Estar presente na internet é fundamental para o desenvolvimento de um negócio no momento atual. Independente, se você tem um estabelecimento comercial que só comercializa produtos na forma presencial ou se você tem uma loja 100% online. Não importa qual a modalidade de seu negócio, se fazer presente no meio digital é essencial para seu crescimento.
Falar que a internet é a grande novidade do último século é algo que você, certamente, já ouviu, mas será que você deu a devida importância a essa informação? Hoje, quem não está conectado a internet vive em um mundo paralelo, muitas vezes sem informações rápidas, você precisa saber que a tendência indica que a internet só irá evoluir cada vez mais!
As crianças de hoje, já nascem conectadas e aprendem as funcionalidades de um smartphone com a mesma rapidez que aprendem a andar ou falar, não é mesmo? A impressão que dá é que elas já são “programadas” para lidar com essa nova Era da Informação.
Se você não começar se adaptar ao novo formato de empreender, digo de forma online, aparecer no Google com sua marca e vender através da internet, você está fadado a enfrentar grandes problemas! Nos dias de hoje, boa parte da população usa as redes sociais diariamente, enviam mensagens através de aplicativos e compram pela internet. Isso já é um fato!
Você pode estar pensando: “Tiago, a minha empresa já enfrenta tantos problemas atualmente que implementar essa forma online me daria mais dor de cabeça!” Posso te provar que trabalhar de forma online pode ser a solução de todos os seu problemas!
Para ser mais dinâmico ao abordar esse assunto, gravei um vídeo pensando em você que está passando por essa dificuldade! Respiro fundo e aperte o play!
Se você já assistiu ao vídeo, vamos seguir com um conteúdo totalmente preparado para você que precisa vender mais e acha que todas as opções foram esgotadas. Trago para você uma ferramenta que talvez você ainda não conheça ou então, já até utilizou-a como usuário, mas nunca pensou em usá-la como comerciante, falo do Google Shopping!
Vou lhe ensinar um passo a passo de como anunciar no Google Shopping de forma simples e fácil. Mas antes, vamos entender quais as vantagens de utilizar a ferramenta!
Vantagens de Utilizar o Google Shopping
Tenho certeza que você ficará impressionado com as vantagens que o Google Shopping pode oferecer ao seu negócio. Quero lhe dizer que tive um cuidado todo especial na hora de montar essa lista de benefícios, o meu intuito não é lhe convencer de nada, eu quero que você tenha a possibilidade de avaliar por si mesmo se essa ferramenta é a solução de seus problemas. Confira a seguir as diversas vantagens que você pode obter ao implementar o uso desse recurso em seu dia a dia de trabalho:
- Segurança na Venda: Como o Google Shopping é um produto Google e faz o uso da base do buscador, a segurança utilizada é a mesma da empresa, ou seja, possui um sistema de proteção rigoroso que evita e previne que problemas possam acontecer durante a venda, isso faz com que a porcentagem de pedidos de estorno e devoluções de produtos diminuam consideravelmente.
- Aumento do Tráfego: Como é uma ferramenta diretamente ligada aos serviços Google, o Google Shopping recebe utilizadores das mais diversas partes do mundo, por esse motivo as chances de você fazer uma venda e receber visitantes através de seu anúncio são enormes, logo com uma maior quantidade de tráfego, você também têm maiores possibilidades de conversões.
- Agilidade de Compra: O Google Shopping tem um sistema pré-programado que leva o usuário interessado em efetuar a compra diretamente ao seu botão de CTA, ou seja, a ferramenta já programa o atalho que facilita a conversão.
- Pagamento por Clique: Muitas pessoas dizem que o Google Shopping é gratuito, eu prefiro dizer que é você quem irá definir o orçamento que pode ser gasto dentro da plataforma, isso porque é você quem irá decidir o seu custo por clique, ou seja, o valor só será descontado de seu orçamento quando houver cliques em seu anúncio.
- Destaque de Anúncios: Quando um usuário faz uma busca por um produto que está interessado em comprar, seu anúncio logo ganha destaque em relação aos demais, pois aparece de forma diferenciada na tela do computador, isso faz com que a atenção da pessoa que está navegando seja atraída mais facilmente.
