Já tive a oportunidade de lhe apresentar do que se trata a persona. Conhecida como avatar, público alvo, potencial consumidor, dentre outros, dependendo da sua área de atuação, a persona é uma das partes mais importantes para um negócio que almeja chegar ao topo da montanha do sucesso.
Tenho que confessar a você que sou vidrado nesse assunto, por isso passo horas e horas estudando novas técnicas e informações sobre ele, procurando novas formas de trabalhar personas.
Também tenho que lhe dizer que talvez, esse meu encantamento pelo assunto vem do tamanho da importância que a persona representa aos negócios. Você já parou para perceber que quase tudo que você planeja em sua empresa tem ligação direta ou indireta com o seu público alvo?
Se você ainda não percebeu, não tem problema, mas, por favor, pense nisso. Faço esse alerta, pois você pode estar perdendo muitas boas oportunidades, conversões, crescimento, por simplesmente, não ter se atentado a isso.
Bom, como de costume, estava estudando como eu poderia traçar melhor o perfil de minhas personas e em um determinado momento tive uma constatação: Muitos profissionais não sabem como proceder para criar as personas de seus negócios.
Fiquei, por um momento, muito surpreso com isso. Eu tinha noção de que criar uma persona não é algo tão fácil e nem rápido de se fazer, mas não imaginava que essa tarefa fosse uma das coisas de maior dificuldade entre os profissionais e iniciantes da área.
Para ter uma melhor base desse fato e para ter, pelo menos, mais uma fonte de constatação, fui garimpar as perguntas que recebo. Sabe o que aconteceu? Foi confirmado, havia ali centenas de perguntas voltadas à persona, público alvo, avatar e por aí vai. Juntando as semelhanças de todas as perguntas, teríamos uma pergunta mais ou menos assim:
“Tiago, como eu faço para traçar o perfil dos interessados em meu negócio e criar minhas personas?”.
Sabe quando dá um start? Como assim eu nunca havia me atentado para isso antes? Fiquei alguns minutos pensando sozinho e fazendo perguntas a mim mesmo, até que tive uma ideia brilhante. Ajudar a tirar essa dúvida, de uma vez por todas, só precisei me decidir qual seria a melhor maneira de colocar isso em prática. Então fiz alguns estudos e “boom”, ali estava a resposta que eu tanto procurei.
É claro! Se você chegou até aqui, pelo menos, já tem ideia de qual foi a minha decisão. Isso mesmo, eu me decidi por formular um conteúdo completo e disponibilizá-lo neste canal, possivelmente eu também entregarei um conteúdo em vídeo futuramente, mas tendo esse artigo aqui, será de grande valia para quem está com dúvidas quanto a isso, pois poderá ser acessado quantas vezes for preciso, de onde você achar melhor, rapidamente, tanto para ensinar, quanto para tirar dúvidas que possam surgir no momento das aplicações das técnicas.
Com tudo decidido, juntei tudo de mais precioso que eu possuía sobre o assunto, acrescentei informações novas e minhas experiências profissionais. O resultado dessa receita foi um conteúdo que pudesse lhe ajudar a entender como criar personas definitivamente.
Se você tiver interesse em experimentar o resultado final dessa minha receita, basta acompanhar tudo que preparei para você no decorrer desse artigo. Vamos juntos?
Técnicas Infalíveis para Aprender Como Criar Personas
Você precisa saber que um negócio nem sempre tem uma só persona, por isso é importante fazer a análise e a combinação das informações em comum dos possíveis interessados. Há a possibilidade de que no momento da compatibilização dos dados, você encontre algumas personas, o que é ótimo para que você consiga fazer uma melhor segmentação de produtos e serviços a serem ofertados para cada grupo.
Antes que eu lhe diga quais técnicas podem lhe ajudar no momento de criar personas, preciso lhe mostrar quais são as informações que você deve procurar, quais são os dados que você deve garimpar no contato com seus potenciais consumidores, portanto saiba que para ter uma persona de qualidade, você deve ter os seguintes dados dela:
- Nome Fantasia que expresse a personalidade do seu cliente.
- Dados físicos, como sexo, idade, entre outras coisas que podem influenciar na decisão de consumo.
- Características psicológicas.
- Localização Geográfica.
- Dados sobre seus principais interesses.
