O e-mail marketing é um dos meios mais eficazes de trazer resultados positivos ao seu negócio.

O problema é que, infelizmente, ainda hoje há muitos erros sendo cometidos durante a execução da estratégia.

E por conta disso, muita gente diz que o e-mail marketing morreu, que ele não funciona mais, que é coisa de marketing antigo.

Nós, aqui do Mestre do Ads, podemos lhe dar total certeza que sim, o e-mail marketing continua vivo, trazendo recordes de resultados e faturamentos para marcas que sabem como o utilizar de maneira assertiva e proveitosa.

Se você está sentindo que não está conquistando os resultados prometidos, previstos no seu planejamento, esse conteúdo é pra você.

Hoje, te entregaremos um Checklist completo para fazer seu e-mail marketing trazer resultados.

Vem com a gente!

 

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Mande E-mails Marketing às 6h da Manhã

O nosso primeiro item do Checklist é extremamente importante e, se seguido corretamente, pode elevar seus resultados imensamente.

Uma pesquisa feita pela HubSpot mostrou recentemente que o melhor horário para enviar uma mensagem ou conteúdo via e-mail é as 6h da manhã.

Isso porque seu estudo mostrou que este é o horário com maior taxa de cliques e abertura.

É claro que o nível de retorno dessa ação dependerá muito do seu público alvo, então a dica é: Estude o comportamento da sua base de leads, faça testes enviando e-mails às 6h da manhã e chegue ao horário perfeito.

Quanto mais alcance, quanto mais pessoas lerem o seu conteúdo, maiores são as chances de chegar a conversão. Concorda?

Use os Termos “Vagas e Empregos” Quando Puder

Essa mesma pesquisa citada acima, também mostrou e comprovou que dentre os assuntos utilizados no e-mail marketing, os termos “vagas” e “empregos” são os que mais atraem cliques.

Por esse motivo, sempre que puder, os utilize, mas com cuidado, sempre prezando a qualidade do conteúdo e a relação transparente com o seu lead.

Não adianta nada colocar essas palavras no assunto de e-mail que trata de um tema totalmente diferente.

A grande sacada é pesquisar assuntos ligados à esses termos dentro do seu nicho de atuação e que podem atrair o seu público alvo.

 

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Chame o destinatário do seu e-mail marketing pelo nome

Você já deve saber que o consumidor atual está mais exigente quanto às abordagens do marketing, certo?

Dentre as exigências, uma das coisas mais valorizadas é o nível de personalização que uma marca oferece ao potencial cliente, à necessidade ou desejo dele.

Por isso, você deve estar atento à personificação do seu lead. Nada de tratar todo mundo como parte de um grupo grande, massivo, como era antes no marketing mais tradicional.

Chame sempre o seu lead pelo nome, diretamente. Isso elevará a sua taxa de abertura e ainda fará com que a relação entre a sua marca e o lead fique mais próxima.

Cuidado Com o Assunto do E-Mail Marketing

Lá no início, nós falamos brevemente sobre o assunto do e-mail, lembra? Bem, esse é um ponto crucial para que você tenha sucesso ou o fracasso.

É que segundo pesquisas recentes, os usuários de modo geral, cerca de 40% deles, olham para o assunto do e-mail para decidir se vão abrir para consumir o conteúdo ou não.

Como dissemos acima, é muito importante que você estude seu público alvo para entender quais são os assuntos que mais os interessa.

Sabe qual é o segredo? Entregar sempre conteúdo relevante!

 

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Utilize o Call To Action “Clique Aqui” e outros

O CTA ou a famosa Chamada para Ação é parte importante do conteúdo de um e-mail marketing, principalmente, porque ela direciona o usuário, o impulsionando para ação.

Só que não adianta usar qualquer um, é preciso utilizar o correto, aquele que vai elevar a sua taxa de cliques e, possivelmente, conversões.

A primeira sacada aqui é utilizar um call to action que seja claro, comunicando bem, sem ruídos, e direto, evitando causar dúvidas.

Um estudo feito pela HubSpot mostrou que o CTA que mais atrai cliques é o simples “clique aqui”.

Segmente seus Leads

Esse é um item que deve estar permanente no seu Checklist. A segmentação dos leads é algo que muita gente esquece de fazer e, por isso, não obtém os resultados das perspectivas.

Pense bem, o que adianta mandar um e-mail de vendas para um lead que já comprou o produto?

Pior do que isso… Imagina mandar um e-mail com promoção de um item que o lead adquiriu com preço maior, não faz nem uma semana?

Concorda que você vai causar um sentimento de perda horrível no cliente, que vai inclusive, impactar a sua relação com ele?

A segmentação dos leads serve para você entregar somente conteúdos de qualidade e relevância, sempre assertivos com relação à necessidade e o momento do cliente na jornada de consumo.

Alimente os leads que já consumiram levando em conta seus interesses

Como um complemento do item anterior, continuar alimentando os leads que já consumiram, ou seja, os clientes da sua marca é indispensável.

Óbvio, que é preciso oferecer conteúdos, produtos e promoções que tenham a ver diretamente com o perfil de necessidades dele, inclusive, considerando a sua primeira compra.

Além de ser muito mais barato fazer esse tipo de ação. Uma pesquisa realizada pela eMarketer mostrou que mais de 80% dos leads que já efetuaram uma compra na sua marca, voltam a comprar se receberem e-mails com conteúdos relacionados à sua primeira aquisição.

Tenha materiais capazes de chamar a atenção do seu usuário em 4 segundos

Você está cansado de saber que oferecer conteúdo relevante é imprescindível para obter resultados.

Só que talvez você não saiba que para conseguir atrair a atenção do lead, à ponto dele parar e clicar no seu e-mail para ler o material, você deve fazer isso em 4 segundos, no máximo.

Um estudo feito pela Litmus comprovou que uma ação de marketing, ou qualquer outro tipo de conteúdo, como um e-mail, deve despertar o interesse do usuário e chamar a atenção dele em 3 ou 4 segundos.

Passando desse tempo, há grandes chances dele não executar nenhuma ação. Por isso, na hora de criar seus materiais, inclusive, o assunto do seu e-mail, trabalhe sob esse objetivo.

Tenha botões de compartilhamento das mídias sociais no seu e-mail

Você sabia que e-mails que contém a possibilidade de compartilhamento por meio de botões das mídias sociais são 158% mais clicados?

Quem diz isso é a Nonprofit Hub, por meio de uma pesquisa. Sabendo disso, não deixe de disponibilizar os botões das principais redes sociais nos seus e-mails marketing.

Essa simples ação, poderá elevar e muito os seus resultados.

É isso, por hoje é só! Esperamos ter lhe ajudado. Ficou com alguma dúvida? Venha conversar com a gente.

Forte Abraço.

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