O Instagram é a plataforma que mais cresce no mundo, sendo considerada uma das maiores redes sociais com milhares de acessos diários. Sempre que me deparo com alguém que ainda não marca presença com a sua empresa no Instagram, eu vejo como alguém que está perdendo muito dinheiro.

É no Instagram que estão as pessoas que podem comprar o seu produto. Isso porque os usuários dessa rede social costumam passar muito tempo dentro do aplicativo e quanto mais tempo eles passam lá, significa que você também tem que estar presente, você tem que estar nessa plataforma. Obviamente é neste lugar que está a sua audiência.

Se você já tem domínio do Instagram e ainda não alcançou os resultados, provavelmente seu problema deve estar nas vendas. É necessário sempre realizar uma autoanálise para verificar se você está utilizando o Instagram da maneira correta.

Atualmente esse é um dos termos mais buscados no Google: Como crescer no Instagram. Isso porque hoje as pessoas já reconhecem a importância e o tamanho do Instagram, a maior rede social da qual as pessoas gastam a maior parte do seu tempo ali.

A retenção do Instagram é muito grande, tem os stories que ficam atualizando o dia todo, os feeds, e é uma rede social que se você não cuidar acaba passando mais de oito horas dentro dela, porque sempre tem algo novo.

Hoje eu estou praticamente em todas as redes sociais, porém meu foco é Instagram e YouTube, que para mim são as principais. Você precisa crescer no Instagram, e não somente de uma forma orgânica ou paga e sim de ambas as formas.

Se você dominar o Instagram da maneira correta, isso afeta diretamente nos resultados do seu negócio. No meu Podcast Extremo, conversamos um pouco sobre o assunto, você pode acompanhar no vídeo abaixo ou ler o texto a seguir.

Confira algumas dúvidas comuns de quem já entendeu que estar presente no Instagram é garantia de sucesso:

Perfil pessoal x conta comercial

Pessoa segurando celular com Instagram aberto (Solen Feyissa)
Pessoa segurando celular com Instagram aberto (Solen Feyissa)

No Instagram existem três tipos de perfil: Pessoal, comercial/profissional e gerador de conteúdo. Dependendo do tipo de perfil que você criar o Instagram entrega métricas diferentes.

Uma dúvida comum de quem quer começar a lançar um negócio no Instagram é se deve ser criada uma nova conta ou transformar seu perfil pessoal em conta profissional.

Muitas vezes usar um perfil pessoal para distribuir conteúdo pode dar melhores resultados. Quem consegue criar uma autoridade no assunto, fica mais fácil de oferecer um produto e ser aceito. As pessoas não gostam de seguir perfil de empresas, porque perfil de empresa fica muito claro que o objetivo de estar ali é vender para você no final. Quando você segue alguém você quer criar um relacionamento com essa pessoa e entender o que ela pode gerar de valor para você.

A grande desvantagem de usar perfil pessoal é que o conteúdo vai ficar dependente de você. Quem precisa gerar valor é você, e é o seu rosto que fica estampado no negócio. Quem não quer esse tipo de exposição, pode tentar criar uma conta comercial e deixar esse perfil o mais humanizado possível. Se você quer crescer no Instagram não pode ter uma interação fria com o público, você precisa se relacionar como se estivesse em uma festa, ou roda de amigos, porque as pessoas procuram criar relacionamentos online.

Crescer no Instagram é o mesmo que ter mais seguidores?

Perfil Instagram (Erik Lucatero)
Perfil Instagram (Erik Lucatero)

Não necessariamente ter muitos seguidores é crescer de fato no Instagram. Tem pessoas que com 10 mil seguidores tem um engajamento muito maior com seu público do que alguém que tenha seus 50 mil seguidores.

Tem uma grande diferença entre ter muito seguidores e ter seguidores qualificados. Quem te segue porque realmente tem interesse no seu conteúdo tem muito mais valor, vai gerar mais resultado que ter milhares de seguidores que só estão por volume.

O Instagram precisa ser renovado sempre. O conteúdo publicado precisa ser renovado continuamente. Se alguém que cresceu muito no Instagram simplesmente parar de publicar conteúdo por algum tempo a audiência esfria, então esse crescimento deve ser contínuo e infinito.

Muita gente quer ter seguidores, mas não quer pagar o preço de ter esses 10 mil seguidores. Ela quer só o resultado. Por isso a primeira coisa que a gente tem que entender é: Eu preciso ser frequente na geração de conteúdo, porque é na geração de conteúdo que gera audiência.

