Sempre que penso em montar um conteúdo para você, fico estudando por muito tempo o que seria mais interessante, mais agregador, melhor aproveitado, e etc.
Como você sabe, eu tenho um processo complexo para conseguir definir o tema a ser tratado, porém nesses últimos dias comecei a analisar o meu próprio processo e acabei descobrindo coisas reveladoras.
A primeira coisa é que por conta desse meu costume e modo de pensar antes de produzir efetivamente, eu passei a robotizar algumas etapas e perdi um pouco do costume de olhar por outros ângulos. A segunda coisa foi que, definitivamente, não era só eu que estava robotizado, muitas das pessoas que me acompanham e me mandam dúvidas frequentemente tinham sido atacadas por esse mesmo fenômeno.
Quando percebi isso, soube que eu deveria expandir minha visão e assim o fiz, mas também vi a necessidade de ajudar as pessoas quanto a esse costume, mas de primeiro momento não sabia no que eu podia focar para conseguir tirar as pessoas dessa inércia.
Esqueci do assunto durante alguns dias, mas sempre que eu estava sozinho ou parava alguns minutos para pensar, essa questão vinha à tona. Então, quando eu menos esperava, a solução reluziu aos meus olhos, fiquei muito contente, acredite! Enquanto eu lia diversas dúvidas que eu recebo diariamente, algo em comum chamou minha atenção. Sabe o que é? Haviam muitas perguntas parecidas com essa:
“Tiago, como eu posso atrair mais clientes para meus negócios?”
Sabe quando você ri sozinho e pergunta a si mesmo porque você não tinha pensado nisso antes? Pois é, a resposta para a minha pergunta estava justamente em outras perguntas.
As pessoas só pensam sob a ótica de captar cada vez mais clientes, mas e os que ela já tem? Se já vendeu não importa mais?
É, amigo! Por conta dessa robotização, as pessoas esquecem-se de tarefas muito importantes para a saúde de seus negócios.
Pronto, eu achei o que me faltava, senti um grande alívio e naquele momento defini que eu tinha a obrigação de mostrar para você, como fidelizar um cliente. Uma tarefa crucial para os negócios, mas que nem sempre é vista como prioridade, pois o foco está sempre na conquista de novos clientes.
Para começarmos a nossa escalada rumo ao conhecimento, acreditei que deveria lhe mostrar primeiro a importância de fidelizar um cliente. Se você chegou até aqui, já deve ter certa noção sobre tal importância, mas como falávamos a pouco, expandir a visão para conseguir olhar por ângulos diferenciados é crucial.
Importância de Fidelizar Um Cliente
Você deve saber que fidelizar um cliente é tão importante quanto captar novos interessados, isso porque, se você não executar essa tarefa de maneira perfeita, nenhuma quantidade de novos clientes suprirá as necessidades de seu negócio.
Fato é que fidelizar faz parte do processo de captação. É uma segunda etapa, é verdade, mas deve ser feita com a mesma maestria que a primeira. Em um negócio saudável, capta-se o cliente, realiza-se a venda e os fideliza, a partir de práticas específicas que beneficiam ambas as partes.
Você pode estar se perguntando agora: “Tiago, ainda não entendi especificamente o porquê é tão importante fidelizar um cliente”.
Posso ser mais claro, para que não haja mais dúvidas. Sendo direto preciso lhe dizer que nenhuma empresa conseguirá manter-se em um mercado, se ela não tiver clientes fiéis, isso porque, cliente fiel é sinônimo de satisfação e reconhecimento. É por meio do público fiel que é possível você demonstrar ao seu prospect, uma prova social ou o nível de sua autoridade, por exemplo.
Saiba que o público alvo não é infinito, além disso, como cada indivíduo é integrante de um mesmo grupo de interesse, a comunicação entre eles tem grandes possibilidades de acontecer.
Pense comigo! Se você não consegue fidelizar clientes, algum problema deve estar ocorrendo. Esse problema que sua empresa apresenta, provavelmente será compartilhado nesse grupo e consequentemente o índice de interesse vai começar a descer. Nem sempre a percepção de problema dos seus potenciais consumidores quanto à empresa, será a mesma, mas opiniões podem influenciar tanto positivamente, quanto negativamente, portanto atenção.
Certamente, agora você já tem tudo para entender todas as técnicas que preparei para lhe entregar sobre como fidelizar um cliente. Está preparado? Então vamos juntos!
Técnicas Para Fidelizar Um Cliente
Você já deve imaginar que fazer acontecer nesse quesito não é tão fácil assim. Não é verdade? Mas, não fique desanimado, eu tenho uma notícia ótima para você. Se você fizer tudo que eu vou lhe mostrar abaixo, com dedicação e foco, você obterá resultados incríveis. A melhor maneira de otimizar o aprendizado é anotando o que mais você acha que pode ajudar em seus negócios.
