Tomar a iniciativa de utilizar links patrocinados para marcar presença na web é uma excelente alterativa e uma decisão primordial para quem deseja fazer com que seu negócio cresça e se posicione no mercado mais rapidamente.

Só que apenas anunciar não irá te levar a alcançar bons resultados, pois por trás de um anúncio que apresenta boas conversões, sempre existirá uma estratégia focada em atender as necessidades e interesse do público alvo em questão.

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Em muitos artigos desse blog, fazemos questão de pontuar que ter dinheiro para anunciar não é sinônimo de bons resultados. O que mostra que estamos no caminho certo com nossas campanhas é o retorno de investimento que temos.

O ROI precisa ser sempre positivo, baseado no objetivo que foi estabelecido. Se em algum momento ele passar a ser negativo é necessário avaliar o que está ocorrendo para que esteja apresentando esses resultados.

A taxa de conversão é um dos fatores mais importantes para saber se sua campanha do Google Ads está funcionando, acompanhada da quantidade de leads que ela está gerando. Além disso, outros dados irão compor a resposta que tanto procura…

  • Será que minha campanha está realmente funcionando?

Para sanar de vez esse dúvida, que é também de muitos anunciantes, o blog do Mestre do Ads preparou um conteúdo recheado de informações e dicas que lhe ajudarão a ter um norte sobre o funcionamento positivo (ou não) de seus campanhas Ads.

Prontos para iniciar?

 

Como saber se sua campanha Google Ads está funcionando.

 

O que prova que uma campanha está funcionando ou não?

Se você tem dúvidas de como avaliar suas campanhas e saber se elas estão realmente funcionando ou se precisam ser reestruturadas será olhando duas métricas bem importantes: O custo de aquisição de clientes, também conhecido como CAC e o ticket médio da campanha.

 

Avaliação do CAC

O CAC nada mais é do que o custo total que você está tendo em estratégias de marketing para que uma compra seja fechada. Geralmente, o que é levado em conta é o custo de criação dos materiais, de divulgação e demais ações que a publicidade demanda.

Em nosso caso, estamos falando exclusivamente do investimento em Google Ads, logo fica mais fácil encontrar esse número. Basta pegar o valor do investimento total e dividir pelo número de aquisições que a sua campanha obteve. O resultado obtido será o seu custo de CAC.

Esse valor não pode ser avaliado sozinho, ele precisa ser interpretado juntamente com o valor do ticket médio que falaremos a seguir, pois só dessa forma será possível identificar se a campanha está tendo um custo bacana ou se está muito elevada.

Ao encontrar esse critério, você já conseguirá identificar se os anúncios estão funcionando ou se precisam ser reavaliados.

Só que existe um porém nessa questão, quando a aquisição é feita na mesma hora, como é o caso de vendas em uma loja virtual, fica fácil de se encontrar um valor de CAC exato. No entanto, quando estamos falando de longo prazo, como é o caso de compras que ocorrem no setor imobiliário, onde a pessoa demora longos meses até praticar a ação de compra, torna-se impossível a utilização desse método.

Se em seu modelo de negócio, o formato de conversão costuma ocorrem em períodos longos, a melhor forma de encontrar valores de CAC é através da taxa de conversão de leads que se tornam clientes, já que existirá toda uma jornada de compra.

No mais, podemos afirmar com veemência que não existe uma outra forma melhor para se provar que uma campanha está sendo vantajosa, do que analisando os números obtidos no CAC em comparação com o ticket médio.

 

Análise do Ticket médio

Você que acompanha de perto o universo do marketing digital, já deve ter ouvido muitos empreendedores falarem de ticket médio de produto, não é mesmo? Mas você sabe o que isso significa?

Esse valor, nada mais é do que, o quanto um cliente gasta em cada compra feita através de seu anúncio, seja para a compra de um produto ou serviço.

O valor correto é obtido pela divisão do valor total das vendas pelo número de clientes que compraram de você.

Então por exemplo, se o seu montante final foi de R$500 e 20 clientes compraram de você, seu ticket médio será de R$25,00.

Deu para entender?

 

Como saber se sua campanha Google Ads está funcionando,,

 

Com a junção desses dois dados será possível, facilmente, identificar se sua campanha Google Ads está funcionando. Antes de olhar os números, você pode avaliar se os seus anúncios estão seguindo as boas práticas determinadas pela plataforma.

Afinal, se algo não estiver funcionando como deveria é bem provável que os números se apresentem bem abaixo de como você imaginava, mas talvez eles não sejam o X da questão, entende?

Venha, então, conferir algumas boas práticas para anúncios do Ads.

 

Boas práticas para anúncios Ads

Se o seu objetivo é trabalhar anúncios para rede de display, observe com muita atenção os detalhes gráficos para:

  • Que seus anúncios não tenham fundos ou efeitos que se mexem, pois esse formato não é permitido pela política de uso;
  • Que seus anúncios não contenham capturas de telas dos anúncios de texto de dentro da plataforma;
  • Que não apresentem o layout de forma invertida;
  • Que não tenha qualquer tipo de conteúdo copiado de outros lugares da internet;
  • O anúncio não pode invadir parte do site ou passar do espaço pré estabelecido;
  • Todo o conteúdo precisa estar claro, direto e objetivo;
  • O espaço destinado para o anúncio da rede de display precisa estar com o espaço totalmente ocupado;
  • A imagem escolhida para a ilustração precisa estar de acordo com o assunto do anúncio.

 

Laptop.
Laptop.

 

Agora, se o seu principal objetivo é trabalhar anúncios na rede de pesquisa, atenção para:

  • Ter a certeza de que a palavra-chave principal está sendo utilizada, tanto no título do anúncio, como no texto;
  • Que a URL de destino está sendo exibida corretamente;
  • Ao anunciar produtos, certifique-se de que o site de destino está apontando para o exato produto do anúncio e não para a home, por exemplo;
  • Que foram criados grupos de palavras-chave semelhantes para que possa ser usado a variação na exibição;
  • De ter utilizando argumentos no texto que levem o usuário a ter interesse em clicar no anúncio;
  • A escolha do título tenha sido feita com base no interesse de pesquisa do usuário.

 

Se os seus anúncios estão seguindo essas práticas, mas mesmo assim os resultados obtidos não está próximos do seu objetivo, talvez seja o momento de parar e avaliar o comportamento de sua campanha de uma maneira geral.

O Google Analytics pode te ajudar bastante a entender o que está acontecendo, pois ele consegue te dar dados importantes de comportamento do seu usuário.

Aproveite para testar diferentes formatos de textos, pode ser que o seu público alvo não esteja se identificando com a forma que tem estruturado a sua campanha e, por isso, não estão convertendo.

Tente criar opções diferenciadas e vá testando uma a uma para entender o que melhor funciona. Ao encontrar um formato que esteja apresentando bons resultados, vá aprimorando, tentando identificar o que está dando o aceite e o que não está, com isso, você conseguirá atingir bons resultados sem gastar muito dinheiro em investimento.

 

É como sempre falamos, testar é a melhor alternativa para encontrar o melhor formato de anúncio para o seu público alvo.

Ficou alguma dúvida?

Pode perguntar que iremos tentar, ao máximo, te ajudar!

Até breve.

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