Normalmente, costumo falar muito sobre Ads e ferramentas ligadas diretamente a ele, como o Google Ads Express, MCC, dentre outros, porém hoje gostaria de trazer uma abordagem um pouco diferenciada, claro que continuo na vertente do marketing digital, pois amo o que faço e falar do assunto para mim é extremamente gratificante.
Você até pode se perguntar: “Ué, o Tiago está falando disso por quê?” Olha, é bem simples. Resolvi falar sobre como anunciar no Google grátis com objetivo de tornar a sua experiência mais completa, pensando também em ajudar quem está iniciando e se encontra naquele momento de confusão que todos nós já passamos, onde não sabemos pelo que começar, lembra? Qual ferramenta utilizar, como gerar lucros, onde investir, e dentre todas essas coisas uma das perguntas que mais surgem é: Como anunciar no Google Grátis?
Você já deve ter lido diversos materiais enquanto fazia esse tipo de pesquisa e deve já ter visto muito sobre esse assunto, mas como saber o que dá certo e qual a melhor aplicação dessas técnicas apresentadas?
O que espero trazer para você que chegou até esse artigo é lhe entregar dicas realmente funcionais e que sejam de simples aplicação. O objetivo é que você finalizando a leitura possa já iniciar os testes para ver o que funciona para o seu negócio. Prometo que esse não será um artigo que te fará perder tempo, eu realmente espero lhe dar dicas valiosas, totalmente aplicáveis, acessíveis e totalmente gratuitas. Você mesmo poderá realizar as aplicações, ao final não lhe indicarei nenhum profissional, pois o objetivo não é vender e sim que você aprenda do início para evoluir gradativamente.
Vamos ao que interessa?
É verdade que existem formas de anunciar no Google grátis?
Estar presente no meio online nos dias de hoje é extremamente importante para trazer maior notoriedade em seus negócios, por isso o assunto de hoje é tão questionado. Com a expansão das mídias online e a acessibilidade em crescimento, muitos donos de negócios passaram a se interessar nessa forma de publicidade, pois o alcance e a proximidade entre empresa/cliente se tornaram muito mais fáceis de serem conquistadas.
A resposta para a pergunta que dá nome a esse tópico é: SIM! Felizmente existem algumas maneiras de fazer sua publicidade no Google de forma gratuita, não, de maneira nenhuma estou brincando, é verdade e eu vou te explicar como.
As dúvidas sobre esse assunto ainda são inúmeras, cada profissional da área compartilha de uma opinião e têm seus métodos eficazes de trabalho, então resolvi separar algumas informações realmente importantes para você que já trabalha no mundo online ou para você que quer iniciar nesse terreno ainda inexplorado por você e seu negócio.
Das inúmeras formas que há para anunciar no Google gratuitamente, julgo que duas são as mais eficazes, são elas: Google Meu negócio e através do SEO (Search Engine Optmization). Vou tentar explicar detalhadamente como você pode utilizar essas duas ferramentas a favor de seus negócios de forma gratuita.
Falarei primeiramente sobre o Google Meu Negócio e logo após nos aprofundaremos no SEO. Aproveite!
Como Anunciar Gratuitamente com o Google Meu Negócio?
Vou começar explicando para você qual a primeira forma de aparecer no Google de forma gratuita e que eu considero interessante. Já escrevi um artigo sobre o Google Meu Negócio, mas voltarei falar dele agora, pois julgo muito importante as funcionalidades dessa ferramenta para quem quer divulgar o seu negócio através da mídia online, sem fazer qualquer investimento financeiro.
Só para que você entenda rapidamente do que se trata o Google Meu Negócio. Trata-se de uma junção de ferramentas já existentes, porém como cada uma se encontrava em plataformas diferenciadas o Google pensou em otimizar e facilitar a vida de seus usuários ao selecionar ferramentas úteis em um só lugar.
Acredito que fazer o cadastramento e inscrição de seu negócio nesse combo de ferramentas é o primeiro passo para iniciar sua vida na publicidade online, através dele, as pessoas que buscarem pelo seu negócio irão conseguir informações primordiais para um primeiro contato, pois ele permite que você entregue dados importantes para a comunicação com possíveis clientes, tais como telefone, website, horário de funcionamento e endereço. Além disso, através da página do Google+ você pode divulgar informações que sejam de interesse do seu público alvo, chamando atenção e dando maior visibilidade para seu negócio. Se você quer conhecer um pouco mais sobre o Google Meu Negócio e como se inscrever na plataforma, acesse o conteúdo que eu escrevi sobre isso aqui.
