Você já deve estar ciente do tamanho da eficácia que um Webinar apresenta, se for bem aplicado. Não é mesmo?

O webinar traz resultados extraordinariamente incríveis aos negócios, mas apesar do grande leque de oportunidades, ele ainda intriga muitos profissionais. Isso porque, para apresentar um material de qualidade, com possibilidade de impactar uma audiência é necessárias diversas aplicações de técnicas para torná-lo com ares profissionais.

Pensando sobre esse panorama, percebi que havia um déficit de informações nesse setor. Você sabe que quando percebo uma oportunidade de ajudar, não consigo mais ficar sossegado até fazê-lo, não é?

Foi exatamente o que aconteceu. Tratei de criar um material completo, tentei cobrir todas as áreas de maiores dúvidas para ao final lhe ensinar como fazer um webinar simplesmente sensacional.

 

Como fazer webinar.

 

Reuni tudo que sei, apliquei técnicas em meus negócios para ter certeza de que eram realmente válidas e traziam possibilidades de resultados positivos. Quando colhi os resultados, separei o que há de melhor, invalidei algumas e fui à busca de novidades, de coisas que tinham possibilidade de fazer a diferença, se aplicadas de maneira correta. Pronto!

A segunda etapa foi de ficar extremamente ansioso para lhe entregar tudo da melhor forma. Então estruturei cada parte desse conteúdo, milimetricamente adaptado para que você pudesse ter o melhor aproveitamento de cada detalhe. Chegou o momento tão esperado. O resultado desse material recheado de informações relevantes você confere logo abaixo. Vamos juntos?

 

Qual é o Objetivo do Webinar?

Pode ser que você ainda não tenha em mente qual é o seu objetivo ao criar um webinar. Preciso lhe dizer que isso é de extrema importância para assegurar que seu webinar seja um sucesso. Se você ficou apreensivo quanto a isso, pode ficar tranquilo, pois eu vou lhe ajudar nessa tarefa. Quando preparei esse conteúdo, pensei nas mais diversas possibilidades, inclusive nessa que acabo de descrever. O intuito é lhe ajudar desde a concepção da ideia, até o momento da execução do webinar. Vamos lá!

Você deve ter em mente que o Webinar pode servir para diversas ocasiões, vou lhe mostrar quais são as principais.

  • Captação de Leads: Quando você cria um Webinar com o intuito de captar leads, você pode escolher um assunto de grande abrangência, porém o ideal é que você estude o seu mercado e o comportamento do seu cliente em potencial, desse modo, você encontrará um assunto que esteja ligado diretamente ao seu negócio e que gere grande interesse no público em questão. Assim que você tiver essa resposta em mãos, você automaticamente terá o assunto do seu Webinar, podendo avançar para a próxima fase da produção.
  • Engajamento: O Webinar é bastante utilizado para gerar engajamento. Geralmente, para que você consiga obter o sucesso nesse objetivo, você deve tratar de um assunto que gere interesse, porém o assunto deve ser um pouco mais adiantado, esqueça o padrão básico, ele deve gerar um impacto mais grandioso, assim você terá a possibilidade de atrair mais leads e fazer com que os que já estão com você, convertam.
  • Atrair Interesse: Essa é uma das modalidades de Webinar mais utilizadas. Isso porque, quando você fala pessoalmente para alguém, a possibilidade de atrair interesse é muito maior. Para funcionar com perfeição, você deve elaborar uma espécie de apresentação do que você está oferecendo, mostrando todos os benefícios, qualidade, oportunidades, dentre outras coisas, além disso, você deve mostrar verdade no que está falando, algo como “eu acredito no poder do que estou oferecendo a vocês”.
  • Criar uma Audiência e Gerar Valor: Um webinar naturalmente tem o poder de criar uma audiência e gerar valor em torno de um negócio, mas para potencializar essa característica você pode apresentar materiais que ajudem ao público, materiais que sejam uma espécie de solução, descomplicador, além disso, você pode mostrar-se disponível para ajudar, acessível sempre que for necessário, abrindo um canal de comunicação e ao mesmo tempo de grande valia.