Como eu já lhe disse acima, fidelizar um cliente faz parte de um processo e deve ser levado com seriedade e dedicação, pois por meio deles a empresa possivelmente alavanca seus resultados, capta mais clientes, estabelece-se fortemente, demonstra autoridade, ganha reconhecimento, tem clientes satisfeitos, dentre outros benefícios importantíssimos para quem quer chegar ao topo.
Tenho certeza que esse é o seu objetivo, então para que tudo saia na mais perfeita forma, você deve agir da seguinte maneira para fidelizar um cliente:
- Ofereça Produtos e Serviços de Qualidade: Parece uma dica básica, não é verdade? Mas saiba que nem sempre isso é praticado. Existem marcas que pensam, apenas, em vender, se o cliente não gostar, problema dele, é óbvio que essa é uma maneira muito errônea de pensar. Para que você não caia no mesmo erro, você precisa estar ciente de que a satisfação do cliente para com o produto/serviço é uma forte influência para que ele se torne um consumidor fiel.
- Cumpra Prazos: Não adianta, para fidelizar, você precisa tornar o cliente satisfeito e para isso não há melhor maneira, se não for proporcionar a melhor experiência que o usuário pode ter. Uma das coisas que mais pesam na hora de um consumidor continuar comprando de você e não do seu concorrente é se os prazos de entrega foram cumpridos, por isso, tenha extremo cuidado nessa fase.
- Seja Verdadeiro: Mentir não é uma boa tática para fidelizar clientes, digo isso porque, em determinados momentos, isso pode até funcionar para a atração de cliente, mas no momento em que ele perceber o que você fez, certamente ele irá embora e nunca mais voltará. Sorte será se ele não falar mal do seu negócio. É claro que você não quer isso. Não é verdade? Portanto, seja sempre verdadeiro, dê informações claras, objetivas e se possível ajude o consumidor na hora que surgirem dúvidas. Isso será muito bem visto e valorizado.
- Entenda-o: Entender o seu consumidor é muito importante para que você consiga estreitar o relacionamento com ele, além de elaborar técnicas de atração mais eficazes. O que eu quero dizer é que se você sabe os gostos, os desejos e as necessidades do seu cliente, fica mais fácil de oferecer coisas mais propensas a compra. O cliente se sentirá compreendido por você, importante e automaticamente se conectará.
- Ofereça Promoções Exclusivas: Nada melhor do que ganhar um cliente fiel através de presentes. Não é mesmo? E que tal oferecer um presente e ao mesmo tempo incentivar a compra? Perfeito e totalmente possível! Para que isso possa se realizar, basta que você elabore promoções exclusivas para esses clientes, como desconto em uma segunda compra, por exemplo.
- Estabeleça um Relacionamento Próximo: Estabelecer um relacionamento próximo é tarefa obrigatória na faculdade de fidelização de clientes. Isso porque, para que o cliente realize compras com frequência ele precisa além de ter interesse, ter confiança em sua marca. Uma das melhores formas de ganhar a confiança do seu cliente é tornando a comunicação próxima, acessível e clara.
- Lembre-o Periodicamente: Manter sua lista de interessados quente é de suma importância no processo de tornar clientes fiéis, isso porque, ele precisa lembrar que você existe. Com tanto bombardeio de ofertas, destacar-se é necessário, lembrar o seu cliente e mostrar que você está pensando nele é uma tática poderosa para fidelizá-lo.
- Faça Um Bom Pós-Venda: Muita gente esquece que o pós-venda é tão importante quanto realizar a venda, mas se você quer fidelizar o seu cliente é bom lembrar-se disso sempre. O pós-venda demonstra ao consumidor o quanto você se interessa por ele, o quanto você se preocupa com a experiência dele, além disso, esse tipo de atitude diz aos clientes, com todas as letras, o quanto a opinião dele importa para seus negócios. Não têm dúvidas que realizar um bom pós-venda tem poder iminente de fidelizar clientes. Não é?
Viu como é possível executar a tarefa e obter bons resultados? Nem é tão complicado assim, basta que você trabalhe duro que com o tempo o resultado vai surgindo.
Agora chegou o momento de você partir para ação, iniciando as aplicações das técnicas, formulando estratégias que melhor atingem o seu público, estudando o comportamento e o andamento de seu negócio. Desejo-lhe sorte e força!
Antes de me despedir, quero que você saiba que esse espaço é seu, foi feito para você estudar e ficar a vontade e, portanto se ficou alguma questão mal resolvida, se você quer dar uma sugestão ou realizar uma crítica construtiva, fique a vontade e entre em contato comigo. Todo feedback verdadeiro e interação comprometida é de extrema valia para mim.
Até a próxima. Forte abraço!