Se você não sabe ou não tem o que vender e quer começar no marketing digital esse conteúdo foi feito especialmente para você.

Prestar serviços é a forma mais rápida para você fazer dinheiro, não só na internet. Além disso, você deve gerar valor para as pessoas e desenvolver a habilidade de vender seu serviço.

Quando você começa prestando serviços não é necessário ter dinheiro para começar um negócio. Então, mesmo sem dinheiro e sem produto, você já tem tudo para começar!

Nesse conteúdo, vou te ensinar alguns conceitos importantes para você começar no marketing digital.

Caso seja interessante para você, abaixo está uma gravação do meu podcast, onde falo do mesmo assunto. Senão, continue lendo e depois me diga o que achou do conteúdo na caixa de comentários!

Dinheiro não se ganha, se faz

O termo “como ganhar dinheiro” é muito usado, mas não é um termo que me agrada. Eu prefiro “fazer dinheiro”, porque da outra forma parece que é tudo muito fácil, que ele vem sem esforço. Quando decidimos “fazer dinheiro” decidimos fazer algo através do nosso trabalho.

Para fazer dinheiro, eu preciso de dinheiro novo. Dinheiro novo é um dinheiro que não estava no meu bolso e eu coloquei. E para isso acontecer existe um trabalho, uma ação que você precisa fazer para o dinheiro ir diretamente para o seu bolso.

E como que eu faço o dinheiro? Alguém precisa colocar dinheiro no meu bolso, ou seja, o dinheiro tem que sair de alguém. E para isso eu preciso gerar algum tipo de valor para a outra pessoa. Eu preciso fazer algo que justifique o outro me pagar me entregar determinada quantia de dinheiro.

Prestar serviços

Homem trabalhando no notebook
Homem trabalhando no notebook (JESHOOTS.COM)

Suponhamos que uma pessoa tem um emprego de carteira assinada e quer partir para o marketing digital. A melhor maneira para ingressar no mercado de marketing digital não é especificamente vendendo alguma coisa e sim prestando um serviço.

Dentro do marketing digital nós temos uma infinidade de serviços que uma pessoa pode prestar. Pegando o exemplo da minha própria empresa, quando a gente faz um lançamento de curso, precisamos de uma pessoa que grava e edita os vídeos, enquanto outra fica responsável pelo designer, outro é gestor de tráfego. Enfim, são várias funções e precisamos de pessoas dispostas e comprometidas a prestar esses serviços.

No Marketing Digital existem muitas possibilidades de prestar serviço como copywriting, Social Media, editor entre outras funções que vem surgindo. Percebemos desta forma que existem várias funções que um tempo atrás nem imaginávamos que essas profissões existiriam.

Hoje na internet existe um caminho de prestador de serviço para cada tipo de perfil de pessoa. Se a pessoa gosta de escrever, ela pode optar por esse tipo de serviço, ela pode ser um copywriting, um redator. Se gosta de criar conteúdo pode ser um publicitário. Se domina a parte de programação pode fazer algo voltado a isso.

Como a nova Era é virtual, a internet vem crescendo mais a cada dia, e esses nichos devem continuar crescendo e também surgindo novas possibilidades. Se formos parar para pensar as empresas também vão precisar cada vez mais dessas outras funções para poder se inserir na internet da maneira correta, que dê resultado. Porque é difícil encontrar, por exemplo, um Social media que saiba realmente realizar um trabalho bem-feito, como também não é fácil achar alguém que ensine e que saiba ensinar o passo a passo.

Apesar de atualmente ter uma demanda muito grande de profissionais nesse segmento de marketing digital, ao mesmo tempo existem muitas ofertas que não são boas. Poucas pessoas são realmente capacitadas e sabem o que estão fazendo.

Existem muitos profissionais no mercado, mas não se preocupe, pois isso é uma questão de posicionamento. Você pode se posicionar para atender o material de construção da esquina ou se posicionar para atender a Nike. É uma coisa diferente da outra e não quer dizer que um está certo e o outro errado, isso depende do objetivo de cada pessoa.

Como hoje em dia é muito fácil aprender muitas coisas de graça através internet, você pode ir no YouTube agora e aprender uma nova profissão e em poucos meses estar prestando um serviço, sem ter gastado absolutamente nada.

Diferente de qualquer outra coisa que você vai fazer na internet, como vender um produto ou anunciar, você vai ter que tirar do próprio bolso inicialmente para pagar, para anunciar sem saber se vai ter um retorno ou não. Porém, quando você presta um serviço como, por exemplo, você se torna um gestor de tráfego.

Não existe risco de perder porque não tem que comprar um produto antes para poder vender. Se você está prestando um serviço, mesmo que a pessoa vai te pagar depois que você fizer o serviço, você já ganhou, o pagamento já está garantido.

Quando falamos de serviço, todo mundo fala dos serviços que temos hoje no marketing digital que está em alta. Por exemplo, gestor de anúncios, redator, copy, design. Mas nem todo mundo pode ter a capacidade de desenvolver essas funções, mas existe mercado para todo mundo.

Esquecendo um pouco a internet pense: como eu posso fazer dinheiro sem ter um produto no mundo off-line? Você pode cortar uma gama, lavar um carro, cuidar de uma criança, limpar uma casa, ou seja, pode fazer várias coisas para levantar dinheiro.

Quando partimos para o mundo online, para a internet, temos o lado bom que nós conseguimos fazer isso sem sair de casa, no Home Office e conseguimos atingir não só nossa região, mas sim o Brasil e o mundo inteiro.

A internet possibilitou você alcançar o mundo inteiro sem sair de casa.

