Entre as dúvidas mais recorrentes sobre a plataforma de links patrocinados do Google, estão aquelas que estão ligadas ao que são considerados conteúdos inadequados no Ads e, portanto possuem limitações para que possam ser veiculados.

Sempre que falo sobre isso de alguma forma, chovem dúvidas nos meus canais de comunicação. Perguntas como:

  • “Tiago, eu tenho um negócio de tal nicho, será que o Ads vai me bloquear?”.
  • “Tiago, existe limitações para conteúdos de tal área no Ads?”.

Percebendo que esclarecer esses pontos, poderia ajudar muitas pessoas a elevarem os níveis de seus negócios, resolvi elaborar um conteúdo completo para explicar, de uma vez por todas, o que o Google considera como conteúdos inadequados no Ads e quais são as limitações para cada um deles.

 

Conteúdos Inadequados no Ads – Quais as Limitações,

 

Pronto para receber uma chuva de informações relevantes sobre o assunto? Então vamos juntos.

 

Conteúdos Inadequados no Ads – Visão do Google

Antes de qualquer coisa, preciso te contar qual é a visão do Google sobre essa questão, pois acredito que dessa forma você entenderá melhor o desenrolar das regras ao longo do conteúdo.

Bom, segundo o Google, os conteúdos considerados inadequados, não serão exatamente conteúdos ilegais, mas conteúdos que exigem um certo perfil de público muito específico, como por exemplo, conteúdos eróticos ou adultos.

Nesse caso, eles não serão restritos às campanhas do Ads, mas sim deverão obedecer alguns critérios especiais para serem veiculados.

O objetivo do Ads com essas limitações é não exibir conteúdos inadequados a determinados públicos, evitando a geração de constrangimento ou problemas de ordem moral e cultural.

Quando eu digo limitações, estou querendo dizer que esses conteúdos podem até ser aprovados, mas terão limitações quanto à exibição em determinados locais e perfis de usuários. Se contar que você pode ter que realizar algumas modificações para que o anúncio seja aprovado.

Tudo entendido? Então vamos nos aprofundar mais no assunto.

 

Conteúdos Inadequados no Ads – Quais as Limitações.

 

Conteúdos Inadequados no Ads – Conteúdo Erótico

Esse é um dos nichos que mais geram dúvidas nos anunciantes. Se você estivesse agora ao meu lado, certamente falaria:

  • Afinal, Tiago! Pode ou não pode anunciar conteúdos adultos ou eróticos no Google Ads?

Estou certo?

Pode ser uma surpresa para você a minha resposta, mas sim, o Google Ads permite que você anuncie esse tipo de produto, porém não são todos e nem de qualquer forma.

Se você quer trabalhar anunciando esse nicho, você deve saber que os itens abaixo são considerados conteúdos inadequados no Ads e, portanto possuem restrições para a veiculação:

  • Anúncios de estabelecimentos físicos voltados a entretenimento para adultos.
  • Campanhas que promovem produtos eróticos ou especificamente para o público adulto.
  • Conteúdos sexuais ou sensuais.
  • Fotos que contenham algum tipo de exposição do corpo de modo sensual.
  • Promoção que oferecem ajuda profissional para facilitar encontros amorosos.
  • Anúncios de empresas especializadas em casamentos pré-combinado em países estrangeiros.

Como você já sabe, para anunciar esse tipo de produto ou serviço, é necessário cumprir algumas regras especiais. São elas:

  • Você não pode tentar burlar as especificações de segmentação para exibir anúncios para um público não adequado de acordo com as leis e com as regras do Google.
  • Você não pode direcionar os seus anúncios para menores de 18 anos.
  • Sexo explícito em todos os formatos, como vídeos e fotos não são permitidos.
  • Você não pode anunciar nenhum conteúdo sexual ou sensual envolvendo menores de 18 anos.
  • Você não pode exibir imagens ou vídeos de pessoas que não tenham autorizado esse tipo de promoção.
  • Não são autorizados anúncios que de alguma forma incite ou promova a prostituição.

Dúvida esclarecida? Espero que você tenha entendido perfeitamente como funcionam os conteúdos voltados ao público adulto no Ads.

Vamos partir para outro nicho agora, o de bebidas.

 

Conteúdos Inadequados no Ads – Bebidas com Álcool

Quem trabalha com bebidas alcoólicas, muitas vezes, não anunciam porque acreditam que esses são conteúdos inadequados no Ads.

Infelizmente, essa falta de informação faz com que sejam perdidas muitas chances positivas aos negócios.

Se você é uma das pessoas que trabalham nesse setor do mercado, saiba que é sim possível anunciar produtos alcoólicos no Ads, porém há regras quanto ao perfil do público e canais de exibição para que as suas campanhas sejam aprovadas.

Primeiramente, você deve cumprir alguns requisitos para ter a chance de ver sua campanha rodar no Google e, portanto você não deve:

  • Configurar segmentações que viole leis estabelecidas para o seu produto, como incluir em seu público alvo, menores de 18 anos, ou quebrar regras de veiculação do Google.
  • Utilizar de táticas para incentivar a ingestão de bebidas com álcool.
  • Mentir sobre os efeitos da bebida alcoólica ou sugerir que ela traz benefícios à saúde, a âmbitos específicos da vida social, profissional e pessoal.
  • Promover anúncios cuja conotação dê a entender que é benéfico consumir bebidas alcoólicas exageradamente.
  • Promover eventos que induzam a competição de ingestão de bebida alcoólica.
  • Criar campanhas que induzam o consumidor a pensar que é permitido e socialmente aceitável conduzir veículos e operar dispositivos perigosos junto à ingestão de bebidas alcoólicas.

