Falar de Google Ads é muito prazeroso para mim, mas não é só porque domino o tema e dediquei grande parte da minha carreira profissional para me especializar no assunto, o verdadeiro prazer vem da oportunidade que trago ao abordar esse tipo de questão.

Sempre quando vou escrever sobre algum tema, procuro pesquisar ao máximo para descobrir quais são as falhas e as principais dúvidas que as pessoas têm em relação a ele e quando se trata de Ads fico feliz em poder contribuir em sanar dúvidas e ajudar pessoas evoluir.

Venda mais com anúncios online.

Inscreva-se abaixo para receber conteúdos do campo de batalha sobre como vender mais através de anúncios no Google, YouTube, Facebook e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Enfim, chegamos ao ponto que eu queria. Meu maior prazer é ajudar as pessoas e quando tenho muito a contribuir, chego ficar perdido na escolha das informações que vou lhe entregar, para falar a verdade, minha vontade é entregar tudo que sei, mas infelizmente isso precisa ser passado aos poucos, passo a passo, para que você tenha o melhor aproveitamento possível.

Com todos os pontos apresentados, falarei então sobre como criar sua primeira campanha no Google Ads. Prepare-se para adquirir dicas incríveis e realmente funcionais no objetivo de trazer mais conversões ao seu negócio.

 

 

Antes de iniciar, gostaria de agradecer a confiança que você deposita em mim, fico muito honrado quando você consegue aproveitar as dicas descritas aqui.

Para iniciar, darei uma introdução sobre quais são as vantagens que o Google Ads lhe oferece. Espero que aproveite!

 

Vantagens do Google Ads para Seu Negócio

Que o Google Ads oferece vantagens, você já sabe, não é mesmo? Quando pensei em explanar sobre esse tópico, o meu objetivo foi lhe mostrar como essas vantagens funcionam, como elas podem mudar o rumo de seus negócios e expandir sua visão.

O Ads é um sistema muito poderoso, bastante eficiente quando o assunto é anunciar na internet, não conheço, hoje, um programa de tanta qualidade quanto esse. Posso lhe dar a certeza, que se bem aplicado, todo o investimento feito retornará rapidamente. Vou deixar bem claro, quais para mim, são as principais vantagens ao ter o Google Ads como uma ferramenta de publicidade em seus negócios:

  1. Alto poder de Visualização: Como a cada dia milhões de usuários usam o Google como fonte de pesquisa o alcance que você terá anunciando na plataforma é imensurável, podendo crescer sem limites.
  1. Bom Custo-benefício: Você tem total escolha no tipo de investimento que irá realizar, portanto acaba ficando mais fácil você gerenciar seus orçamentos.
  1. Ferramentas autoexplicativas: As ferramentas que a plataforma oferece para lhe ajudar, foram pensadas para serem utilizadas por profissionais ou iniciantes, é por esse motivo que toda a plataforma é simplificada no modo de comando.
  1. Palavras-chaves relacionadas ao seu nicho: Entendendo o que seu público procura e as palavras que estão relacionadas com o tipo de produto ou serviço que você oferece, fica fácil criar anúncios otimizados que irão gerar muito mais interesse em seus potenciais consumidores.
  1. Segmentação por Interesse: Você irá atrair para seu anúncio, apenas usuários que estão interessados no que você está oferecendo, sendo assim, converter fica muito mais simples.

 

Ciente dessas vantagens apresentadas, vamos ao próximo tópico que é tão importante quanto esse.

 

As Siglas Que Você Deve Saber para Trabalhar com Ads

Quem está começando trabalhar com Google Ads agora, precisa saber que se familiarizar com as siglas mais usadas pode ser uma vantagem importante para a otimização do entendimento e consequentemente de seu tempo. A seguir, apresentarei siglas que julgo importantes, guarde-as bem:

  1. CTR: CTR é o conhecido taxa de clique, indica quantas vezes o seu anúncio foi clicado.
  1. CPM: Custo por mil, é uma das três formas de cobrança que o Ads disponibiliza para as suas campanhas.
  1. CPC: Custo por clique, ao escolher essa modalidade de pagamento, você só pagará quando seu anúncio for clicado.
  1. CPA: Custo por aquisição ou ação. É a forma de pagamento, onde o desconto em seu orçamento só ocorre quando o usuário executar a ação pré-definida.
  1. ROI: Retorno de investimento, é o retorno que você terá monetariamente em sua campanha. É a relação entre o valor investido e o valor de conversões alcançadas.
  2. Impressões: As impressões nada mais são que as visualizações que seu anúncio obteve.
  1. Orçamento: É o valor diário que você pré-determinou para ser gasto em uma campanha.
  1. Conversões: É o número de ações (Pré-determinadas por você) que foram realizadas, ou seja, você pode determinar como conversão, inscrições em sua lista de email, vendas de produtos, cliques nos anúncios, dentre outras ações que você julgar importante o cliente realizar em sua página.

