No ramo do comércio, seja você um infoprodutor, um vendedor local ou um gerenciador de uma loja online, o objetivo de todos os dias é o mesmo: vender sempre mais e melhor! É comum que no início, uma estratégia seja criada para alavancar as vendas, estou certo? No entanto, o que pude perceber é que com o passar do tempo, ela acaba se tornando obsoleta e é preciso renovação para que as vendas não caiam.
Observo muito que essa atitude não é tomada, principalmente em estabelecimentos comerciais que tem uma tradição. Preciso pontuar que não estou generalizando, vejo muitos empreendedores que renovam a forma de gerenciamento constantemente, trazendo novidades que agregam valor ao seu negócio. No entanto, no cenário atual em que os meios de comunicação falam a todo o tempo da “crise”, se reinventar e esquecer o “s” da palavra Crise e encarar apenas “CRIE” é a grande saída para se manter em um mercado competitivo!
Antes de iniciar o assunto que escolhi para abordar com você hoje, quero falar um pouco sobre venda. Muitas pessoas chegam até mim e falam: “Tiago, me dá alguns dicas, minhas vendas caíram muito!” Eu gostaria muito de sentar com aquela pessoa e passar horas ajudando a alavancar seu negócio, mas infelizmente meu tempo é muito curto. Sendo assim, eu procuro maneiras de ajudar e esse canal é justamente para isso.
Para que você entenda melhor, gravei um vídeo bem focado nos 2 motivos pelo qual a maioria das pessoas não conseguem vender. Sugiro que pare alguns minutinhos e volte sua atenção para esse material. Depois, daremos prosseguimento ao assunto!
Se você já viu e têm claros os dois motivos que impedem empreendedores e comerciantes de vender mais, quero te dar algumas dicas exclusivas que irão te ajudar a conquistar mais clientes. O tema que escolhi para falar com você hoje é bastante interessante para você que pretende crescer em seus negócios: Autoridade e venda!
O que é Autoridade?
Preciso que entenda, desde agora, que ter autoridade está diretamente ligada a vender mais. Vamos para um exemplo prático e bem básico para que você não tenha mais dúvidas. Pense no jogador Neymar, mesmo quem não gosta de futebol o conhece, pelas suas aparições na mídia, propagandas e sua presença nas redes sociais. Ele sempre é noticia correto? Com toda a exposição, e claro pelo seu talento ao atuar como jogador, ele ganhou fãs em um nível mundial. Ele tem autoridade sobre números incontáveis de pessoas, ao aparecer utilizando algum produto, alguma roupa ou se ele fizer a indicação de algo, certamente quem confia na sua imagem irá dar atenção e certamente adquirir para si. Isso se chama autoridade!
Você sabia que o mesmo poder que ele tem você também pode ter ou até mesmo aplicar em seus negócios? Vou te ensinar agora!
Bases do Consumo
Como disse acima, a autoridade está literalmente ligada a vender mais, isso porque, quando se tem autoridade, o seu poder de convencimento e de impacto na opinião das pessoas que lhe acompanha é imensamente maior.
Com autoridade suprema, ao fazer a indicação de um produto perante o público, você estará influenciando o consumo desse produto de forma massiva e isso está ligado a pontos importantes:
- Desejo: O público que consome o que você indica, muitas vezes está realizando essa ação, movido pelo desejo, mas o desejo não é puro e simples como, por exemplo, o desejo de posse do produto e sim por outros desejos, como o desejo de ter o mesmo sucesso que você, o desejo de ter a mesma beleza que você, o desejo de ter atributos diretamente ligados a você e ao produto que você oferece.
- Necessidade: O consumo por indicação também pode estar ligado diretamente à necessidade. Por isso é importante entender o seu público alvo na hora de construir sua autoridade, assim na hora que você indicar um produto para consumo, saberá que está indicando algo que está dentro da necessidade desses usuários.
Pronto, agora você já conhece as principais bases de consumo. Vamos aprender mais sobre como você deve construir e ganhar mais autoridade para vender mais.
Ganhando Mais Autoridade e Vendendo Mais
Ganhar autoridade não é bem a palavra correta, isso porque, você deve construir essa autoridade através de ações para que assim você possa conquistá-la. Você sabe como você deve proceder para iniciar a construção de sua autoridade perante o público? Não? Fique tranquilo, pois preparei um material extremamente transformador para você. Preparado?
