É fato que o Youtube se tornou uma grande indústria de conhecimento livre, como se já não bastasse esse grande feito, ele proporciona ainda mais e sabe o que é? Oportunidade de um negócio sólido e bem remunerado.

Se você me conhece um pouco, sabe que acredito que o dinheiro não é tudo, não é verdade? Claro, que é muito bom ter dinheiro para ajudar realizar sonhos, mas isso não é o principal, dinheiro é apenas consequência de um trabalho bem feito, é uma das formas de reconhecimento que existem.

Por isso, antes mesmo, de começar a abordar técnicas e lhe dar informações específicas, preciso te informar que se o seu foco é dinheiro e somente dinheiro, seu canal tem grandes chances de dar errado. O meu conselho para você é simples: “Trabalhe com o que você ama, entregue algo valioso à sua possível audiência”. Sua visão, então, será totalmente transformada.

 

canal no youtube

 

Você pode estar pensando agora: “Tiago, do que você está falando?”. Calma, amigo! Posso lhe dar a certeza que quando você perceber que pode ajudar muitas pessoas com as suas aptidões, o dinheiro será o menos importante.

Sei que com o crescimento da internet e do número de pessoas que passaram ter acesso a essa ferramenta maravilhosa fez com que o interesse por trabalhar na internet expandisse e muito, mas você sabe qual é um dos principais focos de interesse? Isso mesmo, o Youtube.

O Youtube vem em uma crescente ascensão e isso pode ser observado através do reconhecimento da famosa mídia off. Tenho certeza que você já deve ter visto de forma recorrente, as abordagens com relação aos “Youtubers” e o sucesso grandioso que eles obtêm, aparentemente, sem muito esforço. Preciso lhe dizer que isso não é verdade, salvo em alguns casos de sorte, geralmente para ter um canal bem sucedido no Youtube, muito trabalho está envolvido.

Pensando nisso, tive a certeza que deveria passar informações valiosas que aprendi ao longo da minha carreira para você que tem o desejo de abrir um canal no Youtube.

Abrir um canal no Youtube é basicamente simples e até mesmo rápido, mas eu quero e preciso ir além, para que assim você tenha plena capacidade de alcançar o sucesso. O que quero proporcionar para você hoje são informações importantíssimas para você estruturar o planejamento do seu canal.

Para iniciarmos nosso tour de conhecimento, defini que o melhor é lhe mostrar sobre como estruturar suas ideias quando o foco é o Youtube.

 

O que Devo Pensar Antes de Abrir um Canal no Youtube?

Você já deve estar cansado de saber, mas preciso salientar, que para que qualquer projeto dê certo, a primeira coisa que se deve fazer é estruturar as suas ideias com bases fortes e realizáveis. Por isso separei uma lista matadora que trará retorno imensurável. Você deve pensar:

  1. Quais são seus ideais: A primeira coisa que você deve pensar ao criar um canal no Youtube é definir quais serão os ideais e as premissas que serão a base que agregará valor ao seu conteúdo. Isso pode parecer uma besteira, porém, o seu público alvo estará totalmente engajado em compartilhar ideias que se referencie aos mesmos ideais. Nesse momento você estará estabelecendo uma conexão com pessoas reais e dispostas a estar com você, como em um time, jogando lado a lado.

 

  1. Aonde Você Quer Chegar: É muito importante ter um objetivo traçado desde o início da criação de seu canal, sendo assim, você precisa estabelecer metas tangíveis para ir alcançando pouco a pouco. Isso lhe ajudará conseguir alcançar tudo que deseja. Não adianta querer algo, se você não sabe aonde você quer chegar. Qual o seu destino?

 

  1. Como Você vai fazer para chegar lá: Você precisa ter um planejamento estratégico que irá ditar a forma com que você deve se comportar nessa caminhada. Chegar ao seu destino depende muito do caminho que você irá percorrer. Por isso, para cada objetivo, defina quais armas você utilizará para vencer a batalha. A cada obstáculo vencido, escolha qual será o veículo que lhe levará para o próximo passo.

 

  1. Qual seu público Alvo: O público alvo é o responsável pelo seu sucesso e permanência nele, por isso, é importantíssimo que você os conheça profundamente. Possivelmente, estude-os antes mesmo de traçar todo o seu planejamento, pois dependendo do comportamento do seu público, suas ações deverão ser diferenciadas. A linguagem do público é um referencial interessante, pois, se você conseguir falar na mesma língua que seus espectadores, a conexão gerada será ainda mais forte e consequentemente a aproximação também. Pense nisso.

 

  1. Quais os problemas e as dores do seu público: Você só terá um canal de sucesso, se você conseguir entender quais as verdadeiras necessidades de seu público. Essa não é uma tarefa fácil e a melhor forma de se obter informações é ouvir o que eles têm a dizer. Minha dica é que você estude seu público e se possível, faça uma pesquisa através de questionários que induzam uma conversa aberta com você. Entender os problemas e as dores do seu público é imensamente essencial, até mesmo para que você consiga definir qual solução você poderá oferecer a eles.