Estando familiarizado com a linguagem do Ads, você já pode avançar para a próxima fase, porém antes de explicar como criar a sua primeira campanha, vou deixar para você duas dicas importantes e essenciais para iniciar os seus negócios com sucesso.

 

Cuidado com a Repetição de Palavras-Chaves

Nunca faça dois ou mais anúncios com a mesma palavra-chave, eu vejo muito isso acontecer com empresas que tentam de, qualquer forma, aparecer em primeiro nos resultados de uma determinada palavra-chave.

O que adianta ter vários anúncios parecidos e eles concorrerem entre si? Você não obterá um resultado satisfatório se fizer dessa forma. Procure ter os termos bem definidos e diferentes um do outro, assim você pode se preocupar com a qualidade do seu anúncio.

 

 

Entenda que concorrência já existe aos montes, você não pode tornar-se concorrente de si mesmo, pois sem dúvidas afetará e muito a incidência de resultados positivos em sua campanha.

 

Acompanhamento de Resultados

A minha segunda dica é: Acompanhe sempre o seus resultados! Não deixe essa tarefa em segundo plano, pois isso influenciará diretamente em seu número de conversões X investimento.

Se você for um iniciante na plataforma Google Ads, muito provavelmente, seu público alvo não está muito bem definido e, portanto esse é o momento de acompanhar as ações de potenciais consumidores com a finalidade de defini-los com mais precisão.

Você pode estar pensando: “Como vou saber a maneira correta de definir o meu público alvo, Tiago?”. Simples, exatamente realizando o acompanhamento dos resultados de sua campanha.

Olhar e analisar os relatórios de comportamento de quem acessou seus anúncios é de suma importância, pois facilita o seu entendimento perante o perfil de seus possíveis clientes, você poderá ter acesso a informações demográficas, faixa etária, sexo, horários de maior acesso, anúncios mais clicados, que geraram mais conversões, entre outras informações que podem definir o seu público alvo e o interesse dele.

Ao fazer um bom acompanhamento, as chances de você ter um ótimo retorno dobram. Pronto! Agora com todas essas dicas ficou muito mais fácil criar sua primeira campanha no Google Ads, não é mesmo?

Vou te ensinar um passo a passo bem detalhado para que você não esqueça nada importante ao realizar essa tarefa.

 

 

Criando Minha Primeira Campanha no Google Ads

Chegou a hora tão esperada, vamos começar:

  1. Escolha o que você pretende anunciar: Selecione dentre seus produtos e serviços qual tem maior potencial de gerar interesse.
  1. Escolha as Palavras-Chaves que serão trabalhadas: Usando a ferramenta de busca de palavras chaves, selecione quais os termos tem a ver com o produto ou serviço escolhido, não esquecendo a regra que lhe expliquei acima.
  1. Crie o Anúncio: Escreva o conteúdo de forma chamativa, insira as palavras-chaves que escolheu acima. Atente-se a linguagem utilizada na hora de estabelecer a comunicação com seu público.
  1. Escolha o tipo de campanha: Se você for um iniciante, opte apenas pela rede de pesquisa, assim você estará focado em usuários que procuram no Google.
  1. Escolha o Perfil de quem será o alvo de sua campanha: Pré determine quem visualizará os seus anúncios. É indicado que você tenha um conhecimento, mesmo que básico, de seu público alvo, assim ao iniciar os testes você já terá uma base, não precisando começar do zero.
  1. Determine seu Orçamento: Veja se você já preencheu dentro de sua conta Ads, a forma de pagamento que deseja trabalhar. Se você já fez isso, apenas escolha o orçamento diário adequado para a sua campanha.

 

 

Acredito que com esses conhecimentos você já tem total liberdade para criar sua primeira campanha no Google Ads com qualidade. Agora é só você realizar testes construtivos com o intuito de descobrir qual a fórmula perfeita para seus anúncios.

Lhe desejo maravilhosas conversões, espero ter conseguido atingir meu objetivo de hoje, que é lhe ajudar a entender como criar sua primeira campanha e consequentemente lhe mostrar um pouco mais sobre a plataforma Google Ads e seus benefícios.

Ficou alguma dúvida? Faça suas observações nos comentários que lhe ajudarei da melhor forma possível.

Muito Obrigado!

Compartilhar.