Levar o usuário a praticar a ação que desejamos é um desafio diário e constante, pois nem sempre o que julgamos uma boa estratégia, funciona da forma com que planejamos.

Para que o usuário pratique uma ação, ele precisa estar pré disposto a seguir um passo a passo, concorda? No entanto, como criar um caminho ideal para que isso ocorra?

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Com toda a certeza, você já deve ter ouvido falar em call to action relevante, não é mesmo? Porém, quais são os parâmetros que devem ser adotados para obter essa informação? Não existem respostas corretas para escrever aqui, pois cada projeto tem um objetivo diferente e um público alvo distinto.

Note que faço questão de pontuar, sempre que possível, a importância de se conhecer seu público alvo e encontrar uma forma de comunicação eficiente, pois só assim será possível chamar a atenção.

 

Dicas para criar uma call to action relevante.

 

O call to action, nada mais é do que a chamada para a ação, ou seja, sua cartada final para conseguir uma conversão. Sendo assim, é preciso que você consiga chamar a atenção para que o alvo seja atingido.

Como disse, não existe uma fórmula secreta que garanta o sucesso de seu call to action, porém existem algumas dicas que podem ser bem úteis para seu projeto, principalmente se você está no momento de fazer teste A / B!

Antes de começar, quero que você tenha em mente que o que falarei aqui são dicas universais, ou seja, podem ser usada em qualquer nicho, no entanto com uma segmentação qualificada os resultados podem ser muito melhores.

Outro detalhe, o objetivo desse conteúdo é te dar dicas para criar um call to action relevante, sendo assim, irei abordar tanto a parte do conteúdo, envolvendo gatilhos mentais, como também a escolha das cores, pois é muito importante trabalhar o conjunto, tudo bem?

Saiba que minha intenção é ajudar você de todas as formas possíveis, por isso, me perdoe se o conteúdo for iniciante demais. Quero que entenda que o público que me acompanha é extremamente variado e esse, foi um dos temas que mais se destacaram em número de pedidos de esclarecimento.

Espero que se mantenha comigo até o final do artigo, pois separei dicas incríveis para você.

Vamos lá?

 

Criando um call do action Relevante

Ao início de cada projeto ou então, no momento da reformulação de uma estratégia, é comum que dúvidas com relação ao call do action mais eficiente para a proposta adotada surja, não é mesmo?  Pode até parecer um detalhe, porém fazer um botão que chama a atenção de seu público alvo é fundamental para a saúde de seu negócio.

Imagine quantas vendas uma loja virtual pode perder, se ao acessar a plataforma, os usuários não encontrarem o botão de compra? E o pior de tudo é que isso ocorre com uma frequência enorme! Já acompanhei diversos projetos em que os clientes entravam em contato com o SAC e relatavam que estavam querendo comprar, porém não encontravam o caminho!

Para que uma situação dessas não ocorra com você, resolvi criar esse guia completo de informações relacionadas ao call to action. Separei algumas dicas bastante interessantes que irão ajudar você a trabalhar melhor com os gatilhos mentais.

Vamos juntos em mais uma viagem em busca ao conhecimento?

 

1º Dica: Destaque para as Chamadas

A questão visual é o ponto principal para um call to action relevante. No entanto, é preciso lembrar que uma página é composta de vários elementos que irão contrastar entre si e podem afetar a usabilidade.

Você pode pensar: “ Já que o Tiago está falando isso, é melhor deixar na página, apenas o texto e o call to action!” Não, de forma alguma! Uma boa página de conversão precisa estar completa, contento título, texto explicativo, imagem e o call to action.

O ponto chave aqui é que você deixe em destaque, entende? Crie um botão com uma cor diferenciada, por exemplo. Isso já chamará a atenção e deixará o caminho aberto para se executar a ação.

 

2º Dica: Cores Corretas

Nada irá adiantar criar um botão, se o mesmo tiver uma cor de fundo igual à página, concorda? É preciso deixar legível e ao mesmo tempo saltar aos olhos.

Veja o circulo que se encontra logo abaixo. Nele temos uma paleta de cores de contraste, ou seja, a cor que é oposta é a que mais se destaca, entende? Você pode usar sistema para criar botões de contrastes mais interessantes para seu projeto.

 

contraste-de-cores

 

3º Dica: Posicionamento

Esse é um ponto bastante interessante, pois acaba sendo fundamental para ativar o interesse do usuário. Isso porque, já pude notar que um botão de call do action que foi colocado “antes da dobra” da página, tem uma taxa de conversão maior. O antes da dobra, significada que ele está na parte inicial, antes do usuário ter que rolar a página, entende?

Claro que isso pode variar dependendo de seu público alvo, por isso indico que você teste em diferentes locais, antes de posicionar de forma fixa.

 

4º Dica:  Use Imagens

Você já deve saber que uma imagem chama mais a atenção do que palavras, não é mesmo? Isso porque, em uma rápida batida de olho é possível fazer uma leitura da mensagem transmitida muito mais rápido do que o processo de leitura.

Verifique se o seu formato de projeto tem o perfil de uso de imagem no call to action, pois isso torna a chamada muito mais interessante. Entendo que não é uma prática usual, pois a parte gráfica é mais usada, porém se for possível, opte por usá-la.

 

5º Dica:  Use de Setas

As setas são muito úteis, pois chamam a atenção para o exato ponto que você deseja que o usuário clique. É como se você falasse: Ignore todo o resto da página e olhe apenas para cá, entende?

É uma estratégia que funciona muito bem e deve ser incluída em seu página!

 

6º Dica: Tamanho da Fonte

Eu aconselho que você trabalhe o texto de seu call to action com um tamanho muito superior do que a fonte do texto, uma vez que, ele precisa ter total destaque com relação ao resto do conteúdo, sendo assim, quando mais elementos você conseguir destacar, melhor.

O único detalhe que preciso salientar é que você não utilize a caixa alta em todo o texto, pois passa a impressão de que você está impondo a ação.

 

7º Dica: Seja Específico

Ao criar sua call to action, procure ser o mais especifico possível para que assim, o usuário tenha clareza na ação do que está praticando.

Por “exemplo, ao invés de usar apenas o “clique aqui”, torne a frase mais objetiva com “ Baixe seu ebook clicando aqui!”.

 

8º Dica: Crie Urgência

Você precisa motivar o seu público alvo a praticar a ação, sendo assim, é preciso que você mostre que será imediata a entrega do que está oferecendo.

Termos como “ compre hoje mesmo”,  “ receba em menos de 24 horas ou “ Entrega Imediata” costumam funcionar muito bem!

 

Dicas para criar uma call to action relevante.

 

9º Dica: Números Atraeem

Já pude comprovar em meus próprios projetos que trabalhar com números tornam o call to action relevantes. Bons exemplos disso são:

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10º Dica: Sublinhado

Sublinhar o seu call to action é outra forma de destacar dos demais conteúdos das páginas. Logo, procure trabalhar a sublinhado junto com as cores que contribuem para a conversão, como por exemplo, a cor verde que passa uma sensação de permissão.

 

Essas são as dicas de aplicação mais importantes para criar call to action relevantes. Espero que elas te ajudem a melhorar a taxa de conversão de sua página e consequentemente, melhorar seus resultados.

Caso tenha restando dúvidas, peço que falo comigo, pois posso te ajudar ainda mais!

Te vejo em breve!

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