- Entregue Conteúdo de Boa Qualidade: Para começar criar um bom relacionamento com o cliente e para que ele se interesse pelos produtos que você tem a oferecer, você precisa encontrar a maneira certa de transmitir informações relacionadas com a finalidade de gerar interesse natural. Quanto mais questões você esclarecer sobre o produto ou serviço que está oferecendo, mais você conseguirá atingir seu público de maneira eficaz, pois estará solucionando possíveis dúvidas e deixando a mostra o quanto aquele produto pode ser benéfico se consumido. Não conte inverdades, não faça promessas que não podem ser cumpridas, pois cada vez que você passa uma informação correta e agregadora, você fideliza um usuário, se fizer o contrário, já sabe o que acontecerá com sua reputação e consequentemente sua autoridade.
- Seja Prestativo: Ser prestativo com seus possíveis consumidores ajuda e muito a construir sua autoridade. Para ser reconhecido pelo seu trabalho, é necessário que você se doe um pouco, portanto seja prestativo, ajude as pessoas ao seu redor como puder. Aja com naturalidade, não queira vender nada de imediato, seja acessível e humilde e logo você verá que as pessoas lhe enxergarão de outra forma.
- Escutar Seu Público: Escutar seu público pode ser a chave mestra para conquistar sua autoridade. Por isso, dedique-se a eles, seu sucesso está em seu público, escute as pessoas, entenda-as, veja quais são suas necessidades e seus desejos, procure solucionar o seus possíveis problemas e o mais importante, não espere nada em troca, certamente você será surpreendido.
- Não Tente Vender a Todo o Momento: Não tem nada pior que alguém que fica tentando vender o tempo todo, não é mesmo? Essa atitude passa ser vista com olhos negativos, pois se torna uma situação inconveniente. Então, não faça isso, coloque-se no lugar do consumidor e imagine quais são os melhores momentos e os melhores locais para vender. Procure enquadrar-se em locais e momentos oportunos para realizar vendas, mas não seja tão insistente, isso pode lhe trazer resultados negativos, pois estará atuando como um péssimo SPAM.
- Transpareça Confiança: Pessoas que transparecem confiança têm mais chances de ter mais autoridade na visão de seu público alvo, isso porque, para realizar qualquer ação por indicação, o público precisa confiar em você. O primeiro passo, para transmitir essa confiança é que você passe informações das quais, você acredita, não adianta tentar ser uma pessoa que você não é, nem muito menos criar um personagem para encantar as pessoas, pois isso pode se virar contra você no futuro.
- Use a Escassez: Tudo que é muito exclusivo, que ficará pouco tempo à venda ou que foi feito personalizado para um determinado público, acaba despertando o anseio de consumo de forma rápida. Ao pensar que você pode ficar sem aquele produto ou que demorará muito tempo para que ele volte a ser comercializado, parece que desperta o gatilho de medo da escassez do público, aumentando assim a sua porcentagem de vendas. O método da escassez é muito utilizado no ramo das vendas, no entanto, é preciso ficar atento para não usar esse mecanismo de forma demasiada, fazendo com que o público perceba que ele é usado de forma enganosa. Se isso ocorrer, você pode perder a credibilidade com o público que já havia conquistado.
- Ofereça Materiais Gratuitos: Oferecer matérias de forma gratuita ao seu público com a finalidade a ajudá-lo, consequentemente agrega um valor de admiração do seu público perante o serviço prestado e consequentemente a sua autoridade aumenta. Por isso, veja o que você pode oferecer, pode ser o seu tempo, um conteúdo exclusivo, ajuda nos negócios, conselhos, descontos, promoções, entre outras coisas que ajudam você fidelizar seu público e tornar-se mais conhecido, admirado e indispensável à sua audiência.
- Cuidado com Sua Imagem Pública: Ter cuidado com sua imagem pública é essencial na hora de construir uma autoridade, isso porque, as pessoas costumam fazer ligações entre atitudes pessoais e profissionais. O que eu quero dizer que um executivo de alto escalão, por exemplo, não discute seus relacionamentos em páginas do Facebook, correto? Você já pensou por quê? Eu te explico, porque ele tem cuidado com sua imagem. Já imaginou se um cliente de negociações desse executivo o visse fazendo esses comentários? Certamente ele teria uma outra visão sobre o profissional, a partir de sua vida pessoal e isso não é bom. Então, tome cuidado com o que publica em suas redes sociais, veja se o que você está compartilhando é condizente com a imagem de quem você é, se aquilo não tem o poder de atrapalhar os seus negócios.
Pronto para começar construir sua autoridade? Espero que sim. Gostaria de saber se esse conteúdo supriu suas expectativas, caso tenha lhe restado dúvida, peço que deixe seu comentário abaixo ou entre em contato comigo através das redes sociais.
Boa Sorte! Forte Abraço.