Você quer aprender como anunciar no Google? Quer aprender como iniciar sua primeira campanha no Google Ads? Como explorar todo o potencial da maior rede de publicidade online? Você está no lugar certo.

Eu sou Tiago Tessmann, e há mais de dez anos ensino pessoas a terem resultados através dos anúncios online. Antes de mais nada, saiba que qualquer pessoa pode ter resultados ao anunciar no Google.

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E, apesar do enorme potencial que essa ferramenta tem para gerar negócios, poucas pessoas se dedicam a explorar ao máximo esse potencial. Sobretudo, poucas pessoas estão criando anúncios da maneira correta.

Colocar um anúncio no Google pode ser um divisor de águas para o seu negócio. Isso porque, o Google, é a ferramenta número 1 de vendas na internet.

Como anunciar no Google Ads

Google Ads é a plataforma para gerenciar anúncios no Google. Assim, para que você possa anunciar no Google, primeiro precisa criar uma conta na plataforma ads.google.com.

Se você já tiver uma conta em um dos serviços do Google, como o Gmail, pode usá-la para ter acesso à plataforma de anúncios.

Se você não possui conta em nenhum dos serviços do Google, então pode criar uma conta clicando em “começar agora” e “criar conta”. Em seguida, selecione o tipo de conta que você deseja criar.

Selecionando um tipo de conta no Google
Selecionando um tipo de conta no Google (Foto: Captura de Tela/Google Ads)

Google Ads no modo especialista

Quando você cria uma conta no Google Ads, existe a opção para iniciantes e também o modo especialista. Meu conselho é que você escolha o modo especialista, mesmo não tendo experiência com a ferramenta, pois assim conseguirá se adaptar mais facilmente.

Neste vídeo eu ensino o passo a passo para criar uma conta no Google Ads no modo especialista:

Entenda o que é o Google Ads

Por que criamos uma conta no Google Ads? Porque você só poderá anunciar no Google através desta plataforma. Não apenas anúncios nas pesquisas do Google, mas também em diversas outras ferramentas, como YouTube, sites parceiros e até mesmo aplicativos.

Quando você faz uma busca na ferramenta de pesquisas do Google, os primeiros resultados geralmente são anúncios que foram criados no Google Ads.

Anúncio do Conversão Extrema nas pesquisas do Google
Anúncio do Conversão Extrema nas pesquisas do Google (Foto: Captura de Tela/Google)

Anúncios do Google também aparecem no Gmail, no YouTube e aplicativos de celulares que tenham parceria com a plataforma. Todos estes são criados dentro do Google Ads.

Você já entrou em algum site de notícias onde aparecem banners com anúncios? Muitos destes sites são parceiros do Google e os anúncios também foram criados dentro da plataforma.

Através do Google Ads você pode veicular anúncios em ambientes como:

  •  Páginas de respostas do Google;
  • Sites parceiros do Google;
  • Google Shopping;
  • Vídeos presentes no YouTube;
  • Rede de aplicativos e Discovery.

Portanto, se você deseja anunciar no Google, precisa aprender a criar campanhas através do Google Ads.

Criando sua primeira campanha no Google

Show de bola! Você já criou sua conta no Google Ads e já sabe para o que serve esta ferramenta. Agora, quero explicar o básico para a criação de sua primeira campanha.

Ao passo que você já criou a sua conta no Google Ads, chegou a hora de iniciar a criação da sua primeira campanha. Por isso, você deve clicar em “nova campanha” para começar o passo a passo.

Objetivos de sua campanha no Google

Os objetivos de campanha no Google Ads
Os objetivos de campanha no Google Ads (Foto: Captura de Tela/Google Ads)

Qual é o objetivo de sua campanha? Essa é a pergunta que você vai se deparar ao iniciar uma nova campanha no Google Ads. Não fique intimidado por isso, pois nós vamos explicar como você pode escolher a melhor opção.

Ao todo, são apresentadas oito opções para você iniciar sua primeira campanha. Sendo que cada uma delas têm um objetivo.

1. Vendas

Se o seu objetivo é conseguir vendas diretas, ou seja, levar as pessoas diretamente para um produto ou realizar uma compra por telefone, então essa é a opção ideal;

2. Leads

Quando o seu objetivo é converter seus visitantes em leads, ou seja, potenciais clientes, então essa é a opção ideal;

3. Tráfego do site

Essa opção é para aqueles que querem receber visitas no seu site, como visualizações em um artigo ou notícia;

3. Consideração de produto e marca

Basicamente, você vai apresentar seu produto ou marca para as pessoas;

4. Alcance e reconhecimento da marca

Você vai tornar a sua marca conhecida através de uma campanha de posicionamento;

5. Promoção de app

Aqui é para o caso de você ter um aplicativo para celular e deseja ter mais instalações;

6. Visitas à lojas locais e promoções

Como o próprio nome já diz, essa opção visa impulsionar visitas a lojas locais, incluindo restaurantes e concessionárias;

7. Criar uma campanha sem meta

Por fim, temos a opção de iniciar uma campanha sem nenhuma meta, o que vai ser definido ao longo da configuração;

Embora existam tantas opções de objetivos para campanhas, podemos afirmar que a grande maioria dos anunciantes do Google utiliza apenas as duas primeiras, sendo elas: Vendas e Leads.