Ao se inscrever no Google Meu Negócio você terá ferramentas em seu cabeçalho de página que lhe permitirão utilizar diversas funções, tais como:
- Hangout: O Hangout é uma ferramenta muito poderosa para que você tenha uma comunicação direta com seus seguidores, através dele você pode fazer apresentação de sua empresa, serviços ou produtos de forma online e assim tirar todas as dúvidas que seus possíveis clientes vierem ter. Esse tipo de comunicação instantânea é muito importante no mundo atual, já que as pessoas muitas vezes não têm tempo para esperar o retorno de um email ou um contato telefônico. Essa ferramenta lhe fornece um tipo de publicidade mais direta, mas extremamente útil. Possibilita a fidelização de clientes e alcançar novos públicos através de uma comunicação mais rápida e precisa.
- Publicidade Atrativa: O Google Meu Negócio tem dentre suas ferramentas uma área reservada para fazer um tipo de publicidade muito atrativa, consiste em compartilhamentos de links, imagens e informações que possam atrair possíveis consumidores, dando cada vez mais notoriedade e relevância ao seu negócio.
- Analytics: O Analytics é uma outra ferramenta disponível no combo do Google Meu Negócio. Essa ferramenta lhe permite ter acesso a informações relacionadas às suas visitas, ou seja, consiste em dados sobre a origem dos acessos em seu site através dos termos mais pesquisados e que estão relacionados ao seu negócio, o analytics ainda possui informações sobre público alvo, localidade e comportamento em relação à navegabilidade.
Com essas três ferramentas, com certeza você já pode começar a obter resultados interessantes ao se introduzir no meio online, mas ainda há mais para ser dito, chegamos então na segunda forma de anunciar gratuitamente que eu acredito ser eficaz, o SEO.
Como anunciar com SEO grátis?
Falando de Analytics acabei fazendo a citação de “termos mais pesquisados” que poderiam estar relacionados ao seu negócio. Você pode estar meio confuso com essa questão, portanto prefiro te explicar melhor como funciona para então seguirmos em frente.
Para que você apareça no Google existem duas formas, através de publicidade paga com o Ads ou de forma gratuita através de visitas orgânicas. Aparecer no Google gratuitamente é muito simples, mas não fácil, que fique claro, isso porque o Google tem um sistema de classificação “qualitativa” do conteúdo geral que você apresenta em sua página, site, blog, etc. Através dessa análise de qualidade dentro das bases do buscador, ele ranqueia a sua página ou site de apresentação, dependendo das técnicas aplicadas, das palavras chaves usadas e outras questões um pouco mais técnicas, você pode aparecer na primeira ou na ultima posição no resultado de buscas.
Dentre as opções para aparecer no Google, existe a vertente da busca orgânica e com ela, técnicas de SEO necessárias para fazer a otimização de seu site como citado acima. Vou tentar resumir para você, as bases principais de otimização para sites, apontando as principais técnicas que devem ser aplicadas.
- Navegabilidade: Acredito que essa seja a técnica primordial, isso porque todo site precisa ser de fácil acessibilidade ao usuário, quem irá navegar não pode encontrar dificuldades para localizar informações e executar ações simples, como assinar uma lista, finalizar uma compra ou compartilhar um conteúdo. Tendo essa como regra básica você já terá dado seu primeiro passo para o sucesso. Ao escolher as bases do seu site, você precisa pensar no usuário, ele deve visualizar todas as informações importantes com facilidade. Você sabe o quanto é chato ter que ficar fechando milhares de banners ou ser redirecionado diversas vezes para páginas publicitárias quando na verdade você queria apenas ver o conteúdo, pense nisso!
- Uso de Palavras-Chaves e Termos de Pesquisa: As palavras-chaves são importantes para agregar relevância no geral. A otimização é feita sempre focando nos termos ou palavras relacionadas ao seu negócio e que tem um bom volume de buscas. Com certeza você deve estar questionando: Como eu sei quais são os termos e palavras ideais para o meu negócio? Simples, utilize o Ads Key Tolls, um ótimo planejador de palavras chaves. Se você quiser saber como utilizá-lo, veja aqui.
- Link Building: O link building é uma técnica mais avançada e alternativa de aplicação de SEO. Existe a forma de linkagem interna, aonde você irá linkar conteúdos correspondentes dentro de seu próprio site, deixando a navegabilidade do seu usuário mais fluída e a linkagem externa, onde você apontará ou receberá links como forma de referência, aumentando assim a relevância do seu conteúdo e site no todo. Claro que o Link Building não se resume apenas nessas técnicas, porém preferi não complicar tanto dessa vez para que você não tenha dificuldades quanto à aplicação.
Existem diversas outras técnicas de SEO que daria para escrever um livro, porém vamos evoluindo passo a passo, assim você entende melhor e eu consigo lhe ajudar conforme as dúvidas forem surgindo. Espero que esse conteúdo tenha sido agregador, lhe convido a deixar sua opinião ou dúvidas que possam ter surgido no decorrer da leitura ou aplicação.
Aguardo seu comentário!