- Melhor Experiência ao Seu Usuário: Com as diversas atualizações e opções que o Google Shopping oferece ao usuário, o resultado da procura é muito mais objetivo, ou seja, quando você possibilita que seu usuário lhe encontre em uma plataforma tão dinâmica quanto o Google Shopping, automaticamente você está oferecendo a eles uma melhor experiência de navegação e contato com seus produtos ou serviços.
Eu lhe disse que os benefícios eram realmente bons. O que você achou? Para continuar, preparei algumas dicas que vão aumentar suas vendas através da ferramenta. Interessou-se? Olha só.
Dicas para aumentar suas vendas no Google Shopping
É claro que eu não poderia deixar de lhe dar algumas dicas para melhorar seu desempenho na ferramenta, por isso estudei e reuni o que há de melhor quando se trata desse assunto:
- Competitividade: Para ter destaque com relação aos seus anúncios, os seus preços precisam ser atrativos quando comparados aos de seus concorrentes. É importante que você faça sempre uma pesquisa sobre os valores que estão sendo praticados em sua área de atuação e que você procure por fornecedores que possam lhe oferecer vantagens na hora de vender, assim você conseguirá diminuir o valor de venda dos seus produtos, sem perder sua margem de lucro, tornando-se competitivo.
- Escolha dos melhores produtos: Você precisa entender o desejo de compra de seu público alvo para que assim você consiga oferecer exatamente os produtos que eles desejam e procuram. Não adianta criar anúncios para produtos com baixa procura, entender o comportamento é fundamental para conseguir aumentar sua lucratividade.
- Atualizações Constantes: É importante que o anúncio contenha as mesmas informações que o seu site fornece, muitos comerciantes acabam criando anúncios para determinado produto e se esquecem de alterar o preço, por exemplo, quando o valor no site foi elevado. Isso pode fazer você perder a autoridade e a credibilidade perante o seu público, evite essa atitude, se preocupando sempre em atualizar as informações importantes.
- Atenção no Conteúdo: No momento de anunciar, você precisa ficar atento ao conteúdo de sua campanha, ele precisa ser atrativo com informações claras e objetivas sobre o que você está oferecendo. Não tente enganar seu possível consumidor, isso pode lhe trazer consequências negativas.
Pode ter certeza que essas dicas são extremamente eficazes, eu mesmo as utilizo em meus negócios, pode confiar. Para finalizar, você deve estar querendo saber a resposta do ponto central desse artigo: Como Anunciar no Google Shopping. Não é mesmo? Fique tranquilo, eu não esqueci, vou lhe explicar logo em seguida.
Como anunciar no Google Shopping?
Anunciar no Google Shopping é simples e não demanda muito tempo, basta você seguir o passo a passo que preparei para você que em poucos minutos você saberá perfeitamente como realizar a tarefa:
- Email: Você precisa ter um email ativo no Gmail do qual você possa acessar para visualizar qualquer aviso que a plataforma lhe enviar.
- Acesso: Acesse o site HTTPS://merchants.google.com/signup
- Login: Faça login com sua conta Gmail.
- Informações: Se for o seu primeiro acesso à plataforma, preencha todas as informações que forem solicitadas.
- Termos e Condições: Ao final da página, aceite os termos e condições de uso.
- Cadastrando Produto: Vá para a área de cadastramento de produto e preencha todas as informações de venda.
- Aprovação: Pronto, agora é só esperar a aprovação do anúncio para que ele comece ser veiculado nas buscas feitas através do Google Shopping.
Será que agora eu consegui te convencer sobre a importância do Google Shopping para os resultados de seu negócio? Se você ainda não o utiliza, passe a contar com todas as versatilidades e alcance de público que ele pode te oferecer! Chegou a hora de você vender muito mais com os anúncios do Google Shopping.
Peço que se alguma dúvida surgiu no decorrer da leitura ou se você quiser comentar algo sobre o que foi dito nesse conteúdo, entre em contato diretamente comigo, através do formulário abaixo ou então, de minhas redes sociais.
Prometo que irei retornar o mais rápido possível! E saiba, sua opinião é de extrema importância para mim!
Aguardo-te em uma próxima oportunidade! Muitas vendas para você!
Grande abraço!