Ficar pedindo para as pessoas seguirem e não ter nada de conteúdo gerado, não vai fazer você alcançar resultados. Quem é convidado para seguir determinado perfil espera ter pelo menos uma semana de conteúdo de valor para acompanhar.

Quando você pede para alguém te seguir isso já significa que você não gera valor suficiente, porque quando você gera valor as pessoas te seguem. Quando tem conteúdo de valor é natural que as pessoas vão comentar uns com os outros e as pessoas vão seguir.

A pessoa se tornar um seguidor é uma consequência do quanto que você gera de valor e com alguma consistência. Se preocupe em ser frequente, constante e depois é só esperar os resultados. Se você se comprometeu a publicar dois conteúdos por semana no Instagram, faça os dois conteúdos e publica. Se der para fazer um pouco mais, ótimo. Se não for possível, continua com o dois. O importante é exatamente manter a constância das publicações.

Mesmo com essa consistência, o resultado é pra longo prazo e isso as pessoas não entendem, elas querem o resultado para hoje.

Existe uma fórmula mágica para o crescimento?

mulher soprando polvilho na mão (lmos Bechtold)
mulher soprando polvilho na mão (lmos Bechtold)

Infelizmente não existe uma fórmula mágica para alcançar crescimento dentro do Instagram. O que existem são estratégias, porém, a base continua sendo a mesma: gerar valor com consistência.

Quem quer crescer no Instagram precisa ter domínio da área que quer abordar. Não adianta procurar um nicho que esteja em alta. Não existe uma área que seja mais fácil de crescer que a outra se você não tiver domínio do que está falando. As pessoas querem crescer no Instagram falando de coisas que elas não entendem.

Quer ter autoridade sobre algum assunto? Fala sobre aquilo que você sabe fazer, daquilo que você entende caso ao contrario você não conseguirá sustentar isso. Porque as pessoas terão dúvidas e irão te perguntar sobre o assunto, e quem não tem domínio não vai dar conta de responder.

Aproveitando essa brecha sobre ter domínio do assunto que está publicando, é importante enfatizar: Copiar conteúdo de outras pessoas não gera valor. Autenticidade e originalidade são questões que contam muito no Instagram.

Primeiro aprenda a fazer alguma coisa. É necessário estudar muito e se dedicar a uma área específica. Tem interesse em determinada área, mas ainda não domina o assunto? Então tire no mínimo um ano para estudo em cima dessa área especificamente, leve ela para o seu dia-a-dia e ai sim compartilhe porque você vai ter entendimento e domínio do assunto. Compartilhe o seu resultado, que mesmo que seja pouco perto do que você espera alcançar, para outras pessoas pode ser muito.

Essa é a fórmula: Eu estudo muito o conteúdo, vivo, aplico, tenho resultados e compartilho através de conteúdo aquilo que eu vivi.

Qual tipo de conteúdo é o ideal para começar?

Sinalização neon (Prateek Katyal)
Sinalização neon (Prateek Katyal)

Essa é uma dúvida comum já que o Instagram tem vários recursos para serem utilizados. Com tantas opções como feed, stories, vídeos, imagens, lives, qual seria o melhor?

Nós devemos ter em mente que o Instagram é a vida real. E quem vai te seguir é porque tem alguma afinidade com você, tem interesse no conteúdo que você oferece. A base é o conteúdo, e quando estamos falando em conteúdo não é exatamente algo relacionado a ensino, como uma vídeo aula. E sim conteúdo que gera algum valor, que as pessoas se reconheçam e sintam alguma conectividade com aquilo, por isso é importante compartilhar somente o que se vive.

Para saber qual o tipo conteúdo ideal, é necessário antes de tudo entender a plataforma. Por exemplo, se você está começando e o objetivo é conseguir seguidores não adianta encher de stories porque só vai conseguir ver os stories quem já te segue. Para alcançar mais pessoas nesse caso é melhor publicar no feed.

Existem tipos de conteúdos diferentes, tem aqueles para melhorar o engajamento e outros simplesmente para aumentar. Por tanto, o tipo de conteúdo ideal depende dos seus objetivos. Sempre tenha metas e objetivos claros ao utilizar qualquer ferramenta.

Dicas para criação de conteúdo

Ferramenta "Explorar" do Instagram (Katka Pavlickova)
Ferramenta “Explorar” do Instagram (Katka Pavlickova)

– Entregue o melhor para a sua audiência. Está começando agora e ainda não tem um público formado? Esse público só vai se formar se você entregar conteúdo de qualidade.

