Quando surgiu a oportunidade de abordar esse assunto, eu me lembrei das muitas vezes que ouvi perguntas sobre ele, então comecei a navegar na internet para entender melhor quais eram as dificuldades das pessoas relacionadas a esse questionamento. Acabei notando que grande parte do conteúdo que aborda a forma de cadastrar seu site no Google apenas lhe da um passo a passo para fazer o cadastramento e acaba por aí. Fiquei pensando então, uma forma de ir além e tornar esse conteúdo determinante para o seu aprendizado.

Decidi reunir informações agregadoras englobando universalmente a importância da presença de seus negócios no mundo online. Tenho certeza que se você é proprietário de um negócio, está sempre à procura de formas para atrair mais clientes qualificados. Imagine se você pudesse colocar um anúncio em uma plataforma que fica online 24h por dia e lhe traz uma exposição sem fronteiras e mais, tudo isso sem precisar investir tanto, quanto na publicidade off-line, ou seja, aquela publicidade veiculada na TV, nos jornais impressos ou no rádio.

Venda mais com anúncios online.

Inscreva-se abaixo para receber conteúdos do campo de batalha sobre como vender mais através de anúncios no Google, YouTube, Facebook e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Se você está pensando que a oferta está parecendo boa demais para ser verdadeira, eu posso lhe garantir que isso não é mais uma daquelas promessas mirabolantes frequentemente encontradas na internet. Asseguro-lhe que esse tipo de publicidade existe e ela é totalmente segura, a plataforma possui apenas seis letras e se chama: GOOGLE.

Vamos do início, assim você conseguirá saber o porquê você está executando cada ação.

 

Como cadastrar seu site no Google

O que é o Google?

Ah, Tiago! Você só pode estar brincando comigo. Você acha mesmo que não sei o que é o Google? Eu tenho certeza que você sabe, pois deve utilizar ele diariamente para pesquisar diversas informações, inclusive, talvez você tenha chegado até aqui através dele, mas a visão que eu quero lhe oferecer é a versão do que é o Google em relação aos benefícios que ele pode trazer ao seu negócio.

Pense comigo:

  1. O Google é um dos maiores buscadores mundiais.
  2. Todo mundo que você conhece o utiliza.
  3. A frequência de buscas é enorme.
  4. Tudo que é procurado, você obtém uma resposta de forma rápida.

Porque o seu negócio ainda não está aparecendo nesses resultados de pesquisas? Agora sou eu é que te pergunto: Por quê? Se você não sabe responder essa pergunta ou se diversas dúvidas permearam a sua cabeça, você está no lugar certo, pois até o final desse artigo irei apontar vários aspectos e vantagens de você aprender como cadastrar seu site no Google e porque você deve fazer isso.

 

Vantagens de Cadastrar Seu Site no Google

Nesse momento, apresentarei vantagens interessantes que você poderá aproveitar se o seu site for cadastrado na plataforma. Já lhe aviso que são muitas e cada tipo de negócio costuma apresentar conveniências diferenciadas, por isso resolvi reunir a seguir os benefícios mais universais:

  1. Obter Destaque no Seu Segmento: Se você cadastrar o seu site no Google e conseguir mantê-lo bem posicionado em relação aos seus concorrentes, é quase certo que você conseguirá também atrair novos clientes e fidelizar os que já fazem parte de sua cartela.
  1. Divulgação de Sua Marca: Como lhe disse acima, o Google é um dos buscadores mais usados no mundo, logo através de seu site, você pode divulgar a sua marca para qualquer lugar do planeta que desejar, desde que a busca seja direcionada ao produto ou serviço em questão. Sua marca fortalecerá e irá se tornar mais conhecida, atraindo mais tráfego e consequentemente mais clientes que convertam para o seu negócio.

 

Como cadastrar seu site no Google

 

  1. Baixo Investimento: Há duas formas de aparecer no Google, através das buscas orgânicas ou pela buscas pagas. Na busca orgânica você não precisará investir financeiramente para aparecer no Google, no entanto precisará seguir algumas diretrizes que o buscador exige. Já falei um pouco sobre isso aqui. Agora, se fizer a opção da busca paga, o investimento é baixo e pode ir de acordo com as suas possibilidades, ou seja, você pode definir um valor mensal que deseja investir, sem ter obrigação de seguir investindo se não quiser.
  1. Tráfego Qualificado: Seu site cadastrado no Google só receberá visitas de pessoas que estão realmente interessadas no seu conteúdo, pois só chegará até você, pessoas que estão procurando pela palavra chave ligada ao seu negócio.
  1. Interações: Através do seu site, você pode interagir com seus possíveis clientes, entregando vídeos, fotos e conteúdos agregadores com a finalidade de gerar mais interações e consequentemente mais conversões.
  1. Conheça seus Clientes: Ao cadastrar seu site no Google, você terá acesso a uma ferramenta que lhe fornecerá dados muito relevantes de uma das coisas que mais importam para você no mundo dos negócios: OS SEUS CLIENTES. Essa ferramenta disponibiliza gráficos, relatórios e informações sobre o perfil dos consumidores que navegam em seu site, possibilitando o seu entendimento sobre o comportamento de sua audiência.

 

Essas são algumas das vantagens mais importantes que o Google lhe oferece, acredito que já deu para perceber que não estar presente no Google é perder clientes e não aproveitar o potencial de seus negócios.

 

Quanto Custa para Cadastrar Meu Site no Google?

Essa é uma dúvida que sempre surge em meio a esse assunto. Muitas pessoas acham que é necessário pagar para ter seus sites na busca do Google, posso dizer que a resposta é sim e não.

Você pode estar pensando agora: “Ué, Tiago! Você não acabou de falar que cadastrar meu site no Google não tinha nenhum custo?”. Sim, eu disse, não estou tentando lhe enganar, porém você se lembra que lá em cima, eu disse que existem duas formas de aparecer no Google? É por isso que eu dei essa resposta, vou lhe explicar melhor.

 

banner_google

 

Quando eu disse: “Sim, é necessário pagar para se cadastrar no Google!” Estava falando sobre campanhas de Ads, ou seja, se você deseja anunciar no Google e aparecer através de links patrocinados, é necessário um investimento.

Agora, se você optar por utilizar os fatores ranqueamento e otimização, a resposta é não. Não é necessário investimento financeiro para aparecer no Google.

Essas duas formas são extremamente eficazes, porém é necessário entender qual o momento de seu negócio. A presença de seu site no Google, através de ranqueamento e otimização atrairá mais tráfego e consequentemente mais autoridade e fixação de marca ao seu negócio, por outro lado, talvez não lhe traga uma conversão tão alta e qualificada quanto às campanhas de Ads, mas isso depende muito do que você definir como conversão. Se o seu intuito é aumentar o volume de visitas, ótimo, mas se você quiser vender produtos, talvez aderir à campanha seja uma melhor opção.

Acredito que se você ainda não cadastrou seu site no Google, o ideal é que você comece de forma gratuita e depois evolua para o módulo de campanhas pagas. Seguindo esse pensamento, vou lhe mostrar como realizar o cadastro de seu site pela modalidade gratuita, se você quiser conhecer um pouco mais sobre Ads, confira aqui o artigo que fiz inteiramente sobre ele

.

Cadastrando Seu Site no Google

 

cadastrar seu site no Google

 

O Google possui uma área exclusiva e totalmente gratuita de endereço online com a finalidade de indexação. Agora irei lhe mostrar como realizar o cadastramento de seu site no Google e em poucos minutos você poderá ser encontrado por milhões de pessoas que acessam a plataforma. Confira os passos a seguir para concluir a tarefa com sucesso:

  1. Acesse o site HTTP://www.google.com.br/add_url.html
  2. Ao abrir essa página, você terá a opção de inserir a Url de seu endereço.
  3. Logo abaixo, você terá a opção de comentário. Nela, adicione uma palavra chave ou comentário que descreva o conteúdo de sua página.
  4. Se o seu site tiver mais de uma página, cadastre apenas a principal, pois o Google Bot fará a leitura e a atualização das demais páginas.

 

Pronto, agora você já pode cadastrar seu site e começar trabalhar para obter resultados satisfatórios em seus negócios.

Desejo que você alcance seus objetivos e evolua cada dia mais, prometo que estarei aqui para lhe ajudar através de meus artigos e cursos, oferecendo dicas, conteúdos agregadores e recheados de informações importantes desse universo.

Antes de me despedir, gostaria de dizer que você é muito bem vindo, além disso, não poderia deixar de lhe parabenizar pela iniciativa de procurar mais conhecimento. Acredito que é através dele que conseguimos alcançar nossos objetivos e consequentemente nosso sucesso, independente do ramo de atuação. Vamos adiante!

Forte Abraço!

Compartilhar.