Está pensando em começar a anunciar no Youtube, mas ainda não tem total controle desse tipo de campanha? Então você chegou ao lugar certo. Sabe por quê?

Porque hoje eu quero te entregar um material incrível sobre erros que devem ser evitados em campanhas no Youtube.

Se você está com certa dificuldade em atingir bons resultados com essa modalidade de anúncio, muito provavelmente, você está cometendo alguns erros pequenos que em conjunto fazem uma somatória grande e negativa para o seu negócio.

 

Campanhas no Youtube.

 

Pensando sobre isso, tive certeza que deveria disponibilizar um material com potencial de te ajudar e foi, exatamente, o que fiz. A partir de agora você pode conferir toda a extensão do conteúdo criado. Vamos lá?

 

Campanhas No Youtube Erro#1 – Não Estudar o Público Alvo

A primeira coisa que você precisa saber é que para realizar campanhas no Youtube você precisa fazer um estudo de público alvo antes mesmo de começar a criar a sua estratégia.

Você pode alegar o seguinte: “Tiago, eu já tenho o estudo do público alvo em mãos, isso porque eu já anuncio em outras plataformas”.

Ok! Ótimo que você tenha esse estudo, mas será necessário fazer outro. Eu sei que você pode ficar relutante quanto a isso, mas você precisa entender que a plataforma mudou e, portanto existe algo de diferente nesse público, uma vez que, ele não está presente nos outros canais em que você anuncia.

Quando você deixa de estudar o seu público alvo antes de iniciar campanhas em uma nova plataforma, como o Youtube, você não consegue captar a essência do comportamento daquele público. Quase sempre você vai se deparar com uma persona bastante parecida, porém um mínimo detalhe que o diferencie pode ser o grande motivo pelo qual ele não é atingido por você nas outras plataformas.

Esses pequenos detalhes que você consegue captar através de um estudo profundo de público alvo, pode basilar a sua campanha e torná-la forte na capacidade de atingir e conectar, portanto não deixe de realizar essa tarefa.

Vamos ao próximo erro que pode ser fatal aos resultados de sua campanha? Direto ao ponto!

 

Campanhas No Youtube Erro#2 – Não Ter Um Objetivo Definido

O Youtube representa hoje um dos maiores e mais fortes canais quando o assunto é publicidade e isso se dá, principalmente, pelo número de acessos que a plataforma recebe diariamente. A expressividade do Youtube é notória e é incontestável o poder que ele exerce sobre os usuários quando o assunto é atração e tempo de permanência de navegação.

Com esse combo fica muito claro saber o porquê o Youtube é tão forte na publicidade atual, não é verdade?

O que eu quero dizer com tudo isso é que se você fizer tudo da maneira correta, você poderá obter resultados sensacionais, mas só se você trabalhar de forma eficaz.

Uma das coisas que atrapalham o anunciante de aproveitar toda a potência que anunciar no Youtube oferece é cometer o erro de não ter um objetivo definido em suas campanhas.

Você já parou para pensar nisso? Qual é o objetivo da sua campanha no Youtube? Você quer:

  • Vender Mais?
  • Posicionar sua Marca?
  • Tornar a sua marca mais conhecida?
  • Atrair Tráfego?
  • Captar Leads?

Consegue entender o que eu estou falando? Se você não tem um objetivo traçado e bem definido, há grandes possibilidades da sua campanha ser montada com base em uma estratégia feita de maneira equivocada.

 

Campanhas no Youtube,

 

Para que você consiga bons resultados com as campanhas no Youtube, você não pode cometer o erro de não ter um objetivo definido, portanto verifique qual é o seu objetivo, se houver mais de um, coloque por ordem de urgência, NUNCA faça campanhas únicas com diversos objetivos, isso pode tornar os seus anúncios confusos aos olhos do seu público.

Vamos avançar?

 

Campanhas No Youtube Erro#3 – Não Ter Uma Estratégia Pronta

O terceiro erro que pode estar afetando os resultados de suas campanhas no Youtube é algo complementar ao item #2, na verdade, um não funciona sem o outro.

Quando você cria uma campanha eficiente para o Youtube, ela possui um objetivo definido com base nas necessidades do negócio, um estudo de público alvo e uma estratégia para fazer com que tudo flua de maneira a atingir o objetivo da campanha.

O problema está, justamente, na fase da estratégia. Muitos profissionais iniciantes na plataforma acreditam que a estratégia não é necessária, pois há um objetivo traçado, porém isso não é verdade.

A estratégia vai te ajudar a definir quais caminhos tomar para atingir o seu objetivo com maior expressividade, além disso, vai funcionar como um plano de contenção de problemas, deixando tudo mais simples de ser conduzido.

Para garantir maiores chances de atingir o seu objetivo, faça uma estratégia detalhada da sua campanha. Tenha em mãos o estudo do público alvo, se coloque no lugar do seu cliente em potencial e pense em como ele poderia ser atingido, compatibilize todas as informações e ideias que você tiver e extraia o que tiver de melhor.

Lembre-se que a estratégia será o seu mapa durante as suas campanhas no Youtube e, portanto ela é imprescindível.

Preparado para o próximo item? Vamos juntos!

 

Campanhas No Youtube Erro#4 – Utilizar a Mesma Estratégia Sempre

Acabamos de conversar sobre a importância da estratégia, não é mesmo? Nesse item vamos continuar falando sobre o assunto, mas de uma maneira diferente e até mesmo complementar.

Uma das coisas que podem destruir de vez uma campanha cheia de promessas positivas é o fato do anunciante não verificar a necessidade da modificação da estratégia.

Se você já anuncia, sabe que você terá acesso a diversos dados e métricas no decorrer da sua campanha e assim você conseguirá descobrir o desempenho de cada anúncio, como o público está reagindo a eles e uma porção de outros dados que podem dizer muito sobre a eficácia de sua estratégia.

O erro se encontra exatamente nessa fase, quando, simplesmente, a análise das métricas é deixada de lado e a estratégia utilizada na campanha é a mesma do começo ao fim. Se você pensou em fazer isso ou já está fazendo, eu sugiro que pare imediatamente, pois você pode estar perdendo dinheiro e tempo, ou seja, duas coisas muito importantes nos negócios.

O ideal, para garantir que você tenha os melhores resultados possíveis, é que você verifique as métricas sempre e faça os ajustes necessários na sua estratégia e na forma com que escolheu para apresentar o seu produto, serviço ou marca ao seu público.

Se for preciso, mude o anúncio, negative palavras-chaves, utilize mais variações, não tenha medo, as métricas estarão ali para te ajudar, portanto verifique-as e modifique a sua estratégia de acordo com a direção que esses dados estão te apresentando.

 

Campanhas no Youtube

 

Campanhas No Youtube Erro#5 – Não Saber o Formato de Anúncio Ideal

Esse erro é um dos mais comuns entre anunciantes que não possuem tanta experiência no assunto. Talvez, você não esteja conseguindo atingir resultados satisfatórios e nem sabe onde está errando, mas eu vou te ajudar. Preciso te fazer duas perguntas:

  • Você já pensou em qual formato de anúncio no Youtube mais se adéqua ao objetivo de sua campanha?
  • Você sabia que o formato do anúncio tem esse tipo de característica de definição?

Pois é! Muita gente não sabe que as opções de formatos de anúncios no Youtube estão ali para que você possa utilizá-los para os mais variados tipos de objetivos de campanhas.

Se você pensou que eles estavam ali para que você escolhesse o que mais acha bonitinho, se engana! Na publicidade, tudo tem um motivo e, geralmente, esse motivo está ligado a táticas para gerar conversões.

Bom, agora você já sabe que você deve escolher dentre os formatos, qual se encaixa melhor no seu objetivo de campanha, mas quero te dar um exemplo para que fique ainda mais claro e não gere dúvidas. Vamos ao exemplo:

  • Vamos supor que a sua campanha tenha um objetivo de vender cada vez mais. Ok?
  • Nesse caso, na hora de escolher o formato de exibição da sua campanha, você deve escolher pelo formato in-stream.

Sabe aqueles vídeos que passam antes do vídeo principal? Aqueles que possuem, apenas, cinco segundos e podem ser “pulados” depois desse tempo? Esse é o formato in-stream e possui altos índices de conversão quando o assunto são vendas.

Já se o objetivo da campanha for tornar a sua marca mais conhecida e mais familiar aos olhos do público, muito provavelmente, outras opções se encaixariam melhor, por exemplo, o formato de anúncio de sobreposição.

Conseguiu captar a ideia? É muito importante que você saiba discernir esses pontos, desse modo, você terá a possibilidade de brincar com as configurações de campanha, atingindo cada vez mais resultados positivos.

 

Pronto, você já está, totalmente, preparado para iniciar a sua jornada com as campanhas no Youtube.

Espero que você tenha conseguido aproveitar ao máximo todas as informações disponibilizadas através desse conteúdo. Restou alguma dúvida? Entre em contato comigo, lhe responderei pessoalmente o mais rápido possível.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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