– No Instagram não seja motivado pelas métricas. Por exemplo, postar um conteúdo de qualidade e ficar acompanhando quantos comentários tem, pode te fazer desanimar caso o resultado não seja aquele esperado. Mesmo sem resultado é necessário manter a consistência.

– Hoje é mais comum os usuários utilizarem a ferramenta “explorar do Instagram” para encontrar conteúdos do seu interesse do que ficar rolando a barra de feed dos amigos. E é exatamente desta forma que você pode conseguir alcançar o seu público. Para isso é necessário ficar atendo as palavras-chave ao fazer uma descrição no feed.

– Uma das coisas que precisamos pensar ao criar conteúdo é o seguinte: As pessoas salvariam isso? O salvamento de conteúdo pode ser um fator determinante para você entender qual tipo de conteúdo tem gerado mais valor para o seu público.

– Você precisa ser único e é por isso que as pessoas vão te seguir, porque se as pessoas fizerem exatamente igual à outra pessoa que já tem autoridade do assunto, não faz sentido seguir você, eles vão seguir o outro.

– A cara do teu perfil tem que ser convidativa, se não as pessoas não vão te seguir. Não adianta conseguir chamar a atenção de um público com determinado post, e essas pessoas não te seguirem porque o seu perfil de alguma forma não agradou.

– Algo muito importante em um perfil é ter uma biografia clara. Basta falar em uma única frase o que você faz. A pessoa precisa entrar no perfil e entender o que o outro faz o que tem a oferecer e agregar de valor.

– Tenha sua própria identidade visual. Evite imagens do Google ou copiar posts de outros perfis. As pessoas podem falar dos mesmos assuntos, mas com autenticidade.

Como atrair novos seguidores:

Feed do Instagram (Daniel Korpai)
Feed do Instagram (Daniel Korpai)

Como falei anteriormente, para alcançar os resultados esperados é necessário entender a plataforma e as suas ferramentas. Quem está começando agora e precisa conseguir alcançar novos seguidores, pode começar com a produção de conteúdos no Feed através de:

  • Carrossel: Com título chamativo, letra grande em cores que destacam e o principal: gerar valor. O conteúdo tem que ser seu, sair de dentro de você, tem que ser a sua opinião e visão.
  • Frases com imagens; procure criar suas próprias frases, evitando copiar frases prontas de pessoas famosas. Imagens do Google já conhecidas também faz seu perfil perder credibilidade. Quem te segue quer ver coisas novas.
  • Reels; com conteúdos de entretenimento. As pessoas estão no Instagram para se distrair, rir, se emocionar, então postar apenas conteúdo profissional fica chato. Um reels tem que ser um conteúdo rápido

Ao criar conteúdo para atrair novos seguidores é necessário ter em mente que deve ser algo que qualquer pessoa poderia ver e entender o que aquilo quer dizer mesmo que não tenha conhecimento do assunto em si. Um conteúdo muito técnico pode não gerar muito engajamento porque não é de conhecimento e interesse de todos.

Criou um conteúdo bacana? Então analise se o seu amigo que não tem domínio desse assunto vai conseguir entender do que se trata. É melhor ser simples e compreensível do que algo muito elaborado do qual as pessoas não entendem e não engajam.

Como engajar os seguidores?

Stories Instagram (Hans Vivek)
Stories Instagram (Hans Vivek)

Existe todo um processo, por isso é importante entender o funil do marketing.  Manter apenas conteúdo para a base do funil pode atrapalhar seus negócios. Uma vez que a pessoa começou a te seguir, é necessário manter o engajamento com esse público. Se você tem o objetivo de vender alguma coisa para essa pessoa no futuro, é necessário criar consciência nela.

Entre as ferramentas disponíveis na plataforma, para engajar os seguidores pode ser utilizado:

  • Stories;
  • Caixinhas de perguntas,
  • Lives,
  • Responder directs e comentários;

É legal citar outras pessoas/serviços no Instagram. Faça isso independente do resultado. Fazendo isso você pode estar ajudando outra pessoa a crescer, e futuramente outra pessoa poderá também de indicar, ajudando assim no seu crescimento. Pense no Instagram como uma rede que está totalmente interligada uma a outra.

Faça conteúdo e não desanime com as métricas. Quando você tem um seguidor, não significa que ele vai consumir todos os seus conteúdos. A maioria não cresce no Instagram não é porque não faz conteúdo bom e nem porque é difícil, e sim, porque desiste, porque não tem consistência.

Não adianta querer crescer rápido, entenda que crescimento é com tempo. Uma árvore não cresce e frutifica da noite para o dia, ela só existe porque um dia alguém plantou uma semente e regou continuamente.

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