Há uma polêmica enorme à cerca de conteúdo duplicado no Marketing Digital, isso porque a maioria dos negócios presentes nesse universo, utiliza estratégias que envolvem o conteúdo.

Não é à toa que a expressão “Conteúdo é Rei” ficou conhecida e muito disseminada por aí. Concorda?

Bem, se você está aí se perguntando:

  • “Conteúdo duplicado é um problema?”.

Tenha a certeza que a resposta dessa questão é: SIM! Nós não viemos aqui para derrubar essa constatação estabelecida há anos, mas para te mostrar como funciona tudo isso.

Vem com a gente?

 

conteúdo copiado

 

#Quais os Riscos de Utilizar Conteúdo Duplicado?

Antes de qualquer coisa é preciso deixar claro que há muitas controversas e versões para essa questão, mas nós tentaremos expor alguns lados dessa história para que ao final você possa tirar suas próprias conclusões.

O primeiro grande ponto está relacionado aos buscadores, principalmente, ao Google, que na teoria e em algumas práticas, não tolera que você publique conteúdo duplicado, uma vez que isso poderia prejudicar a experiência do usuário.

O Google diz que quando você oferece conteúdo repetitivo, não está trazendo nada de relevante à sua audiência e, portanto ele pode automaticamente te rebaixar, prejudicando o SEO não só da sua página, mas como de todo o seu site.

Isso é totalmente real? Infelizmente não podemos afirmar, uma vez que os mecanismos do Google trabalham de forma não tão clara, algumas “regras” são aplicadas com variáveis não conhecidas por nós, reles mortais. rs

Só para que você tenha uma outra versão da história, há profissionais que dizem que essa regra de conteúdo duplicado é relativa.

Uma vez que divulgar um post do seu site, nas redes sociais, poderia apontar uma espécie de conteúdo duplicado, mas na prática essa ação, geralmente, não gera nenhuma consequência negativa.

E agora?

 

copiar e colar

 

#Conteúdo Duplicado Vai Me Prejudicar ou Não?

Se você trabalha, fortemente, com estratégias de SEO, então todo o cuidado é pouco, é melhor não arriscar, não utilize conteúdo duplicado em nenhuma hipótese.

Bem, o que acontece, com base em análises de casos ao longo da trajetória do Marketing Digital, é que para ser pego sob a acusação de utilização de conteúdo duplicado, você precisa ser uma espécie de Spammer.

Um Spammer é um distribuidor de Spams, algo totalmente mal visto pelo Google, que pode eliminar seu site de vez das redes de buscas.

Só que para ser um Spammer, você precisa duplicar muitos conteúdos, em diversos lugares e em um curto período de tempo, acendendo um alerta dos buscadores.

  • Então quem usa uma pequena parcela de conteúdo duplicado, não terá problemas?

Depende! Se sua estratégia parecer maliciosa aos olhos do Google, você certamente será pego e punido.

Agora, se esse é um caso isolado, certamente, os mecanismos evoluídos do buscador conseguirá discernir o que está acontecendo e não rebaixará o seu nível de relevância por isso.

#O que o Google Considera como Conteúdo Duplicado?

Mais uma vez, essa é uma questão um pouco complexa, sem uma resposta exata, mas podemos apontar alguns pontos importantes.

Primeiro de tudo, mesmo que você tome o maior cuidado com isso, há grandes chances de seu site conter um ou outro conteúdo duplicado aos olhos do Google, isso porque ele considera:

  • Que o seu domínio sem WWW e Com ele, são sites diferentes, por isso, seus conteúdos estão iguais em duas Urls.
  • Se você utiliza um endereço específico para acessos via mobile, seu conteúdo também pode estar sendo visto como duplicado, seguindo a mesma lógica do que foi apontado acima.
  • Você categoriza seus conteúdos em Tags? Então saiba que elas gerarão uma Url por temática e, isso, pode ser considerado duplicação, uma vez que seus conteúdos aparecerão em duas sessões do seu site.

Esses são só alguns exemplos, mas tenha certeza que existem muitos outros.

Agora você deve estar bastante preocupado com isso, certo? Calma, a gente vai te ajudar a consertar tudo. Tecnicamente, isso não afeta tanto o seu site, mas há maneiras de diminuir as chances de punições.

 

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#Dicas para diminuir as chances de punições por conteúdo duplicado

Para diminuir as chances de punições sob a acusação de conteúdo duplicado, você deve “mostrar” ao Google que o seu site não pretende ser malicioso.

Para isso, não se esqueça:

  • De programar o redirect 301. Isso indicará ao buscador para onde ele deve aplicar a autoridade da página, mesmo que ela apareça em outras versões para os boots.
  • De utilizar as Canonical Tags, ou seja, de indicar o endereço do conteúdo original.
  • Não utilizar mais de uma URL de acesso ao seu site, como com WWW e sem.
  • Programe o seu site para que as suas Tags de categoria não sejam indexadas nos buscadores.
  • Se precisar reproduzir um conteúdo, sempre indique a Url de onde ele foi publicado originalmente.
  • Não exiba os seus posts em sua página de entrada por completo, pois isso pode gerar conteúdo duplicado, sempre busque apresentar, apenas, uma prévia.

Claro, existem outras medidas que você pode tomar para evitar uma leitura equivocada do Google, mas essas são básicas e já podem lhe ajudar nos primeiros passos.

Antes de finalizar, queremos ressaltar a importância de criar conteúdos originais, com ideias interessantes e relacionadas ao seu mercado, tudo isso para atrair e entregar valor ao seu usuário.

Como você sabe, o Google está sempre trabalhando para que os usuários em geral tenham uma ótima experiência e, portanto à qualquer sinal de materiais sem relevância, ele pode te punir fortemente.

A resposta para a questão desse material é muito simples! Conteúdos duplicados podem sim lhe prejudicar, apesar dos históricos apontarem para casos de extremismo, a verdade é que não devemos arriscar.

Curtiu as informações desse conteúdo? Esperamos ter contribuído para uma excelente reflexão à cerca do assunto.

Ficou com alguma dúvida? Então venha conversar com a gente pelas redes sociais do Mestre do Ads ou deixe sua pergunta nos comentários abaixo, será um prazer poder lhe ouvir.

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Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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