O sonho de todo empreendedor é ver o seu negócio um grande sucesso. É transformar a sua empresa uma referência no ramo em que atua, além de atrair cada vez mais público e consequentemente conversões.

Sempre que uma empresa é lançada no mercado, podemos colocar no ranking de desejos, as seguintes opções:

  • Mais Captação de Público Alvo
  • Maior Engajamento
  • Maior Audiência
  • Mais Conversões
  • Maior Lucratividade
  • Tornar-se uma Autoridade
  • Tornar-se uma Referência.

Geralmente, esses são os objetivos em comum entre as empresas, claro que existem outros objetivos, mas se formos fazer um comparativo, esses que acabo de citar, figurariam em todos os relatos de cada empresário.

Obviamente, eu me incluo nessa lista, muito provavelmente, você também. Não é verdade?

 

Como construir um negócio sólido,

 

Com o início do ano se aproximando, com ele vem surgindo novos ciclos, novos objetivos traçados e novos caminhos a serem descobertos. A vontade de sair da inércia e partir para o tudo ou nada aumenta, mas nem sempre conseguimos ter tudo muito claro em mente. Por isso, ando recebendo muitas perguntas que apresentam dúvidas sobre o mercado digital. Dentre as dúvidas, me deparei com uma pergunta muito interessante, ela dizia mais ou menos assim:

  • Tiago, como eu devo proceder para construir um negócio de base sólida?

Fiquei analisando comigo mesmo a melhor resposta para essa pergunta. Perguntei a mim: Será que existe a fórmula perfeita para construir um negócio sólido?

Preciso te confessar que não foi fácil obter essa resposta, precisei de alguns dias para conseguir, ao menos, uma resposta convincente.

Quando consegui o que eu queria, pude ver que essa resposta poderia ajudar, não sei se muita gente, mas só de ajudar a pessoa que me fez a pergunta, já iria sentir-me honrado, porém conclui que eu tinha que disponibilizar essa resposta de modo que todos tivessem acesso, então formulei esse artigo para lhe mostrar como construir um negócio sólido, porém preciso lhe alertar logo de início. Não existe a fórmula perfeita para realizar essa construção. O que existem são as atitudes básicas e consistentes para gerar bons resultados nos negócios, trazendo consequentemente uma boa solidez para a empresa no ramo atuante.

O resultado desses pensamentos, estudos e a reunião final de informações sobre como construir um negócio sólido, você confere logo abaixo. Interessado? Então, vamos seguir juntos, espero que você possa aproveitar ao máximo, cada palavra aqui exposta, que seja de grande valia.

 

Construindo Um Negócio Sólido em 7 Etapas

Como eu lhe disse acima, para criar um negócio sólido, não existe uma fórmula perfeita, pois as variáveis são incontáveis, cada detalhe conta e muito para o resultado final. O sucesso do negócio não depende só de um requisito, depende de uma porção deles e ainda são variáveis, dependendo do nicho, do público alvo, do produto, do posicionamento da marca, dentre outras coisas tão importantes quanto as que eu citei.

Se você está um tanto quanto desapontado, eu tenho uma notícia ótima para você. Eu não tenho a fórmula perfeita para lhe oferecer, mas tenho algo que pode servir como uma espécie de “caminho das pedras”, ou seja, sete etapas que você deve percorrer para ter mais chances de construir um negócio sólido.

Pode confiar em mim, essas etapas são comprovadamente benéficas ao seu negócio e oferecem possibilidade de lhe proporcionar uma solidez excelente no seu mercado. Está pronto para conhecer cada uma delas? Mãos à obra!

 

Como construir um negócio sólido

 

  1. Trabalhe Duro: Parece um requisito bobo, mas não é, pode acreditar. Ainda mais nesse momento em que muita gente acredita que negócios digitais são fáceis de manter e rápidos na obtenção de dinheiro. Preciso que você saiba que para ser sólido em qualquer mercado é necessário que você trabalhe duro, coloque todo o seu esforço, ofereça seu melhor, trabalhe durante horas seguidas, vire noites, se preciso. O seu sucesso e solidez será o resultado do esforço aplicado na tarefa, portanto não economize nessa etapa, faça tudo que estiver ao seu alcance. Trabalhar duro também engloba a questão de trabalhar no que se gosta, pois isso faz toda a diferença em seu desempenho. Se você quer construir um negócio sólido é de extrema necessidade que você exerça as funções por prazer, que você acredite no que você está oferecendo, que você trabalhe na realização de um sonho.

 

  1. Tenha um Propósito: O propósito é muito importante para a solidez do seu negócio, isso porque ele lhe dará um norte durante a caminhada. Ele lhe apontará como um ponto de chegada nos momentos difíceis, lhe ajudará na tomada de decisões, afinal quando você tem um propósito, fica mais fácil saber qual caminho tomar, quais parceiros aderir, quais rumos seguir. O propósito deve ser o seu “algo maior”, aonde você quer chegar, o que você vai fazer quando for grande, for sólido. Pensa e responda a si mesmo: “Qual é o meu propósito ao conseguir construir um negócio sólido?”.

 

  1. Tenha Um Objetivo: O objetivo funciona de forma mais ou menos parecida com o proposto, mas o direcionamento é um tanto quanto diferente. O objetivo que você precisa definir é para lhe ajudar a chegar ao propósito, para lhe ajudar a vencer as etapas rumo ao sucesso. Nos negócios é comum ter mais que um objetivo, por exemplo:

 

  • Traçar um objetivo do produto.
  • Objetivo da ação de marketing.
  • Objetivo da estratégia.

Cabe a você pensar em quais objetivos são necessários traçar. Pense que eles poderão lhe dar uma ajuda importante com relação à qual direção você deve seguir.

  1. Trace Estratégias: As estratégias devem ser traçadas para que você entenda perfeitamente qual a melhor maneira de agir em cada situação. Você deve pensar em como você vai sair de X e chegar em Y. Quais as armas e recursos você utilizará para alcançar o seu objetivo. As estratégias devem ser muito bem coordenadas e combinadas com o seu propósito, objetivo, posicionamento de mercado, público alvo, dentre outras coisas, pois se elas não forem muito bem executadas e pensadas, podem mexer fortemente com a sua reputação, portanto cuidado!

 

  1. Ofereça Soluções Exclusivas de Qualidade: Todo negócio que possui solidez admirável tem um produto ou serviço oferecido em forma de uma solução ao público alvo, geralmente, esse produto de qualidade que só a marca oferece, sobe o conceito da empresa, tornando-se um dos principais responsáveis pela solidez do negócio. Visualizando sob essa ótica, estude seu público alvo e tente ajudá-lo de alguma forma, ofereça soluções para problemas não assistidos por outras empresas. Encontre o déficit e atue na criação de algo que acabe com o problema, ajude de verdade o seu público.

 

  1. Escute o Seu Público Alvo: Escutar o público alvo é muito importante. O seu público é quem decide se você será a referência do mercado, se você tem sucesso em conversões, se você é sólido, ou seja, se você é um sucesso ou um fracasso. Por isso, você deve prestar muita atenção no seu público, escutar as vontades, as necessidades, os problemas, os desejos e todas as características peculiares que podem lhe ajudar a atingi-los e ajudá-los de forma mais eficiente. Reserve tempo para escutar o seu público alvo, colha tudo que puder, entenda-os e você verá o quanto irá se destacar positivamente.

 

  1. Seja Acessível e Presente: Você já deve saber que a forma de consumo mudou, não é mesmo? Aquela forma de vender no modo automático, robótica e padronizada não é mais tão bem vista. As pessoas querem um atendimento mais humano, mais personalizado, querem sentirem-se conectados e próximos à marca, portanto se mostrar acessível e estar presente nos canais em que seu público frequenta é de extrema necessidade. A ordem aqui é falar na mesma língua que seu público, estar nas redes sociais, interagir, oferecer conteúdos de qualidade, agregar valor, gerar engajamento, etc.

 

Como construir um negócio sólido.

 

Essa dica que vou lhe dar agora não está listada entre as sete etapas que eu escolhi para lhe entregar, mas é extremamente importante e por isso, não posso deixar de lhe falar sobre ela. Para que você tenha certeza de que o seu caminho está sendo trilhado certo, você precisa se certificar que a sua direção está sob o foco de:

  • Qualidade e não quantidade.
  • Oferecer contribuições e não somente retorno financeiro.
  • Que você está fazendo o que gosta.
  • Coerência

Se você estiver sob a trilha desses quesitos, as chances de construir um negócio sólido multiplicam incontáveis vezes.

Saiba que o quanto antes você começar a praticar, mais rapidamente, os resultados virão, portanto não deixe o tempo correr sem que você seja ativo em busca de seus objetivos.

Espero ter conseguido lhe ajudar nessa tarefa, caso haja dúvidas, basta entrar em contato comigo através dos comentários abaixo ou pelas redes sociais. Retornarei-lhe pessoalmente assim que possível.

Caso você conheça alguém que esteja precisando de um conteúdo parecido com esse, compartilhe-o. Ofereça conhecimento a quem está precisando, isso só irá edificar ainda mais a sua solidez própria e a do seu negócio, pois é um gesto admirável e reconhecível.

Quero deixar bastante claro que você é sempre muito bem vindo nesse espaço, inclusive ele foi projetado e pensado para você. Coloco novamente o meu compromisso de fornecer, diariamente, materiais atualizados e interessantes sobre o mercado digital, portanto volte sempre que estiver precisando nutrir a sua fome de conhecimento sobre o setor.

Até a Próxima! Forte Abraço.

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