Poder vender e comprar através da internet é uma das grandes vantagens que a nova era da comunicação digital pode trazer para nós. Chega ser até estranho pensar que há pouco mais de 15 anos atrás não existiam ferramentas como o buscador do Google, o Google Maps, as redes sociais e diversos aplicativos que fazem parte do nosso dia a dia. Você já se imaginou sem eles?

O comercio online se torna mais forte dia após dia e não estar participando desse mercado é como se seu negócio não tivesse existência. Você pode me perguntar: “Por que você fala desse modo, Tiago?”.

Minha missão aqui é te ajudar e te conscientizar sobre a importância da internet na atualidade, bem como te ensinar a utilizar ferramentas que complementem as suas estratégias para vender mais. Por esse motivo que bato tanto nessa tecla, você precisa estar presente na rede, seja com uma loja virtual, se o seu segmento permitir ou então, cadastrado no Google Meu negocio, para que você tenha uma identidade fixa e conhecida no meio online. Se você ainda não sabe o que é o Google Meu Negócio, não tem problema! Acesse esse conteúdo exclusivo e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto aqui!

 

como Montar Uma Loja Virtual

 

Vamos imaginar a seguinte situação:

  1. Você precisa comprar um produto.
  2. pesquisou nas lojas físicas, mas achou os preços muitos altos.
  3. Então, um conhecido faz a indicação de uma loja online que tem o produto que você procura e, melhor, por um preço acessível.
  4. Você chega a sua casa, empolgado para fazer a compra e utiliza o buscador do Google para pesquisar informações sobre essa loja, como endereço, horário de funcionamento ou então, para facilitar sua vida, prefere fazer a compra online e esperar o produto chegar ao conforto de sua casa.
  5. No momento em que você faz a busca, descobre que não tem nenhum registro dessa loja na rede. O que você pensa?
    1. Que digitou o nome errado;
    2. Que a loja não existe;
    3. Prefere comprar em outro lugar.

Qual das alternativas você escolheria? Bom, para ser bastante sincero com você, qualquer uma das opções, para mim, são válidas, ou melhor, eu escolheria as três e sabe porque? Primeiramente, é automático quando se faz uma busca no Google, que algo relacionado à palavra-chave digitada apareça, se não existe qualquer registro é bom desconfiar. Segundo, se ela não tem nenhum registro perante a rede, ela realmente não existe, e terceiro, não tem autoridade, ou seja, não ter referências no seu nicho pode te fazer perder clientes importantes, então os futuros compradores vão preferir comprar com seus concorrentes.

Agora que você já sabe a importância de estar presente na rede, vamos entender o que é uma loja virtual, o seu funcionamento e como ter uma loja só sua! Preparei um material incrível para que você entenda tudo desse tema!

Vamos começar entendendo o que é uma loja virtual para que assim possamos prosseguir na busca de informações importantes.

 

O que é uma loja virtual?

Se você ainda não sabe o que é uma loja virtual, está na hora de aprender de uma vez por todas. No entanto, posso entender que se você chegou até aqui, você já sabe os conceitos mínimos e está querendo aprender a montar uma loja online para você, correto?

Como gosto de explicar tudo nos mínimos detalhes, achei importante dar uma passadinha rápida por esse tema para que dúvidas não venham surgir, tudo bem?

 

como Montar Uma Loja Virtual.

 

Uma loja virtual, também conhecida como e-commerce ou então loja online, é um local onde se disponibiliza produtos ou serviços para que os compradores que se interessem possam comprar. Toda a negociação é feita de forma online, ou seja, o comprador escolhe o produto, a quantidade, cores e formas de pagamento em sua plataforma. Após aprovado o pagamento, é dever de a loja enviar o produto comprado para o endereço informado.

Falei sobre um produto, mas uma loja virtual também pode fazer a venda de um serviço, seja ele online ou presencial. O importante é que sejam cumpridas as promessas que foram feitas na hora da venda e assim, não queimar a imagem de sua empresa perante os meios de comunicação online.

Agora que já contextualizamos e que você já entendeu o que é uma loja virtual, chegou o momento de você visualizar de forma clara quais são os benefícios de ter um negócio formatado nesse modelo.

