Muitas empresas já estão se preparando para chegada do fim de ano, que historicamente, é o melhor período de vendas nas categorias de varejo do ano. Todo comerciante precisa fica atento a essa época do ano para aproveitar a oportunidade de aumentar drasticamente as vendas e não só pelo aumento da demanda, e sim pelo investimento maior nos meios de comunicação efetivos e que já tem trazido um retorno sobre o investimento para a organização. Mas afinal, Como aumentar as vendas de fim de ano através do Google Ads?

Lembre-se que o fim de ano não é época de testes, é momento de aplicar as melhores técnicas e estratégias para atingir seu público-alvo, ofertar o que é realmente procurado e se destacar da concorrência, mesmo que seja apenas nesse curto espaço de tempo.

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Alguns fatores influenciam para esse aumento de vendas no fim de ano:

  1. Black Friday – O maior pico de vendas online de 2012 foi no Black Friday. O site IG no canal economia aponta que o varejo estima faturar mais de R$ 1 bilhão apenas nesse dia.
  2. 13 Salário – Segundo a Agência Brasil “Pouco mais de R$ 143 bilhões, decorrentes do pagamento do décimo terceiro salário, devem ser injetados na economia brasileira neste ano”
  3. Natal – Esse é o momento dos presentes, onde os brasileiros costumam gastar mais do que qualquer outra data comemorativa.
  4. Saldão Pós-Natal – Promoções e quimas de estoques nos dias seguintes, último pico de vendas do ano.

Nesse artigo comentarei alguns dados que o Google compartilhou com os partners e agências parceiras, assim você terá uma visão ampliada das oportunidades que surgirão nesse período, e sim, essa é a hora de você planejar e agarrar com unhas e dentes a chance de aumentar e muito o seu faturamento nesse período.

Fim de ano é a melhor época de vendas!

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Conforme vemos no gráfico abaixo o dia do Black Friday é o um do dias mais importante do ano para o comércio, e no período do natal as vendas continuam aquecidas estando acima da média anual.

Dica: Não deixe sua empresa fora desse importante período do ano, planeje para que seu site e suas campanhas no Google Ads estejam preparadas para essa época.

  • Crie uma categoria especial no seu site com promoções do Black Friday;
  • Aumente o orçamento do Google Ads. (Coloque a campanha no ar pelo menos 3 dias antes para que elas já estejam aprovadas antecipadamente);
  • Foque em produtos com uma alta procura e tente oferecer benefícios melhores que sua concorrência.

Consumidor 2.0: O funil de compras sofreu uma revolução

 

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O comportamento dos usuários mudaram, conforme a imagem abaixo as pessoas conectadas a internet usam vários dispositivos como forma de acessar a rede.

Dica: É muito importante você estar presente em todos os dispositivos: Computador, celular e tablet.

Usuários multi-telas possuem menor barreira à compras online

 

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As pessoas conectadas a internet por vários dispositivos compram em média R$ 42,46 a mais do que a população geral em comprar pela internet.

Entre os produtos mais procurados encontramos eletroeletrônicos/eletrodomésticos em primeiro lugar com 41% seguido pelos livros com 27%. Segue abaixo os produtos com maior busca e vendas na internet no ano de 2013.

 

Algumas Informações Interessantes Para Você se Programar Melhor!

 

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Como mostrado acima, o Black Friday é uma data realmente muito importante para um e-commerce, e visto isso separamos alguns dados importantes para que você possa se programar melhor.

É importante frisar o aumento de investimento no Google Ads nesse período e também a quantidade de acessos, em apenas um único dia R$ 500k foi a média de investimento das líderes do e-commerce que tiveram um média de 5x mais acessos.

 

As Vendas do Black Friday canibalizaram as vendas do Natal?

 

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A resposta é sim, porém muito pouco. Por isso reforço a importância de sua empresa participar do Black Friday. Segue a imagem abaixo para ter uma visão mais ampla sobre esse impacto.

“O Black Friday é o momento para adquirir novos clientes e sustentá-los até o Natal!” By Google

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O Natal é uma das datas mais Importantes para o Varejo Online, com cerca de 30% das vendas do Segundo Semestre.

Conforme o Google Trends a busca para “presentes de natal” teve um ótimo crescimento a partir de novembro. Esse aumento das buscas é um dos fatores para o crescimento de 30% nas vendas do verejo apenas no segundo semestre.

 

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Comportamento das buscas

Os 5 gráficos abaixo mostram o comportamento de buscas para algumas categorias do varejo online. É importante verificar a importância do Black Friday e também de algumas categorias de produtos com que uma queda brusca próximo ao natal.

Eletrônicos:

Categoria dependente da Black Friday mas com Oportunidades durante todo o período de fim de ano.

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Eletrônicos:

Quando tiramos a Black Friday da análise, Dia das Crianças e as 3 semanas antes do Natal aceleram rapidamente.

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Informática / Smartphone:

Categoria com Forte presença no dia das crianças, com netbooks e tablets. No Natal, com celulares e Tablets. Black Friday é fortíssimo.

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Informática / Smartphone:

Quando tiramos BF da análise, dia das crianças e as 3 semanas antes do natal aceleram fortemente.

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Eletrodomésticos:

Categoria também dependente do Black Friday, mas com Oportunidades no Dia das Crianças e nas 2 semanas após a BF.

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Estruturando suas campanhas no Google Ads

No artigo anterior comentamos sobre os tipos de comunicação dentro da ferramenta de Google Ads e na imagem abaixo é mostrado exatamente o que foi escrito, cada objetivo deve-se avaliar e criar uma estratégia e meio diferenciado para que não haja frustração no final do projeto:

  • Atenção: Anúncios gráficos, vídeos e anúncios interativos são uma ótima forma de chamar a atenção de possíveis consumidores que ainda desconhecem o seu produto ou serviço. É ótimo também para gerar atenção em promoções específicas. É importante ressaltar que esse tipo de campanha é mais difícil converter, já que o foco é branding.
  • Interesse e Desejo: Quando alguém pesquisa ou tem qualquer tipo de interação com o anúncio a pessoa está mais próximo para uma conversão conforme o funil abaixo. Campanhas de pesquisa, display com um alta segmentação e anúncios interativos é recomendado nesses casos.
  • Ação e lealdade: O Momento da conversão no final do funil e a volta para comprar novamente é recomendado usar campanhas remarketing e pesquisa. Nesse momento o usuário já decidiu mentalmente fazer a compra e falta apenas a ação, por isso a importância do remarketing de lembrá-lo de adqurir o produto.

 

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É extremamente importante entender o funil de conversão para você usar estratégias corretas corretas em cada momento. Infelizmente muitos anunciantes criam campanhas querendo conversões sem ao menos saber qual é o tipo de campanha adequado para isso, com a imagem acima fica mais claro que para cada objetivo, deve-se criar uma estratégia diferenciada.

No Display, use as segmentações mais adequadas para cada etapa do Funil de Conversão.

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Abaixo tem algumas estratégias recomendadas para o Black Friday e o Natal, desde a fase do funil, ação, objetivo, ferramenta e tempo de campanha. Achei muito interessante e válido compartilhar isso com você, pois assim você já tem estratégia básica para aplicar hoje mesmo no seu negócio:

Como aumentar as vendas de fim de ano através do Google Ads?

Estratégia Para Black Friday & Natal

 

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Espero que esse artigo tem lhe ajudado a entender mais da importância das vendas do fim de ano, e acredito que com esse material você já consiga se preparar e melhorar seus resultados. Agora é hora de colocar a mão na massa e dobrar as vendas… Deixe um comentário abaixo caso tenha qualquer dúvida.

 

Fonte: Essa postagem foi retirada do slides feito pelo próprio Google-BR e foi compartilhado com todos os partners. Todos as imagens, banners, dados, gráficos foram criados, pesquisados e compartilhados pelo Google no documento chamado “Black Friday e Natal”.

 

Forte abraço e sucesso sempre!

 

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