Ao contrário do que muita gente pensa, essas restrições também se aplicam a bebidas que não contêm álcool, mas possuem semelhança exacerbada com as que contêm. Exemplo? Cerveja sem álcool, champanhe sem álcool, entre outras.

 

Conteúdos Inadequados no Ads – Quais as Limitações

 

Conteúdos Inadequados no Ads – Conteúdo Protegido

Acredito que esse tipo de conteúdo inadequado no Ads, você já conheça melhor do que os outros apresentados anteriormente. Isso porque, as regras do Ads, nesse caso, não são muito diferentes das utilizadas em modo off-line.

Mesmo assim, acredito que seja importante falar sobre o assunto e deixar claro quais são as restrições colocadas para quem deseja anunciar conteúdos protegidos por direitos autorais.

Nesse caso é tudo muito simples. Se você quer anunciar esse tipo de produto, você deve enviar, previamente, ao Google, uma autorização que confirme o direito de promover esse conteúdo.

Depois de enviar é só esperar que o Google te retorne com a certificação de que você está liberado para veicular suas campanhas.

 

Conteúdos Inadequados no Ads – Jogos Ligados à Sorte

Por muito tempo, acreditava-se que o Google não permitia a veiculação de campanhas que promoviam os chamados jogos de azar.

Até hoje, algumas pessoas que possuem negócios nesse nicho de mercado, não anunciam por medo das campanhas não serem aprovadas, ou por simplesmente, acharem que não é permitido.

Então te peço ajuda. Se você encontrar pessoas que ainda pensam que não é possível anunciar esse nicho, diga ela que é sim possível. Eu vou te contar mais a seguir como tudo funciona.

Como não poderia ser diferente, esse também é um tipo de conteúdo restrito àquelas condições dos outros que eu apresentei acima. Então é importante dizer que entram nessa regra, os seguintes produtos:

  • Promoções sobre os Jogos de azar em si, tanto online quando os presenciais.
  • Qualquer tipo de conteúdo que ensine ou incentive esse tipo de jogo.
  • Anúncios que promovem, encorajam, convidam os usuários a participar de jogos que envolvem investimento financeiro ou recompensas com valor financeiro.

Para que tudo corra bem e você consiga veicular esse tipo de campanha, você deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Obedecer às regras do Google quanto a segmentação de público e de plataforma de veiculação.
  • Obedecer às leis vigentes no país/local de origem da propaganda.
  • Informar claramente aos usuários sobre informações relevantes em relação ao jogo e a página de redirecionamento.

Nesse caso, ainda existe um pré-requisito especial. Você necessitará pedir uma autorização prévia à promoção das suas campanhas ao Google. Isso porque alguns países não autorizam esse tipo de promoção em suas leis e o Ads precisará verificar isso, antes de permitir que você torne os conteúdos públicos.

 

Conteúdos Inadequados no Ads – Medicamentos e Saúde

Quando se trata de saúde e medicamentos, o Google também é muito cuidadoso, afinal, você estará direcionando esse tipo de conteúdo aos usuários da rede, podendo ocasionar dados e riscos a eles.

Para que tudo fique mais seguro, o Google resolveu consideras esses conteúdos inadequados no Ads, aplicando restrições para a sua veiculação, portanto os seguintes conteúdos entram nessa relação:

  • Anúncios de remédios sem indicação de um profissional.
  • Promoções sobre remédios com prescrição especial.
  • Conteúdos em geral que pretende entregar informações sobre remédios.
  • Anúncios de estabelecimentos da área, como as farmácias.
  • Medicamentos e equipamentos que estejam ligados ao interesse de gestantes ou futuras gestantes.
  • Anúncios que promovem serviços ou qualquer intervenção médica.
  • Campanhas que possuem o objetivo de oferecer ou chamar o usuário para a realização de um procedimento clínico.
  • Anúncios que promovem medicamentos, procedimentos ou práticas para melhorar a performance sexual.

Para promover produtos ou serviços da área da saúde, você precisa verificar a regra específica para o produto, pois dependendo do tipo de produto, ele poderá não ser liberado para determinadas regiões ou faixa etária, por exemplo.

Assim como no nicho de jogos de azar, há a possibilidade de você ter que pedir ao Google uma pré-aprovação para anunciar.

 

Conteúdos Inadequados no Ads – Política

Se você estiver pensando em anunciar conteúdos que envolvem política, você deve saber que esse tipo de segmento é categorizado pelo Google como conteúdos inadequados no Ads, isso quer dizer que ele pode ser veiculado, desde que sigam os seguintes requisitos:

  • Atender às leis do local e as regras de segmentação do Google.
  • Não veicular nenhum tipo de conteúdo em períodos proibidos, como nas eleições.

 

Conteúdos Inadequados no Ads – Marcas

Se você tiver interesse em anunciar conteúdos que utilizam marcas consagradas ou de posse de outros, você deve saber que é necessário cumprir algumas regras especiais, afinal, esse tipo de propaganda é vista pelo Google como parte dos conteúdos inadequados no Ads.

Em geral, esse tipo de anúncio pode ser veiculado sem grandes restrições, porém se o dono da marca registrar uma reclamação ao Google sobre a utilização da mesma pelas suas campanhas, você poderá ter que cumprir algumas regras de restrições do Ads.

Pronto! Agora você já conhece todos os conteúdos inadequados no Ads e quais são as restrições aplicáveis a cada um deles. Espero que esse material tenha sido relevante a você.

Ficou com dúvidas? Entre em contato comigo através dos comentários abaixo.

Até a próxima! Desejo-lhe sucesso sempre.

Forte Abraço.

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