 

Benefícios de uma Loja Virtual

Para esse tópico, eu poderia me estender e fazer diversos artigos sobre o tema. E sabe por quê? Eu só vejo vantagens em ter uma loja virtual! Separei então, algumas dos principais benefícios que em meu entendimento são importantes para o momento em que se opta em abrir um negócio desse tipo. Chegou o momento de conhecer um a um!

  1. Baixo Custo: Se você for fazer um comparativo simples entre uma loja física e a loja online as diferenças de preços são enormes. Isso porque, em uma loja física você não terá custo de aluguel, funcionários, impostos, telefone, água e diversas outras taxas que são cobradas. Você apenas precisará de um sistema de gerenciamento de produtos, entregas e atendimento. Tudo isso junto, certamente, não dá um terço do valor que você teria que pagar para manter uma loja física. 
  1. Plataforma Otimizada: Já existem plataformas totalmente prontas para que você apenas faça a alimentação e o gerenciamento de entregas. Isso é um ponto bastante positivo quando se fala em vender pela internet. Pagando apenas uma mensalidade de hospedagem, você terá tudo em suas mãos, basta um estudo rápido do funcionamento da plataforma e pronto! 
  1. Fácil Gerenciamento: Esse tipo de plataforma costuma ser de fácil gerenciamento, pois todas as funcionalidades já estão pré-prontas, ou seja, você já terá o carrinho de compras e métodos de pagamentos disponíveis. Precisando apenas, inserir seus produtos, informações, preços e prazos. 

 

Montar Uma Loja Virtual

 

  1. Controle de Estoque: Como você terá que cadastrar todos os itens de sua loja para saber quantas vendas você pode fazer, você poderá controlar seu estoque Isso lhe dará um controle maior sobre suas vendas, fluxo de caixa, itens que geram mais interesse e diversas outras funcionalidades. 
  1. Atendimento Ágil: A internet torna a comunicação muito mais fácil e ágil, por isso os chats online podem ser uma saída bastante interessante para atender clientes de forma personalizada e rápida, sem perder a qualidade no atendimento.

Pronto! Você já tem em mãos alguns dos inúmeros benefícios que ter uma loja virtual pode trazer ao seu negócio. Vamos então aprender como montar uma loja virtual de forma simples e fácil.

 

Aprenda a como montar uma loja virtual

Você deve estar ansioso para descobrir logo como montar uma loja virtual, não é mesmo? Para montar uma loja virtual você precisará seguir os passos abaixo:

  1. Escolha do Produto: Para começar, você precisar saber o que vai vender. Se você já trabalha no ramo de vendas, fica um pouco mais fácil, pois você irá comercializar seus próprios produtos. No entanto, se você está dando o seu primeiro passo nesse universo, eu indico que você procure as diversas áreas, estude os produtos e o público interessado. Só depois de fazer essas pesquisas, inicie sua loja virtual. 
  1. Escolha da Plataforma: Você precisa escolher o local em que sua loja ficará hospedada. Nesse item você têm duas opções, você pode já contratar um serviço especializado na criação de lojas virtuais e usufruir de todos os benefícios, ou então, você pode começar do zero, montando o seu próprio sistema. Minha dica nesse tópico é que você inicie com uma ferramenta básica, caso seja iniciante, assim você vai estudando e entendendo o funcionamento para depois criar sua própria loja. 

 

Beautiful young woman shopping over internet.
Beautiful young woman shopping over internet.

 

  1. Fotos e Informações do Produto: Depois de decidido o local, chegou a hora de catalogar todos os produtos. Tire fotos de qualidade e que mostrem todos os detalhes do produto. Também disponibilize todas as informações possíveis. Como o consumidor não verá o produto antes da compra, ele irá buscar todas as informações disponíveis para concluir a ação. 
  1. Meio de pagamento: Escolha a forma de pagamento que você mais se identifica. Ponha-se sempre no lugar no comprador, garantindo segurança e transparência na compra. Isso certamente contará pontos importantes para criação da sua autoridade. 
  1. Prazo de Entrega: Estabeleça prazos de entrega que possa cumprir. Não prometa um prazo curto para ganhar a venda se você não pode honrá-lo. Isso passará uma imagem negativa de sua loja virtual e você não quer isso, não é mesmo?

 

Passei-te dicas incríveis e extremamente úteis para a realização da tarefa de montar sua loja online. Agora é só iniciar o trabalho de construção e começar a vender!

Espero que esse conteúdo te ajude e gerar mais conversões!

Até a próxima. Forte abraço!

Compartilhar.