associe a interesses, faça perguntas, responda a dúvidas, dessa forma será possível você ter uma visão mais aprofundada do perfil de seus potenciais clientes.

 

  1. Trackeie os seus potenciais interessados: Traquear os seus visitantes lhe dará dados bastante valiosos, pois você saberá qual a principal área de interesse da sua loja virtual. Com esses dados, você poderá ver quais produtos são mais clicados, quais conteúdos são mais visitados, qual caminho os usuários estão fazendo, os botões mais interessantes, dentre outras coisas que podem fazer grande diferença para a definição exata da persona.
  2. Verifique os produtos que mais geram interesse: Se você tem um ou mais produtos que são seus campeões de vendas, possivelmente o perfil da sua persona está entre os consumidores desses produtos. Por isso, atenção a eles, se possível analise as características dos produtos e monitore o consumo deles. Informações poderosas da persona podem ser extraídas desse monitoramento.

 

  1. Analise seus concorrentes diretos e indiretos: Se você tem concorrentes diretos e indiretos, certamente eles poderão lhe ajudar e muito na definição da persona de sua loja virtual, isso porque, o consumidor do seu concorrente tem grandes possibilidades de ter características muito parecidas com os potenciais interessados da sua loja virtual. Ciente disso, não deixe de analisar esses consumidores, estude um pouco do negócio de seu concorrente, não tenha medo e aproveite para aprender um pouco com ele. Estude e obtenha respostas sensacionais voltadas para os sonhos, inspirações, preocupações, comportamento online, dentre outras coisas da sua persona.

 

Dicas Para Definir a Persona de Sua Loja Virtual,

 

A minha última dica antes de terminar mais um conteúdo é que você procure fazer esses estudos com bastante calma e critério. Depois de ter todos esses dados em mãos, compile tudo e faça mais uma análise considerando as variações, pois nem sempre uma loja virtual tem só uma definição de público.

Desse modo, você terá mais clareza na hora de oferecer seus produtos, podendo segmentar o seu público por interesse, sexo, idade, região, dentre outras particularidades interessantes. Você verá que os seus resultados irão melhorar absurdamente.

Espero que, de uma vez por todas, você não tenha mais problemas com a definição de persona. Meu desejo é que eu tenha conseguido lhe ajudar verdadeiramente e, portanto você obtenha sucesso em sua empreitada.

Conhece alguém que pode estar precisando de ajuda quanto ao assunto? Então não deixe de ajudar, compartilhe esse conteúdo.

Está com dúvidas? Procure-me! Deixe sua pergunta nos comentários ou questione através das minhas redes sociais, terei enorme prazer em poder solucionar esses questionamentos.

Até a próxima. Forte abraço!

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