 

Como fazer webinar

 

Pronto, agora você já deve ter alguma ideia de qual o objetivo do seu Webinar. Chegou o momento de você saber como proceder para criá-lo efetivamente. Preparado?

 

Preparando Um Webinar Profissional em 12 Etapas

Para começar com toda a segurança, você deve se antecipar. Por isso, tenha toda a estrutura pronta com pelo menos 4 semanas de antecedência, isso é muito importante para lidar com imprevistos e fazer um lançamento capaz de atrair interesse e audiência para o seu webinar. Vou lhe colocar os passos que você deve seguir:

  1. Escolha do Tema: Essa parte é essencial, como eu já lhe disse acima. Você deve ter isso definido, pelo menos, 3 semanas antes da data de transmissão do seu webinar. Uma dica que pode facilitar esse processo é escolher qual o seu objetivo primeiro, seguindo as informações que te entreguei. A partir da escolha do objetivo, basta escolher o tema a altura.
  1. Prepare o Material: Estude o público, adapte a linguagem, veja se o tema engloba as principais dúvidas e pontos de interesse. Monte o material de maneira que o entendimento seja facilitado. Se necessário monte um script para não se esquecer de dizer questões importantes para a qualidade do seu webinar. A fala deve ser fluída, como em uma conversa. O prazo ideal para ter esse material pronto é de 3 semanas de antecedência, pois isso facilitará a execução da próxima etapa.
  1. Definição de quem irá apresentar: Você quer apresentar seu Webinar pessoalmente ou quer que palestrantes renomados dêem palestras para a construção de valor ou referencial? Essa pergunta deve ser respondida por você de acordo com seu objetivo e público. Se só você for apresentar, tudo bem, você ganhou um tempo para estudar a melhor forma de conversar com o seu público e realizar a apresentação do material. Caso seu interesse seja de ter palestrantes em seu Webinar, esse é o momento de convidá-los e apresentar seu material.
  1. Defina quem Vai fazer o controle: Essa parte é tão importante quanto a definição de quem irá apresentar o seu Webinar. Isso porque, essa pessoa que fará o controle é a responsável de selecionar as perguntas que deverão ser respondidas por você durante a transmissão. Além disso, ele exercerá a função de um mediador de debates, verificando a interação da audiência, apontando questões importantes de serem analisadas e se tudo está ocorrendo perfeitamente bem no geral.
  1. Disponibilize o Material Online: Sabe aquele material que fica disponível para que o acompanhamento das ideias fique mais fácil? Esse material, se você resolver utilizá-lo, deve estar pronto por volta do fim de 3 semanas e do início de 2 semanas antes da apresentação. Isso garante que você entregue o melhor possível ao seu público e ainda assegura a possibilidade de realizar alterações necessárias, sem interferir na qualidade do que você produziu. Óbvio que esse material deve ser disponibilizado ao público só no dia da apresentação, mas deve estar pronto e disponível para você e sua equipe.
  1. Marcar o Encontro: Com duas semanas de antecedência, marque a data do seu Webinar, isso garante que o público se programe para vê-lo.

 

Como fazer webinar..

 

  1. Captação de Leads: Captar leads é parte integrante da formulação de um bom webinar, mesmo que você já tenha uma boa base. Leads quentes nunca são demais, não é mesmo? Para isso, crie sua página de inscrição para receber dados de possíveis interessados no seu material.
    • Divulgação: Com a página pronta, chegou o momento de divulgar muito. Escolha os principais canais que o seu público frequenta e assim invista em publicidade. Seja nas redes sociais, por email marketing ou Ads. O importante é cobrir todas as áreas e deixar com que todo mundo saiba que o seu Webinar de X assunto, acontece em determinada data. Com a divulgação você gerará interesse e captará leads.

Não se esqueça de realizar a divulgação em seu site, por meio de chamadas para ação.

 

  1. Estruture o Acontecimento no Hangouts: Chegou à última semana antes do seu Webinar. Esse é o momento de você se preocupar com a parte tecnológica. Você deve montar o acontecimento no hangouts.
  1. Lembre sua Audiência: É o momento ideal para manter seus leads quentes e engajados quanto ao material que você vai apresentar, portanto envie um email de qualidade aos leads que se inscreveram demonstrando interesse no seu Webinar. Lembre-os do encontro com data e hora marcadas, se possível disponibilize um material exclusivo para gerar um maior engajamento e fazer um pré-aquecimento do seu evento.
  1. Confira se tudo está em ordem: Chegou o grande dia. Algumas horas antes de iniciar sua transmissão, é hora de conferir tudo. Desde a conexão, até se o material está todo em ordem. Confira todos os detalhes essenciais para a sua apresentação dar certo.
  1. Organize o Ambiente de Transmissão: Depois de conferir tudo do item acima, organize o ambiente que vai ser usado para realizar o Webinar. Tente deixá-lo bem iluminado, sem interferências visuais que tirem a atenção do público. Veja qual o melhor posicionamento de câmera e tenha certeza de que seu áudio pode ser ouvido em perfeita qualidade.
  1. Distribuição do Link da Transmissão: Faltam apenas 60 minutos para o seu webinar começar. Essa é a hora de distribuir o link de transmissão à sua audiência.

 

Você já está no ar. Possivelmente, ao vivo! Está pronto? Não? Calma, preste atenção!

 

O Webinar Começou. Saiba o Que Fazer em 4 Passos?

  1. Converse com os Participantes: O momento é de você se mostrar tranquilo na situação. Apresente de forma segura tudo que preparou ao longo dessas 4 semanas ou mais. Lembre-se do seu roteiro, mas não seja robótico, afinal, você está em uma conversa amigável. Converse com a sua audiência, da melhor forma, mostre-se acessível e se o seu público lhe permitir, mostre-se com um ar descontraído, isso garante que o público tenha uma visão mais humana e se conecte mais facilmente com você.
  1. Responda os Questionamentos: Responder perguntas é essencial em um webinar, isso gera conexões, além de essencialmente trazer uma excelente experiência ao telespectador. Sem contar que ao responder dúvidas e questionamentos, você estará gerando valor ao que está oferecendo.

 

Como fazer webinar,

 

 

  1. Agradeça: Tudo foi apresentado, as dúvidas foram esclarecidas. O caminho está aberto e o convite para a execução da conversão está feito. Chegou o momento de agradecer. Nessa etapa, seja verdadeiro e amigável. Respeite o esforço que sua audiência fez doando-lhe o que há de mais precioso atualmente, o TEMPO. Agradeça de modo que o seu público veja como você se sente honrado.
  1. Veja qual é o saldo a resolver: Durante o Webinar, muitas vezes, não é possível responder todas as dúvidas ou observações feitas pela audiência. Por isso, ao terminar seu webinar, verifique o que ficou em aberto e responda a todos. Mesmo que seja para dizer, apenas, um obrigado perante a um elogio feito a você ou ao seu produto apresentado. Fazendo isso, você terá ainda mais chances de conquistar o público, atrair mais leads e consequentemente conversões.

 

Finalizado. Você acaba de fazer um webinar com grandes possibilidades de obtenção de sucesso. Chegou o momento de você fazer o serviço pós webinar, o que é muito importante para assegurar bons resultados. Para realizar essa tarefa é simples, basta que você disponibilize o material apresentado através de um link no email, caso tenha esse material.

Posteriormente é hora de saber qual foi a opinião do público referente ao que você apresentou, portanto realize uma pesquisa de satisfação.

Se o seu Webinar foi ao vivo, você pode mantê-lo em exibição de forma gravada, para possíveis interessados que não conseguiram lhe ver no formato ao vivo. Isso pode lhe dar a chance de captar ainda mais leads, basta manter a página de inscrição ativa por algum tempo.

Atenção! Você tem tudo em mãos para realizar algo extraordinariamente sensacional, portanto não deixe para depois. Aplique tudo que você aprendeu, realize testes e faça acontecer.

Espero ter conseguido lhe ajudar referente ao tema proposto. Se tiver dúvidas em aberto, entre em contato comigo, lhe responderei pessoalmente assim que possível.

Muito Obrigado pela presença.

Até a próxima. Forte Abraço!

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