 

  1. Qual a solução que você oferecerá: Sucesso é consequência de algo bem feito, não é verdade? Nesse caso ele pode ser visto como consequência de uma troca mútua de informações que solucionam um problema, necessidade, desejo, medo, dentre outras coisas. Por isso, através dos estudos do seu público, você já terá em mãos todas as informações necessárias que lhe dirão quais são esses “problemas” que precisam ser solucionados. Nesse ponto, você precisa escolher a melhor maneira de oferecer essa solução. Na hora de traçar essa estratégia, considere os interesses de sua audiência, o comportamento, a linguagem, a idade, faixa etária, sexo, dentre outros pontos que poderão influenciar a forma como você deve apresentar a solução.

 

  1. Qual o seu propósito: Já falamos de ideal e objetivo e o propósito tem tudo haver com isso. Você precisa saber qual é o seu propósito com isso tudo. Sabe aquele “algo maior”, que você deseja alcançar? O motivo mais importante? Saiba qual é o seu propósito e ele lhe ajudará a manter o foco, o objetivo, a estratégia, o caminho, além de realizar conexões fortes com quem lhe acompanha. Saiba que um propósito conecta pessoas de forma incrivelmente intensa e isso pode lhe ajudar chegar lá ainda mais rápido e com muitos aliados que compartilham dos mesmos valores que você.

 

Pronto, agora você já sabe tudo sobre como você deve se planejar antes de abrir um canal. Na próxima fase, lhe mostrarei algumas práticas mais técnicas sobre essa tarefa proposta no título do artigo.

 

Técnicas para Solidificar meu Canal

Para que tudo comece com o máximo de chance de sucesso, você deve pensar na parte técnica estratégica também, por isso pense em:

  1. Qualidade Audiovisual: Para que você consiga manter uma audiência e constantes interessados no seu canal do Youtube, a qualidade deve ser o seu lema. Por isso, procure sempre entregar vídeos de qualidade, isso quer dizer, bom áudio e vídeo. As pessoas precisam lhe ver e lhe entender, caso contrário, elas irão embora e dificilmente voltarão.

 

canal no youtube.

 

  1. Qualidade do Conteúdo: A qualidade do conteúdo é imprescindível, por isso estude antes de gravar. Pense no que você vai transmitir, crie um roteiro para se organizar se possível. Nada adianta colocar um vídeo de alta resolução, som extremamente definido se a sua informação não agrega nenhum valor.

 

  1. Comunicação Aproximada: Comunique-se com seu público da forma mais aproximada possível. Para fazer isso da melhor maneira, procure estudar a linguagem e o comportamento do seu público alvo. Analisá-los nas redes sociais costuma ser um ótimo termômetro para essa tarefa.

 

  1. Publicidade: Investir em publicidade é uma maneira bem certeira de garantir que as pessoas saibam que você existe. Por isso, veja qual oportunidade se adéqua melhor aos seus objetivos. O Ads é uma excelente ferramenta para isso, contando com técnicas incríveis para o Youtube.

 

  1. Rotina: Manter uma rotina de postagens é uma sacada inteligente para quem está começando no Youtube, pois isso gera uma maior ligação. O usuário precisa entender como será a disponibilização de conteúdo através do seu canal, sendo assim, ao gravar um vídeo, procure sempre informar quando será feito uma nova postagem, ou então, comunique o seu público caso haja algum atraso ou impossibilidade de cumprir com o prometido, isso passará uma maior credibilidade e o seu público entenderá que você se preocupa com ele.

 

  1. Link de Descrição: O link de descrição é uma sacada bem interessante e que pode contribuir tanto para o aumento do número de inscritos no seu canal, quanto para atrair tráfego direto para a sua página. Eu costumo sempre colocar um link antes da explicação da descrição, isso ajuda o usuário fazer uma ponte à uma outra plataforma que também é minha.

Estamos chegando quase ao fim desse conteúdo, mas antes preciso lhe mostrar de modo efetivo e prático como você deve proceder para criar o seu canal.

 

Criando Meu Canal no Youtube

 

canal no youtube,

 

Nossa última fase de hoje é relativamente simples e rápida de ser feita, para concluí-la com sucesso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Conta Gmail: Você precisará ter uma conta do Gmail para ter acesso à plataforma de vídeos. Caso não tenha, acesse www.gmail.com e crie sua conta gratuitamente.
  2. Plataforma Youtube: Com a sua conta em mãos, acesse youtube.com e faça login na plataforma.
  3. Categoria: Para iniciar é preciso escolher uma categoria para o seu canal. Procure por um nicho que mais se adéqua com os temas que você irá tratar.
  1. Definindo o Nome: Agora é hora de definir um nome para o seu canal.
  1. Sincronização Google+: É preciso fazer a sincronização de seu canal com o Google+, porém não se preocupe, pois ao criar a sua conta do Gmail, uma conta no G+ foi criada automaticamente para você.
  1. Descrição: Chegou o momento de fazer a descrição de seu canal, procure escrever de forma clara e objetiva o que você transmitirá nos conteúdos disponibilizados. Se você tem um nicho focado, não se esqueça de usar a palavra-chave principal relacionada ao seu tema.
  1. Imagens: Agora é hora de escolher as imagens, tanto da capa, quanto do ícone. Defina imagens de qualidade e que tenham sua marca impressa.

Chegamos ao fim por aqui, mas está na hora de você começar a sua ação. Espero ter conseguido lhe ajudar, caso tenha dúvidas sobre esse assunto e outros, entre em contato comigo, terei enorme prazer em tentar solucionar seus questionamentos.

Forte Abraço.

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