- Hobbies e Função Profissional.
- Principais Dores.
- Tipo de informação e produto que ele mais consome.
Pronto, agora que você sabe o que deve procurar, vou lhe mostrar onde você deve procurar.
Como eu lhe disse lá no início desse conteúdo, criar personas não é algo tão simples e muito menos rápido de fazer, mas não precisa desanimar, pois existem formas muito eficientes de realizar essa tarefa e, ainda tem mais. Eu vou lhe apresentar as formas que eu mesmo uso em meus negócios quando preciso identificar e criar personas. Pegue lápis e um bloquinho de notas, pois você poderá precisar anotar alguns pontos para um melhor aproveitamento no futuro. Para criar personas, você deve:
- Estudar seu ramo de atuação: É de extrema importância que você conheça muito bem o seu nicho, pois a partir dele você poderá ter uma noção, pelo menos, rasa do seu potencial cliente. No momento em que você estiver analisando o seu ramo de atuação, procure visualizar como os seus concorrentes diretos e indiretos agem, qual é o comportamento do público dele, pois muito provavelmente o perfil do seu público alvo será muito parecido com o de seu concorrente.
- Observar o Comportamento: Observe o comportamento do seu potencial cliente nas redes sociais, aquele local pode conter diamantes incríveis. Isso porque, nas redes sociais as pessoas costumam estar soltas, sentem-se em um ambiente familiar e por isso demonstram muito de si. São nesses pontos que você precisa aplicar a sua análise e descobrir comportamentos que podem servir à sua criação.
- Realizar um Quiz com seu Lead: Uma das coisas que mais funcionam na hora de criar personas é fazendo perguntas. Você já ouviu que a melhor informação vem da fonte? Na hora de criar a persona isso não é diferente, por isso, faça perguntas ao seu lead, descubra quais os sonhos, desejos, dores e tudo que poderá lhe trazer um retorno positivo. Para que isso seja feito de maneira natural, sem parecer invasivo, ofereça uma recompensa ou utilize iscas digitais.
- Utilizar ferramentas de monitoramento: As ferramentas de monitoramento são excelentes para começar lhe dar um norte sobre sua persona. O Analytics é gratuito e pode fazer muito por você nesse sentido, mas Trackear seu tráfego também é uma ótima sacada, pois você receberá informações interessantes sobre o comportamento dele na rede. Atualmente, existem diversas ferramentas para isso, tanto gratuitas, quanto pagas, basta que você faça uma pesquisa e analise a que mais lhe atende.
- Gerar conteúdo: A geração de conteúdo é uma sacada interessante, pois através dele você consegue gerar engajamento e descobrir de forma mais profunda, quais são as principais áreas de interesses que seus potenciais consumidores têm relacionados ao seu negócio. Para fazer acontecer e obter resultados positivos, você deve oferecer conteúdos de qualidade, únicos e gratuitos. Gratuitos, pois assim você abrange a possibilidade de acesso, a não ser que sua estratégia esteja voltada para outra área em específico.
Bastante interessante, não é verdade? Tenho certeza que você também vai se tornar uma pessoa extremamente interessada nesse assunto a partir de agora.
Bom, antes de finalizar esse conteúdo, nosso momento de estudos e aprendizado, preciso ressaltar que você deve ter muita atenção na execução de cada tarefa descrita acima e o mais importante: NÃO TENHA PRESSA. Para obter um resultado excelente na criação da persona, você precisa se atentar aos detalhes, exercendo a calma e ainda deve ter o cuidado de estar fazendo novas análises constantemente, pois estamos lidando com comportamento humano, não com máquinas. Lembre-se sempre disso, pois faz toda a diferença.
Espero que eu tenha conseguido atingir suas expectativas ao entregar essas informações, que seu aproveitamento seja pleno e que desse modo você avance e alcance o sucesso absoluto. Sei que dúvidas podem surgir inevitavelmente, portanto coloco-me a disposição para lhe ajudar a solucionar esses possíveis questionamentos, basta que você entre em contato pelo formulário abaixo ou pelas minhas redes sociais.
Muito obrigado pela sua presença, volte sempre que achar necessário, eu garanto que estarei lhe esperando sempre com conteúdos novinhos e interessantes acerca do mercado digital, suas aplicações e novidades.
Até a próxima. Forte Abraço!