Gerar valor

Pessoas se cumprimentando
Pessoas se cumprimentando (Markus Spiske)

Na minha visão todo mundo é um empresário. Existem no mundo corporativo aquelas pessoas que trabalham em regime CLT, mas, mesmo assim pode ser considerado um empresário, porque vende algo para alguém que nesse caso é o seu tempo para outras pessoas.

Se você está numa empresa e tem um salario de R$ 1000 por mês, é isso que você vale para a empresa. A única forma de ganhar mais dinheiro dessa empresa é gerando mais valor, mais resultados para ela. Você precisa saber vender a sua hora bem. Na hora de tentar uma vaga de emprego não basta apenas ser um bom profissional, durante a entrevista você precisa saber se vender, falar dos seus potenciais, comprometimento, integridade, responsabilidade e etc.

Não adianta colocar a culpa nos outros pela sua falta de dinheiro. Por exemplo, culpa o patrão pelo salário baixo. Esse processo só faz você continuar ganhando o mesmo. Para ganhar mais é preciso gerar valor para a empresa.

Para fazer dinheiro não importa o produto, importa se você tem habilidade de vendas. Se você ganha pouco hoje, pode ser por duas razões: primeiro porque você não gera valor, mas é muito difícil e o segundo que é mais provável é que você não saiba vender.

Pode ter um profissional vendendo o mesmo serviço que você, sendo mais caro, com qualidade inferior e conseguindo melhores resultados simplesmente porque sabe vender. Na internet acontece muito disso, e se você não ter domínio das ferramentas de vendas vai continuar ficando atrás, mesmo que o seu produto seja muito bom.

Vender

Jovens olhando no notebook
Jovens olhando no notebook (John Schnobrich)

Esta é a forma mais rápida de você ganhar dinheiro na humanidade, não só na internet: ter habilidade para vender.

O primeiro passo é entender que eu preciso gerar valor e dessa forma alguém vai pagar para mim. Porém, antes de gerar valor é necessário ter a habilidade de convencer a pessoa a deixar você gerar valor para ela.

Vamos supor que você se ofereça para limpar o carro de alguém abordando da seguinte forma: “Seu carro está bem sujo se quiser eu posso lavar.”. Não é algo muito amigável e nem um pouco convincente, afinal, a pessoa já deve ter percebido que o carro está sujo e só não colocou a lavação como prioridade.

Agora se eu chegar com uma abordagem diferente, sendo um bom vendedor, falando, por exemplo: “Se você quiser posso deixar seu carro brilhando eu tenho aqui os produtos X, que são os melhores do mercado, você vai sair daqui com o carro novo.”. A forma de falar se tornou mais convincente e a possibilidade de conseguir ganhar um cliente é muito maior.

O que faz uma pessoa fazer muito dinheiro é ter habilidade para venda. Esse é o primeiro passo, toda grande empresa sabe vender, todo bom profissional que ganha bem sabe vender bem.

Hoje em dia a internet é a melhor maneira de vender. O problema é que as pessoas não querem desenvolver essa habilidade de vendas e não quer gerar valor, elas querem ganhar sem esforço algum.

Quem foca só no dinheiro não cresce. Para ganhar dinheiro é necessário fazer algo que gere algum valor para as pessoas. A essência da venda é você descobrir o que determinado público está precisando.

Tudo que você consome, tem o objetivo final de te vender algo. Desde um filme, a um vídeo no TikTok que você assiste, ele te vendeu algo, uma ideia ou produto, porque gerou algum valor para você.

Para se sair bem na internet você precisa vender e a venda não é necessariamente só oferecer algo por spam, é você gerar um valor para a pessoa. Porque quando você gera valor você se diferencia do restante que não faz isso. Ao vender algo para alguém reflita: O que eu faço de diferente, o que eu posso entregar a mais? Dê provas sociais e cientificas, tenha autoridade sobre o assunto.

Desenvolver uma habilidade

Letreiro de academia - "Trabalhe duro"
Letreiro de academia – “Trabalhe duro” (Jordan Whitfield)

Além de você ser bom em vendas, você precisa ter pelo menos uma habilidade desenvolvida. Não precisa saber tudo, mas sim ter uma habilidade muito boa que te traga dinheiro.

Quando você domina a internet e quando digo dominar internet me refiro a dominar o básico, seja dos anúncios online, de ter uma landing page, ter uma comunidade que gere valor, ter um Instagram bonitinho com todas as informações necessárias. Com o básico bem feito você coloca o seu nome no mercado.

Você pode aprender a fazer qualquer coisa na Internet. Desde trocar um ar-condicionado a trabalhar com produtos digitais.

Depois que você desenvolve a habilidade de vendas, é necessário escolher um nicho, desenvolver uma habilidade para poder vender. Não tem nenhuma habilidade? Então vai para a internet e descubra, estude e aprenda algo. Não vender porque não tem produto não é desculpa.

Para construir uma habilidade não é necessário mais estudar 4 anos em uma faculdade, rapidamente você aprende algo pela internet. Claro que as habilidades se desenvolvem melhor com o tempo. Inicialmente você não precisa ser o melhor, você precisa saber fazer para começar e ir se aperfeiçoando e melhorando com o tempo.

Tudo que você faz bem feito é um bom produto. Você não precisa ser o melhor, mas você tem que ser melhor que a maioria.

Resumindo, como fazer dinheiro sem ter um produto:

  1. Preste um serviço
  2. Gere valor às pessoas
  3. Aprenda a vender esse valor.
  4. Desenvolva uma habilidade.
Compartilhar.

Uma semana com 5 aulas ao vivo para você dominar os anúncios nas maiores ferramentas de vendas da internet.

Inscreva-se agora para participar: