Um dos focos principais de todos os profissionais que trabalham com o mercado digital é, assim como o Google, entregar a melhor experiência que o usuário pode ter.

São diversas as técnicas aplicadas para esse mesmo objetivo, dependendo do tipo de negócio.

Se formos analisar aleatoriamente, poderíamos dizer que os principais pontos de preocupação envolvem:

  • Conteúdos Relevantes
  • Campanhas Atrativas
  • Sites Com Boa Navegabilidade
  • Produtos de Qualidade
  • Serviços Que Entregam Soluções.

Entre outros. Certo?

Bom, o que eu consigo perceber em nosso setor é que muitos profissionais se esquecem de um detalhe muito importante, o Design.

Agora eu lhe pergunto:

  • Qual é o grau de importância que você dá ao design em seus projetos?

Se você não utiliza a força do design em seus projetos, sinto lhe informar que talvez você esteja perdendo muitos clientes. Isso porque, ao contrário do que muita gente pensa, o Design pode impactar diretamente na sua força de atração e, consequentemente, no volume de conversões que o seu negócio atinge.

 

5 Dicas de Design Para Criar Um Site Amigável

 

Pode ser que você nunca tenha se atentado para isso, mas normalmente, somos atraídos, primeiramente, por materiais de marketing mais agradáveis visualmente.

  • Quantas vezes você já clicou em um anúncio de um carro, só pelo design?

Não há como contestar, o Design é realmente poderoso se utilizado de forma correta.

No marketing digital esse forte impacto causado por esse recurso não é diferente, especialmente nos sites. Isso porque os sites costumam ser o local onde ocorrem as conversões dos mais variados tipos de negócios.

Pensando sobre isso, resolvi criar um conteúdo relevante para lhe entregar 5 dicas de design para criar um site amigável, isso quer dizer, um site que proporciona uma boa experiência ao usuário e se conecte com ele.

Ficou interessado? Então vamos lá!

 

5 Dicas de Design Para Criar Um Site Amigável – Dica #1 Contrastes

É inevitável falar de contrastes quando o assunto é design, não é verdade?

Isso porque as cores são elementos poderosos para a percepção visual dos usuários. E não é só isso, elas conseguem entregar uma carga de valores e sensações, simplesmente no efeito visual que entregam.

Segundo estudos feitos sobre o assunto, apenas, 20% das vezes a primeira percepção dos usuários com relação à marca não se baseia nos efeitos visuais das cores, ou seja, todos os 80% se baseiam.

Incrível, como as cores e contrastes tem o poder de comunicar tão bem quanto o conteúdo escrito ou audiovisual. Não?

Então, se você quiser utilizar todo o potencial das cores e dos contrastes em seu site, você precisa primeiro definir:

  • Qual é o seu objetivo?
  • Quem é o seu público alvo?
  • Qual é o tipo de mensagem que você quer entregar?

Respondeu a todas as perguntas com sensatez? Então é hora de agir.

Busque criar uma identidade visual para o seu site, assim, toda vez que o usuário ver o seu anúncio ou o seu produto, ele saberá que se trata da sua marca.

Utilize cores e contrastes para destacar botões importantes ou informações relevantes ao usuário.

Cuidado com as cores utilizadas, afinal, ninguém gosta de ter uma experiência ruim causada por cores muito fortes que dão uma sensação desagradável na hora de ler.

Dica Extra: O vermelho é uma cor que transmite uma sensação de urgência ao cérebro do usuário. Por isso pode ser utilizada em áreas estratégicas do seu site para gerar ainda mais conversões. Pense Nisso!

 

5 Dicas de Design Para Criar Um Site Amigável – Dica #2 Imagens

As imagens têm o poder de conectar em poucos instantes, por isso você deve utilizá-la a seu favor na hora de criar um site.

Para isso, você deve utilizar a mesma regra que eu te entreguei na dica um. Pense primeiro em qual é o seu objetivo, qual é o seu público alvo e qual é tipo de mensagem que deseja entregar ou sensação que deseja causar em seus potenciais clientes.

Para ter resultados poderosos, não escolha fotos que são muito conhecidas por serem muito utilizadas por outros negócios.

Escolha fotos com alta qualidade, que sejam de fácil visualização e que transmita mensagens capazes de conectar o público à sua marca.

Lembre-se, seu site deve ser amigável e, portanto, você deve ponderar entre qualidade e velocidade de carregamento. Não adianta escolher fotos de ultraqualidade, se elas forem extremamente demoradas para carregar. O usuário não tem tempo para ficar esperando e logo ele encontrará uma opção que entrega uma melhor experiência.

Dica Extra: Quer entregar uma sensação de sucesso e grande performance? Utilize fotos com cores pastéis ou em tons mais claros, pois elas conseguem transmitir essa sensação no usuário que o visita.

 

5 Dicas de Design Para Criar Um Site Amigável

 

5 Dicas de Design Para Criar Um Site Amigável – Dica #3 Dimensões

As dimensões também são importantes para a composição da sua estratégia de design. Isso porque, quando utilizada da forma correta, ela consegue criar um percurso para que o usuário siga quando entrar em seu site.

Quantas vezes você criou um site, onde o intuito era fazer com que o usuário clicasse naquele último botão? Pois é, às vezes, a nossa conversão depende de uma única ação para acontecer.

Para facilitar esse processo, use as dimensões a seu favor. Alterne entre textos, botões, fotos, maiores e menores.

Destaque as informações importantes e relevantes, diminua as que não fazem tanta diferença. Coloque fotos impactantes em dimensões maiores, destaque aquele botão da conversão, entre outras coisas que podem facilitar com que o seu potencial cliente avance em seu funil de conversão.

Dica Extra: Quer ter um site com ar de ambiente profissional? Então use e abuse do azul em tons mais escuros. Essa cor tem a capacidade de fazer com que o usuário tenha uma percepção de poder e credibilidade.

 

5 Dicas de Design Para Criar Um Site Amigável – Dica #4 Diagramação

Você já ouviu falar em diagramação? Se nunca ouviu, tudo bem! Eu vou lhe explicar. A diagramação é uma espécie de organização dos elementos do ambiente para que ele se torne mais agradável visualmente e mais amigável na utilização.

Em um site, por exemplo, ele consiste em determinar qual a quantidade de áreas brancas, o espaçamento entre os elementos que compõe a página, o tamanho da foto, do bloco de texto e também dos botões.

A diagramação é extremamente importante para dar um sentido real à sua estratégia de design. Pois ela possibilita que o seu projeto se comunique entre si e não conflite a visão do usuário.

Por isso, se o seu desejo é ter um site amigável, procure diagramar muito bem as suas páginas. Se coloque no lugar do seu potencial cliente por instantes e pense em como você gostaria de encontrar a página que vê a sua frente.

Lembre-se que as áreas de respiro são essenciais. Não utilize elementos importantes em conflito, pois isso tirará a atenção do seu usuário.

Por exemplo:

  • O usuário está em sua página de conversão.
  • Nessa página você colocou um botão “Compre Agora” e “Veja Mais Promoções”.

Sinto lhe dizer que há grandes chances do usuário não converter, pois ele ficará muito curioso para ver mais promoções.

Percebe que você colocou dois elementos que geram conflito entre si e acaba tirando o foco do usuário? Então, cuidado com isso.

 

5 Dicas de Design Para Criar Um Site Amigável.

 

5 Dicas de Design Para Criar Um Site Amigável – Dica #5 Originalidade

Você deve ter em mente que a sua criação de design deve ser original. As mensagens devem ser de alto valor, com o poder de transmitir a essência do seu negócio, além disso, os elementos devem despertar sensações positivas em seu usuário, afinal, você está oferecendo uma solução em design para melhorar a experiência. Correto?

Não adianta você criar um projeto que se pareça muito com uma marca conhecida e respeitada, pois isso pode ser encarado como uma tentativa de induzir o usuário ao erro. Sem contar que o seu potencial cliente não te reconhecerá em outras ações, pois te ligará diretamente à outra marca.

Então, na hora de criar a sua identidade visual, busque a originalidade. Pense em coisas que marcarão a sua presença frente a um público. Estabeleça um padrão de qualidade em design que todos possam reconhecer quando a sua marca tiver em qualquer lugar.

Pronto! Agora você já sabe quais são as 5 dicas de design para criar um site amigável. Espero que esse material tenha sido de grande relevância para você.

Ficou com dúvidas? Então entre em contato comigo através dos comentários ou pelas redes sociais.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte abraço.

Compartilhar.

Uma semana de aulas ao vivo para você aprender a vender mais com anúncios no Google, Facebook, YouTube e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Cadastre-se abaixo para participar: