Não é novidade para ninguém que o Mercado Digital é extremamente expansivo, principalmente, no que diz respeito à possibilidades.

A cada minuto que passa, novas técnicas surgem, plataformas, funções, estratégias… Isso aliada a uma característica muito forte desse mercado, acaba deixando até mesmo os profissionais experientes confusos e então surgem algumas perguntas muito comuns:

Venda mais com anúncios online.

Inscreva-se abaixo para receber conteúdos do campo de batalha sobre como vender mais através de anúncios no Google, YouTube, Facebook e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

  • “O que é melhor para o meu negócio, Facebook Ads ou Google Ads?”.
  • “Tráfego orgânico ou tráfego pago?”.
  • “Links patrocinados ou conteúdo relevante + SEO?”.

Aqui, no Mestre do Ads, sempre gostamos de pontuar a importância de utilizar o melhor de cada um desses universos em prol dos seus objetivos nos negócios.

Por outro lado, sabemos que nem sempre é possível ser bom em tudo que é necessário executar para que busquemos resultados melhores com nossos projetos.

Uma pessoa que é ótima em criar campanhas de links patrocinados, pode não entender nada de criar um bom conteúdo de relevância, por exemplo.

Só que isso não deve ser desculpa para que você não utilize esse tipo de estratégia em seus negócios, afinal, como dissemos anteriormente, a combinação do melhor de cada uma delas é que te levará mais longe.

Você deve saber que o combustível de qualquer tipo de projeto é o conhecimento de seus gestores e como eles trabalham para que consigam aprender cada vez mais.

Por isso, nós criamos esse conteúdo. Através dele você terá a oportunidade de receber dicas para criar textos matadores com técnicas de SEO e, consequentemente, implementá-los em sua estratégia para alavancar os seus resultados.

Ficou interessado? Então vem com a gente!

 

Dicas para criar textos matadores com técnicas de SEO

 

#Estabeleça o seu público alvo

Você pode ainda não saber por não estar tão familiarizado com esse tipo de estratégia, mas antes de efetivamente criar um conteúdo, você precisa estabelecer o seu público alvo.

Isso quer dizer, à quem esse conteúdo será direcionado. Não adianta escrever sobre um tema que você acha que será interessante, pois na verdade isso não passará de um “chute”.

Para criar textos matadores com técnicas de SEO, você deverá saber com quem vai falar, qual o perfil de interesse desses usuários, para dessa forma estabelecer temas que tenham conexão com o seu negócio, mas que ao mesmo tempo gere valor para o seu alvo.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você tem uma loja de suplementos no mercado fitness.
  • Então em sua pesquisa, você descobriu que os principais interesses do seu público alvo tem a ver com emagrecimento e ganho de massa muscular.
  • Ao estabelecer seus temas, você poderá falar sobre alguns componentes individualmente que ajudam a chegar nesses resultados, que nesse caso, podem estar presentes em suplementos que você comercializa.

Percebe que não é exatamente um conteúdo de vendas? É algo que vai gerar valor, vai informar, mas ao mesmo tempo aguçará um certo tipo de interesse na conversão posteriormente.

#Crie textos exclusivos

Esse é um dos erros mais comuns vistos nesse tipo de estratégia e, infelizmente, ele pode ser o mais perigoso também.

Se você está pensando em trabalhar com marketing de conteúdo e acha que basta selecionar alguns textos dos melhores portais e colocar em seu site, saiba que seu negócio tem grandes chances de fracassar.

O Google está muito atento à isso e condena essa prática, podendo lhe punir e classificar seu site como de péssima qualidade e baixa relevância.

Copiar conteúdo, jamais! Lembre-se sempre disso… Caso contrário todas as suas outras estratégias podem ir por água abaixo.

Crie sempre conteúdos exclusivos, com boas informações e se possível com abordagens diferenciadas, até mesmo nos temas.

Fuja do comum, tente sempre inovar dentro dos assuntos que geram interesse no seu público alvo.

 

Dicas para criar textos matadores com técnicas de SEO,

 

#Selecione boas palavras-chave

Assim como em uma campanha de links patrocinados, as palavras-chave são extremamente importantes para que você tenha condições de criar textos matadores com técnicas de SEO.

Isso porque serão elas que construirão o caminho entre a sua marca e o tráfego que você almeja atrair.

O processo é bem parecido com os links patrocinados mesmo, onde os anúncios são ativados pelas palavras-chaves, só que nesse caso será o seu conteúdo que será ativado.

Claro, existem outras variáveis para que isso ocorra, como o ranqueamento, o nível de similaridade com a busca, o grau de relevância, entre outras coisas.

A indicação aqui é que você, depois de determinar o perfil do seu público alvo, você faça pesquisas de temas e se possível até ao mesmo tempo em que analisa as palavras-chave.

Isso porque esse termos podem lhe dar ideias poderosas de temas de interesse que podem virar textos matadores.

Por exemplo:

  • Suponhamos que você trabalhe com suplementos no segmento Fitness.
  • Na pesquisa de palavras-chave, você descobre que muita gente busca: “O suplemento X emagrece?”, ou “O suplemento Y tem a substância A?”.

Percebe que são temas perfeitos e que vão gerar muito interesse pelo volume de buscas apresentados ali, na pesquisa de palavra-chave?

Além disso, é importante que você utilize as palavras-chave, de forma natural, na construção do seu conteúdo. Como no título e no decorrer do texto e se puder, nos subtítulos.

Uma ótima ferramenta que irá te ajudar nessa tarefa é o Planejador de Palavras-Chave do Google.

#Cuidado com a repetição

É natural que quem não tenha experiência em escrever, olhe mais para o lado do SEO de um conteúdo.

Ele é importante? Óbvio que sim, mas isso não significa que você tem que sair repetindo 200 vezes a mesma palavra-chave em um texto de 300 palavras.

Muita gente acredita que quanto maior o volume de palavras-chave em um conteúdo, mas bem ranqueado ele será. Esqueça esse conceito!

O Google é o primeiro a te mostrar que isso não funciona, a grande sacada aqui é equilibrar, utilizar sim as palavras-chave, mas de modo que o conteúdo não perca a naturalidade e a relevância trazida por meio das informações de qualidade.

Nós temos certeza que você detesta conteúdos redundantes, repetitivos e difíceis de entender, porque estão coalhados de repetições.

Quer uma dica? Quando precisar usar determinado termo e perceber que está muito repetitivo, busque opções de sinônimos.

 

Dicas para criar textos matadores com técnicas de SEO.

 

#Ofereça informações de qualidade e reais

Escrever um texto para um determinado público é de uma responsabilidade enorme, isso porque, de certa forma, você estará “influenciando” e formando pensamentos em outros indivíduos.

Por isso, uma das coisas mais importantes para conseguir criar textos de relevância é oferecer informações de qualidade e, sobretudo, que sejam reais, embasadas em fontes fortes, caso você ainda não seja conhecido como autoridade no assunto que se propôs à tratar.

Caso contrário, você poderá perder credibilidade e o seu volume de tráfego começará a cair drasticamente.

Ah e tem mais, apontar fontes confiáveis não é cópia, ok? Você estará aplicando maior credibilidade nas informações que oferece ao seu público, agindo com ética profissional.

Se puder colocar links de referência, sem exageros, melhor ainda, pois os conhecidos “outbounds” links irão te ajudar a ter um melhor ranqueamento nos buscadores.

#Preocupe-se em ser coerente

Os melhores textos são aqueles em que você lê do começo ao fim, com boa fluência e, depois de tudo, consegue tirar conclusões e sacadas inteligentes. Concorda?

Então, se você quer criar textos matadores com técnicas de SEO, preocupe-com em ser coerente.

Pense no escopo do seu texto, na ideia que deseja passar, no embasamento, nas argumentações, dicas e tudo mais.

Após criá-lo, revise-o. Se possível, peça para que outra pessoa leia o conteúdo para você e veja se ela conseguiu captar a verdadeira ideia que você gostaria de passar.

#Estruturação SEO

Como você viu até aqui, o conteúdo e o SEO precisa andar juntos, em uma espécie de parceria, onde cada um tem 50% de poder.

Não adianta entregar um texto ótimo, se você não aplica técnicas que dialoguem com as ferramentas de buscas, caso contrário ninguém te achará.

Por outro lado, não adianta aplicar todas as técnicas de SEO e entregar um texto coalhado, que mal dá para entender o sentido de uma frase.

O que você pode fazer para encontrar o meio termo é uma estruturação simples de SEO, onde seu conteúdo de ótima qualidade receberá um plus, além das palavras-chave, são eles:

  • Tag H1 (No título)
  • Tag H2 (Nos Subtítulos)
  • Tag H3 (Caso haja um subtítulo dentro do subtítulo H2).
  • Negritar palavras-chave ou termos importantes no conteúdo.
  • Nomear as imagens com a palavra-chave.

Entre outras coisas que parecem simples, mas te ajudam muito no posicionamento dos buscadores.

Atualmente, já há plataformas que disponibilizam essa configuração de maneira automática, como o WordPress.

 

É isso! Esperamos que você tenha curtido esse material e que ele tenha lhe proporcionado ótimas sacadas e aprendizado.

Ficou com alguma dúvida? Então deixe sua pergunta nos comentários ou entre em contato com a gente através das redes sociais do Mestre do Ads.

Será um prazer poder conversar com você e possivelmente lhe ajudar quanto aos questionamentos inteligentes.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

 

Compartilhar.

Uma semana de aulas ao vivo para você aprender a vender mais com anúncios no Google, Facebook, YouTube e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Cadastre-se abaixo para participar: