Acredito que o assunto de hoje interessa a muitas pessoas, principalmente aquelas que trabalham ou possuem uma loja online. Quem trabalha com o famoso e-commerce, sabe como é difícil manter o foco em meio às adversidades desse mercado, pois é muito comum enfrentarmos distintas situações que nos fazem repensar estratégias aplicadas.
Em minha percepção, a meta perseguida diariamente nesses casos é fazer a loja vender mais e atrair novos clientes constantes. Logo, pensei em abordar esse assunto para lhe dar dicas valiosas que podem fazer a diferença na hora de vender.
O meu objetivo aqui é lhe entregar um conteúdo bastante acessível a ponto de conseguir aplicar as dicas você mesmo, sem precisar de profissionais da área. Preciso te lembrar que o que vou te entregar são dicas universais, ou seja, que podem ser aplicadas em qualquer tipo de loja virtual, porém cada segmento ainda dispõe de aplicações diferenciadas, então lhe asseguro que estudar o seu nicho de atuação e entender a forma de funcionamento do seu negócio é de extrema importância para que você aplique as técnicas que vou lhe passar, com mais eficiência, obtendo assim mais resultados satisfatórios.
Pretendo estruturar esse artigo baseado em assuntos relacionados a dicas de como vender mais na sua loja online, para que assim você consiga ter um entendimento mais profundo e amplo da importância da aplicação das técnicas.
Sabe aquele negócio de saber o que está fazendo? É exatamente isso, não quero que você aplique por aplicar ou vire adepto a esse tipo de dicas só porque eu estou falando, é importante você ter senso crítico para saber se o que eu falo serve para o seu negócio ou não.
Vamos ao que interessa? Começarei falando um pouco sobre o que é um e-commerce, pois acredito que pessoas podem ter chegado até aqui com o intuito de aprender mais antes de decidir ter esse tipo de negócio.
O que é um E-commerce?
Se fomos traduzir para o português, a palavra e-commerce tem como significado “Loja Virtual”, e é uma forma de vendas pela internet utilizando formatos de pagamento online.
Logo quando foi criado, era muito utilizado para vender itens de baixo valor, porém com o passar do tempo o comércio online se tornou muito maior, oferecendo cada vez mais produtos diferenciados e de valores mais altos. Nos e-commerces é possível encontrar quase todos os produtos vendidos em lojas físicas e produtos inusitados que só são encontrados em lojas online.
As premissas de trabalho de um e-commerce são bem parecidas com as de uma loja física, no entanto, você não tem custos com aluguel de lojas, vendedores, estoque, o que pode fazer com que você consiga tornar seus produtos mais baratos e atrativos.
Agora que você já sabe o que é um e-commerce, podemos avançar para as dicas, sei que você deve estar ansioso querendo descobrir o que preparei para você, não é mesmo?
Melhorando a experiência do Usuário
Para começar, eu não poderia falar de outra coisa se não fosse melhorar a experiência do usuário, isso porque esse é um dos pontos mais importantes para um e-commerce. Você pode até não entender de primeira, mas fique tranquilo que vou lhe explicar.
Você gostaria de entrar em uma loja extremamente bagunçada, sem preços, com dificuldade de visualizar os produtos, problemas para realizar pagamento, dentre outras coisas básicas e simples? Certo de que sua resposta é não, posso lhe dar certeza que na loja online não é diferente.
Quem entra para comprar online está atrás de:
- Facilidade.
- Comodidade.
- Agilidade na hora da compra.
- Preços bons e visíveis.
- Boa Visualização dos Produtos
- Informações claras.
- Formas de pagamentos facilitados.
- Entrega rápida.
Você precisa achar uma maneira de aliar isso tudo e usá-lo como atrativo para seu público, colocando sempre benefícios em cada área destacada, portanto, organize a sua loja online:
- Carregamento Rápido: Deixe o seu site mais leve possível, porém sem perder a identidade visual.
- Compras a poucos Cliques: Deixe a navegabilidade mais simples que puder, ou seja, procure sempre facilitar a ação de compras, reduzindo o número de cliques até a confirmação final.
- Disponibilize Opções de Pagamento: É importante que você tente diversificar a forma de pagamento e dar benefícios para quem opta por comprar a vista como, por exemplo, desconto no boleto.
Acredito que já deu para entender as diretrizes de como melhorar a experiência do usuário em sua loja online, você precisa perceber que ao entrar um possível novo cliente em seu e-commerce, ele precisa estar à vontade e se sentir seguro para realizar compras e retornar posteriormente sempre que necessitar. Continuarei dando dicas que vão ajudar a melhorar a experiência do usuário e consequentemente fazer você vender mais na sua loja online.
Valorizando seu produto
Você sabe que a internet atrai as pessoas pelo visual, então a compra de um produto online precisa se basear na valorização da imagem do que você está oferecendo. Quanto mais riqueza de detalhes você conseguir transmitir, mais sucesso na venda você terá.
Aposte em fotos de qualidade, detalhes visuais do produto e até mesmo a criação de vídeos que possam valorizar a sua utilização, despertando o desejo de compras. É importante ressaltar que você tome bastante cuidado para não sobrecarregar o seu site, você deve encontrar o equilíbrio entre boas imagens e vídeos e o tempo de carregamento do seu site.
Preços Atrativos e Promoções
Quando o consumidor faz a opção de realizar uma compra através de uma loja online, ao invés de se dirigir a uma loja física e sair com o produto logo após o pagamento, ele está à procura de obter vantagens em troca do tempo de espera do produto, dentre essas vantagens, podemos ranqueá-las em ordem de importância na visão dos consumidores, da seguinte forma:
- Preço
- Facilidade de Pagamento
- Brindes
- Comodidade
Como você pode ver, o preço determina muito o seu poder de venda, portanto é necessária atenção especial a esse quesito. A minha dica em relação a isso é: Procure atrair clientes através dos preços convidativos, além disso, faça promoções que mostrem inconscientemente ao possível comprador que se ele não realizar a compra, pode estar perdendo uma oportunidade única.
Passe a ele a ideia de escassez, mostrando que aquele preço é algo incrível e que em pouco tempo o produto se esgotará e os preços subirão em um novo lote.
Análise bem esses fatores, para o consumidor não achar que está sendo enganado, pois se isso ocorrer, ele certamente não voltará consumir em sua loja. Vamos aprofundar um pouco mais sobre isso no próximo tópico.
Faça Clientes Recorrentes
É muito comum que o consumidor acesse um e-commerce e faça a compra apenas uma única vez, isso acontece devido à forte concorrência ou a experiência que ele teve com relação à compra. Entenda que é importante investir em formas de fidelizar o seu cliente, começando pela:
- Boa experiência de navegação.
- Opções de produtos.
- Preços atrativos.
- Bom atendimento.
Capte as necessidades e os interesses da pessoa que está realizando a ação de compra para que você possa, por exemplo, enviar semanalmente através do email marketing, novas promoções e novidades que podem atraí-lo e consequentemente fazer com que ele retorne e consuma em sua loja novamente.
Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para lhe auxiliar a induzir o consumidor repetir a ação de compra, acredito que as mais eficazes são as que eu citei acima, aliada a um ótimo remarketing, porém você deve saber que um atendimento personalizado pode fazer uma enorme diferença em seus resultados. Vamos explorar um pouco mais essa questão?
Atendimento Personalizado
Muito se fala sobre a valorização do cliente e a qualidade que um bom SAC pode trazer para o seu negócio, porém diversas empresas acabam deixando de lado esse fator importante.
O que tenho para lhe dizer aqui é que você não deixe de lado esse tipo de serviço, isso porque ele pode ser um diferencial de extrema importância e um fator determinante para o aumento de suas conversões.
O atendimento personalizado faz com que seu cliente se sinta valorizado, seguro e importante para você. Estar presente nas redes sociais também é uma boa forma de prestar um atendimento personalizado, pois elas lhe aproximam de seus potenciais clientes, fazendo crescer o seu poder de engajamento e entendimento das necessidades de seu público.
Estar presente nas redes sociais te dá ainda um plus. Você pode estar se perguntando: “Ainda tem mais?”, Sim, lhe asseguro com toda a certeza e experiência que tenho no assunto. As redes sociais vêm aumentando o interesse de compra dos consumidores e não é porque você compartilhou um produto em sua página, é porque a comunicação está mais recorrente, aproximando a marca de seus consumidores com uma linguagem mais próxima da deles, deixando marca/consumidor lado a lado, no mesmo patamar.
Espero que você tenha ótimos resultados com as dicas que lhe passei aqui, aproveite-as e use-as a seu favor, tornando sua loja a melhor opção que os consumidores poderiam ter.
Forte Abraço, ótimas vendas.