Falar de criação de sites é algo que interessa á todos que usam a internet como seu meio de trabalho. Afirmo isso, porque eu mesmo me preocupo muito com a criação de meus sites, pois quero sempre melhorar e lançar funcionalidades que colaborem para a boa experiência do usuário.

Se você já me acompanha há algum tempo, com toda a certeza, deve ter notado que o layout desse canal mudou, não é mesmo? Logo no inicio, usava uma aparência mais clássica e tradicional, mas sempre levando em conta a boa experiência dos usuários. Com o passar do tempo, comecei a notar que poderia melhorar diversos aspectos e assim, pouco á pouco fui dando um novo formato ao site. Note que ele ganhou as tags no cabeçalho, assim você consegue encontrar mais rápido o conteúdo que está procurando. Inclui uma categoria de vídeos, assim você não precisa ter o trabalho de acessar meu canal no Youtube para ver os materiais que disponibilizo. Procuro trabalhar imagens bem intuitivas que te ajudam a compreender melhor o conteúdo. Enfim, eu poderia ficar falando e falando sobre as diversas mudanças que fiz em nosso site, no entanto, meu objetivo aqui é te ensinar a criar um site eficiente.

 

dicas para a criação de sites eficientes

 

Já quero iniciar te dando a primeira dica: TESTE SEMPRE! Você pode me falar: “ Ah, Tiago, todo mundo sempre fala isso! Não é nenhuma novidade!” Realmente, falar da importância dos testes em uma estratégia não é um fato novo e nem foi inventado por mim, porém muitas pessoas falam sobre os testes e poucas pessoas realmente escutam e aplicam, você sabia?

Gravei um vídeo que fala sobre teste no Ads que podem ajudar você a entender melhor o que estou dizendo. Sei que o tema proposto aqui é a criação de sites, porém como gosto muito do Google Ads, resolvi exemplificar usando a ferramenta, assim poderia abordar dois assuntos em um mesmo local!

Espero que aproveite o vídeo e logo após, iremos seguir!

 

 

Minha intenção é que você intenda que mesmo que você crie a melhor estratégia do mundo, ela pode não funcionar devido a vários fatores como: Público alvo, nicho, interesse e uma série itens. Sendo assim, antes de fazer altos investimentos, faça testes e veja o melhor jeito de aplicar as técnicas que deseja.

Criar um site é relativamente fácil, isso porque existe diversas plataforma que já disponibilizam todo o passo á passo criar um site desde o layout até as caixas que você irá inserir o conteúdo. E não para por aí, caso você deseje algo com mais personalidade, você pode escolher entre os diversos profissionais de excelente qualidade que existem no mercado, concorda? Não existem mais desculpas para não ter um site, porém fazer a criação de sites eficientes é a questão principal!

Vou te ensinar tudo que sei, em um passo á passo incrível para que você consiga criar seu site de forma fácil e sem grandes problemas. Peço que me acompanhe até o final desse artigo e caso surja algum dúvida no decorrer, não hesite em me contatar.

Vamos lá?

 

Dicas para a Criação de Sites eficientes

Fazer a escolha das melhores dicas para apresentar para você, confesso que foi uma tarefa difícil e te explico por que. Cada nicho de mercado tem detalhes específicos que precisam ser aplicados para que a conversão tenha sucesso. Por exemplo, uma loja virtual precisa ter um botão muito atraente de call to action para que a compra seja feita de forma imediata, já um site que se dedica em fazer reviews de produtos, precisam trabalhar imagens de ótima qualidade juntamente com vídeos, isso para que o público se interesse e passe mais tempo no site.

 

dicas para a criação de sites eficientes,

 

Apresentei a situação acima para que você entendesse que é preciso estudar o mercado que você pretende atuar para assim as necessidades de seu público sejam atendidas. Depois de muito pensar, escolhi alguns itens que vão te ajudar na criação de sites eficientes e que podem ser usados para qualquer ramo.

Veja a lista que prepararei para você!

  1. Conteúdo de Qualidade: Ter um conteúdo de qualidade e com um SEO bem trabalho é de suma importância para ter um site eficiente. Esse item integra a minha lista por um motivo interessante, já vi acontecer de sites terem um excelente layout, uma ótima navegabilidade, mas não terem um conteúdo que desperte o interesse do usuário. Isso é algo muito complicado, pois será o conjunto da obra que trará sucesso a sua exposição, entende? Além disso, o seu site precisa aparecer nos motores de busca, então o conteúdo precisa ser de qualidade, original e focado em seu público alvo, pois só assim você conseguirá trabalhar as palavras chaves de maior interesse nas pesquisas.
  2. Boas Imagens: Coloquei esse tópico, pois é um detalhe tão importante e que pode estar prejudicando a sua obtenção de resultados. Quando falamos em boas imagens, muitas pessoas já pensam em imagens inéditas, grandes e com uma qualidade alta, correto? Você não está errado em pensar desse jeito, no entanto imagens inéditas, muitas vezes são bem caras. As imagens grandes e de boa qualidade são pesadas e prejudicam a visualização no mobile. O que você pode fazer para melhorar isso é sempre salvar a sua imagem em “formato web”, isso faz com que ela fique mais leve sem perder qualidade.
  3. Layout para Mobile: O Google divulgou uma pesquisa recentemente, informando que ao acessou via mobile já superaram o desktop, você viu? Sendo assim, você ainda não se adequou ao formato responsivo? Vou sempre tocar nesse assunto, serei até mesmo chato, mas você precisa se adequar a esse novo formato de visualização. Pode confiar em mim, você vai ver como terá resultados excelentes.
  4. Caixa de Busca: Essa é uma dica bastante interessante para melhorar a eficiência de seus resultados com relação à experiência do usuário. Crie um caixa de busca visível para que, ao acessar seu site, seu público possa digitar o que está procurando e assim, obter nos resultados a resposta que tanto procura!
  5. Use Vídeos: Os vídeos são um grande ponto positivo para seu negócio, então porque não usa-los de forma eficiente em seus sites. Minha dica aqui é que você utilize os vídeos para manter o usuário em seu site, para que assim, você consiga aumentar o tempo de permanência. Outra dica interessante, é que ao indicar um vídeo nunca coloque o link que faça com que o usuário seja direcionado ao Youtube, por exemplo. Insira o material por código embed para que assim, o material possa ser assistido de sua página.
  6. URL específica: Para finalizar, mas não mesmo importante, ao criar um novo conteúdo, sempre utilize a palavra chave na URL, assim você está otimizando seu endereço e deixando o seu site muito mais eficiente.

 

dicas para a criação de sites eficientes.

 

Pronto, agora é só colocar a mão na massa e aplicar todas as dicas que te passei! Espero que elas sejam tão úteis para você, quanto foram para mim!

Boas conversões!

Compartilhar.

Uma semana de aulas ao vivo para você sair do zero e se tornar um dos profissionais mais bem pagos e requisitados do mercado digital.