Essas duas opções são para conversão. Quando você deseja que alguém execute uma determinada ação, então você vai escolher como objetivo uma das duas opções de conversão.

Tag de Conversão

A tag do Google é um bloco de códigos que permite a avaliação, acompanhamento de conversões e remarketing aos visitantes do site. Ou seja, ela permite que você acompanhe se os visitantes do site estão realizando as ações desejadas. Com essa tag, você vai conseguir medir o resultado de suas campanhas no Google.

Por essa razão, você precisará de uma landing page para conseguir usar a tag de conversão. Em outras palavras, será preciso colocar o bloco de códigos em uma página na internet.

Nesta aula eu ensino a instalar a tag do Google:

Tipos de campanhas do Google

Os tipos de campanhas servem para definir onde você quer mostrar seus anúncios, seja na rede de pesquisas dentro do buscador ou na rede na rede de parceiros. Aqui é onde definimos o local da campanha.

Ao selecionar um tipo de campanha, você vai se deparar com 6 opções, sendo que cada uma delas definirá onde sua campanha vai aparecer. Entre as opções, estão: Pesquisa, Performance Max, Rede de Display, Shopping, Vídeo e Discovery.

Tipos de campanha do Google Ads
Tipos de campanha do Google Ads (Foto: Captura de Tela/Google/Ads)

Não é necessário explicar o uso de cada uma delas, pois o próprio Google Ads apresenta uma descrição sobre cada tipo de campanha.

No entanto, recomendo que você inicie anunciando na rede de pesquisa, pois poderá alcançar clientes interessados no seu produto ou serviço.

Essa é uma aula completa sobre como anunciar no Google para iniciantes em 2022:

Modelos de cobrança da campanha

Ao definir seu orçamento diário, você deve ter em mente que existem alguns modelos de cobrança. Logo, o custo varia de acordo com o objetivo da sua campanha, podendo ser cobrado de acordo com os seguintes modelos:

  • CPM (Custo Por Mil): A cada mil exibições de anúncio, você pagará, independente de cliques dados no anúncio ou conversões;
  • CPC (Custo Por Clique): Neste caso, o anunciante paga um valor por cada clique. Se alguém clicar no seu anúncio, você pagará por essa ação;
  • CPA (Custo Por Aquisição): Essa opção possibilita que o anunciante pague apenas por ações efetivas, como aquisição de um produto;
  • CPV (Curso Por Visualização): Voltada para os anunciantes do YouTube, essa forma de cobrança vai considerar as visualizações.

Palavras-chave do Google

As palavras-chave servem para que o seu anúncio apareça para as pessoas interessadas em seu produto ou serviço. Quando as pessoas buscam por um determinado assunto na ferramenta de pesquisas do Google, elas usam essas palavras para encontrar o que estão interessadas.

Tem um artigo aqui que eu ensino sobre 5 Dicas Básicas Para Listas de Palavras-chave no Google. Porém, o próprio Google tem uma ferramenta que ajuda a avaliar quais palavras estão tendo maior volume de buscas e podem gerar melhores resultados em sua campanha.

Essa ferramenta é o Planejador de Palavras-Chave. Ela vai te ajudar a definir as melhores palavras para sua campanha.

Aqui tem uma aula específica sobre o Planejador de Palavras-Chave do Google:

Outra forma de você encontrar palavras-chave para sua campanha é usar o Google em uma janela anônima. Ao começar a digitar uma busca na ferramenta de pesquisa, ela vai sugerir termos que completem aquele que você estava digitando.

Palavras-chave negativas da campanha

De acordo com o Google Ads, as palavras-chave negativas tem como objetivo excluir alguns termos de pesquisa das campanhas, ajudando a alcançar somente aquelas pessoas mais relevantes para seus negócios.

Isso significa dizer que, através das palavras-chave negativas, você conseguirá fazer uma segmentação mais eficiente para exibir seu anúncio para os usuários que realmente estejam interessados naquilo que você está anunciando.

Como funcionam

Se você pretende alcançar resultados melhores com seus anúncios no Google, então não pode ignorar o público que não pretende atingir. A lógica é bem simples, tendo em vista que existem pessoas que podem chegar no seu anúncio por buscarem termos que na prática não são solucionados com sua oferta.

Por exemplo, um advogado trabalhista que pretende alcançar novos clientes em uma região, mas que esqueceu de incluir nas palavras-chave negativas termos como: defensor público, seguro desemprego, quanto ganha um advogado, etc.

Ao selecionar essas palavras-chave negativas para campanhas da rede de pesquisa, certamente o advogado terá melhores resultados com suas campanhas, evitando atrair pessoas que estejam em busca de soluções diferentes dos seus produtos.

Otimizando campanha no Google

Por fim, existe a necessidade de otimizar a campanha quando ela estiver rodando. Costumo dizer que toda campanha começa com o pior resultado. Então, você terá que ir melhorando sua campanha.

Os principais pontos de otimização de uma campanha são:

  • Segmentação: Trazer os cliques qualificados;
  • Anúncios: Chamar a atenção e trazer clientes;
  • Landing page: Converter os cliques;
  • Promessa/oferta: Considerar a concorrência.

Ao levar em consideração estes pontos, você deve ir otimizando sua campanha no Google Ads para ter melhores resultados. À medida que você for conhecendo o seu público e a ferramenta, mais fácil será alcançar os resultados desejados.

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