Toda empresa, marca ou produto que deseja ter sucesso na internet deve entregar conteúdo gratuito para o seu público. Isso faz parte de uma estratégia de conversão de qualidade.
Muitos aqui vão pensar:
- “Pô, preciso entregar conteúdo gratuito se pago para anunciar, pago para ter tráfego e, até mesmo, pago para que alguém produza o conteúdo da minha empresa?”
Calma, calma que sabemos muito bem de tudo isso! Mas fique tranquilo e pode confiar no que estamos falando, disponibilizar conteúdo gratuito te ajuda a vender e até mesmo a economizar.
Essa ideia de que toda e qualquer informação precisa ser vendida já é algo que não funciona tão bem como funcionava no passado, até porque a conversão só irá ocorrer quando você conseguir gerar valor, entende?
A dúvida acontece quando chega o momento de decidir qual tipo de conteúdo será pago e qual será gratuito, não é mesmo?
Então, hoje, o Mestre do Ads começa te ensinando como resolver isso e, depois, vamos te mostrar alguns motivos que te fazem entregar conteúdo free para seu público.
Vem com a gente!
Como saber que tipo de conteúdo gratuito oferecer?
Quando você pensar em criar conteúdo que serão distribuídos gratuitamente, lembre-se sempre de responder 2 perguntas:
- O que fazer?
- Como fazer?
Sugerimos que em conteúdos que serão postados em blogs, sites e até mesmo redes sociais, você abra o jogo e conte sempre “o que fazer”, entregando as respostas e soluções. No entanto, deixe para ensinar, explicar o passo a passo e, como fazer, em materiais de venda, ok?
Por exemplo, em nosso caso, a gente sempre instrui nossos leitores trabalhar estratégias de links patrocinados e anunciar no Google Ads. Há muitos artigos nesse canal que mostram o que fazer.
Porém, é quase impossível ensinar como fazer em artigos de blog, pois a quantidade de conteúdo e informações são enormes, entende? Logo, o Curso Conversão Extrema ensina melhor como fazer, dando um passo a passo totalmente aplicável e informando os por menores de cada estratégia.
Conseguiu entender a diferença?
Então, é da mesma forma que você deverá trabalhar isso em seu negócio, dividindo o tipo de conteúdo oferecido de forma gratuita e aquele que será vendido.
Se você tiver alguma dúvida sobre isso, escreve pra gente lá no final do artigo, aí podemos entender e esclarecer melhor, beleza?
Seguinte, separamos alguns motivos pelos quais sua empresa/marca precisa oferecer conteúdo gratuitamente.
Confira.
1º Motivo – Você aumenta sua autoridade
Quando você alimenta um blog de conteúdo ou, então, manda materiais através de e-mail marketing, você consegue entregar valor, aumentando ainda mais sua autoridade, pois seu público percebe que você nem sempre quer vender, entende?
Quando você passa a demonstrar ao seu público que você tem uma preocupação muito grande em entregar conteúdo gratuito, eles passam a te enxergar como uma referência na área, colocando você como uma autoridade no assunto.
Além disso, quem é que não gosta de ganhar um presente? E conteúdo gratuito, que entrega valor e ajuda, é visto como um presente, ganhando ainda mais valorização.
Não pare nunca de gerar conteúdo, isso fará com que sua marca evolua cada vez mais!
2º Motivo – Conteúdo tira dúvidas
Por vezes, o usuário deixa de comprar um produto ou um serviço por não conseguir entender como é o seu funcionamento ou então, por estar com tantas dúvidas que fazem com que ele desista de entender.
Conteúdos gratuitos podem te ajudar a matar esse tipo de objeção, entende?
Você pode entender quais são as principais dúvidas que seu atendimento ao cliente recebe e, com isso, gerar conteúdos relevantes sobre o assunto.
Nesse tipo de produção que chamamos de fundo de funil, é muito interessante que você coloque um gancho para a página de vendas em alguns momentos durante o conteúdo, afinal o objetivo da leitura é matar a objeção, não é mesmo?
Sendo assim, depois de sanada a dúvida, as chances do seu público querer efetuar a compra são muito maiores, entende?
Use esse material para informar, esclarecer, convencer e converter!
3º Motivo – Aumentar sua audiência
Uma das melhores formas de atrair tráfego e aumentar a sua audiência é através de conteúdo gratuito.
Aí você pode pensar:
- “Mas as pessoas irão entrar para ler e vão sair sem comprar nada!”
Isso é verdade, boa parte dos acessos serão de leitores que vão apenas ler, mas em e-commerces e lojas virtuais, muitos usuários entram apenas para conhecer o produto, saber o preço e, depois, simplesmente saem sem comprar nada.
Lembre-se que quanto maior o seu tráfego, mais pessoas irão conhecer você e maior será o seu poder de influência e persuasão para com seu público. Logo, sempre que possível trabalhe estratégias que visem o aumento de audiência, isso lhe ajudará a crescer cada vez mais.
4º Motivo – Aumenta as chances de público e marca ter o mesmo ideal
Quando você gera conteúdo que expõe suas ideias e seus ideais, isso faz com que você consiga melhorar o seu relacionamento com o público e, assim, aumentar as chances de não ter apenas seguidores, mas fãs que compartilham dos mesmos propósitos.
Quando você conquista fãs, você eleva a sua comunicação a outro patamar, conseguindo influenciar muito melhor as pessoas e disseminar a sua marca para outros níveis.
O importante é que cada conteúdo agregue valor. Nada de produzir conteúdos fúteis, pois é um gasto de energia totalmente desnecessário, entende?
Para que você veja que tudo o que estamos falando é verdade, faça o teste, comece a gerar conteúdo constantemente para sua marca e descubra como tudo irá se transformar facilmente.
Tem alguma dúvida? Se tiver, não hesite em mandar, estamos aqui para te ajudar no que for possível!
Te convidamos a ficar sempre ligado em nossas redes sociais e em nosso canal do Youtube, dicas e novidades constantes estão sempre por lá.
Até mais!