O marketing B2B vem atraindo muitos olhares nos últimos tempos, isso porque vem apresentando resultados muito eficientes e satisfatórios. Justamente por esse motivo que achei que seria bastante valioso abordar o tema de forma diferenciada.
Estratégias de marketing, de uma forma geral, costuma atrair olhares de todos os segmentos. Isso porque, toda a empresa tem o objetivo de comercializar o seu produto ou serviço, sendo assim é preciso fazer a publicidade do material ofertado, uma vez que, só compra quem confia na qualidade do que está sendo oferecido.
Apesar de ser um tema muito interessante e que venho estudando cada vez mais, acabei percebendo que não tinha muito material disponibilizado nesse canal e principalmente com a vertente que escolhi para tratar aqui. O que quero ensinar você é aumentar suas vendas com B2B.
Os profissionais que pretendem trabalhar com o formato B2B precisam entender que ele é diferente do B2C. Explicando de forma rápida, o B2C é a forma mais conhecida de venda, aquela que você irá tratar com pessoas comuns, ou seja, pessoas físicas. Irá vender de forma unitária de pessoa em pessoa, ou até mesmo para varejistas que consomem um pouco mais, porém sempre será uma venda direta de empresa para pessoa.
Quando se fala em marketing B2B estamos falando de outra categoria de vendas, uma vez que, você estará trabalhando de empresa para empresa. Você irá precisar de uma aprovação em grupo para fechar aquela parceria. Sendo assim, não existe um comprador final e sim, uma parcela de influenciadores e os tomadores de decisão, aqueles que batem o martelo e fecham o contrato.
Deu para entender a ótica de cada tipo? Acredito que sim! Logo, podemos continuar. Optei por seguir a linha da segunda opção, ou seja, vou lhe ensinar a aumentar suas vendas usando o marketing B2B, vendendo de empresa para a empresa.
Muitos empreendedores acham que não precisam traçar uma estratégia diferente para cada grupo, visto que tudo é publicidade. Isso pode fazer com que sua estratégia fracasse, sabia?
Costumo dizer que quando se trata de B2C, você pode trabalhar muito mais o lado emocional, pois você precisa da aprovação apenas do cliente final, ou seja, de quem irá comprar e consumir. No entanto, quando o assunto é B2B a coisa funciona um pouco diferente, isso porque a aprovação irá depender de um grupo de pessoas, onde cada um tem uma opinião diferente e mais, o foco não é no benefício próprio e sim, nas vantagens e benefícios que aquela parceria irá trazer a marca. Sendo assim, as exigências são muito mais profundas.
Quero te ajudar nessa tarefa, pois sei que não é fácil pensar sozinho em uma estratégia B2B. Quero, sinceramente, que você aumente suas vendas, então pensei em listar algumas dicas para lhe ajudar.
Aproveite todo o conteúdo.
Vamos lá?
Dicas Para Aumentar suas Vendas com B2B
Quando se fala de vendas usando B2B é preciso ter em mente que é necessário ter uma estratégia a curto, médio e em longo prazo. Isso porque, não adianta tentar abraçar o mundo de uma só vez.
Outro detalhe é que não existe “ o jeito certo de fazer’. Você pode até me questionar. “ Ah, Tiago, quem quer trabalhar marketing B2B está querendo vender, não é?” Sim, você está certo, a conversão é o foco, porém partindo de que ponto? Você quer vender para novos clientes? Quer vender para sua base de contatos? Quer reconquistar um lead frio? Todos esses questionamentos são importantes para o trabalho com B2B, entende?
Separei, então, algumas dicas que irão te ajudar a aumentar suas vendas!
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Valor Claro
Qualquer tipo de produto ou serviço tem um valor, um motivo pelo qual ele existe. Sendo assim, quando você pensar em B2B, você precisa dar um destaque especial a esse item. Isso porque, é muito comum que as parcerias sejam feitas para que seu produto possa complementar o produto de seu parceiro, entende?
Para isso, você precisa mostrar o seu valor e seu diferencial, comprovando que a parceria será benéfica para ambas às partes. Lembre-se que uma marca está preocupada em agregar valor ao seu produto e assim, conquistar a satisfação do seu cliente final.
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Não Atire para todos os Lados
Seu produto tem um valor inestimável, não tem? Então, ele também tem um público específico que sabe valorizar o que você está oferecendo.
Atirar para todos os lados, disparando e-mails, malas diretas ou qualquer tipo de material de publicidade para todas as empresas de sua região não é a melhor forma de se obter um resultado satisfatório.
O que você precisa é fazer uma pesquisa de mercado e entender quais são os segmentos que tem relação direta com o que você tem interesse em vender. Isso fará com que você segmente seus parceiros e aumente suas chances de gerar parcerias que agreguem valor.
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Foco na Pessoa Certa
A tomada de decisão do B2B é feito por um grupo de pessoas, como disse logo no começo do conteúdo. No entanto, nesse ponto existe uma sacada bastante interessante.
Quando chegar o momento de fazer o contato com a empresa que deseja realizar a parceria, você terá contato com um integrante da equipe, ou seja, a pessoa pela qual será encarregada de repassar as informações fornecidas por você. A grande chave aqui é encontrar a pessoal ideal para atingir, ou seja, aquela pessoa que está sofrendo com o problema dia após dia e o seu produto ou serviço é a solução que ela estava procurando.
Dentro desse tópico, existem 4 formas que facilitam o encontro dessa pessoa, são elas:
- A pessoa que controla o orçamento e sabe que o que você está oferendo irá diminuir custos;
- Tem o poder interno de lutar para fechar a parceria;
- É quem enfrenta o problema;
- É o influenciador direto.
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Ciclo de Compra
É muito importante falar sobre esse assunto, pois muitos acham que o sucesso de uma venda se dá pelo ciclo perfeito da estratégia, porém isso está diretamente ligado ao ciclo de compra de seu cliente, ou seja, os momentos em que ele está pré-disposto a investir.
Empresas costumam ter regras claras e rígidas de movimentação de caixa, pagamento de fornecedores, funcionários e demais itens que envolvam orçamento. Por isso, é preciso que você entenda como funciona e nunca tente vender antes do momento certo.
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Hora de Parar de Tentar Vender
Como saber que chegou o momento de parar de investir tempo naquele cliente, pois você já fez de tudo e a venda não se concretizou? Essa é uma pergunta que muitos empreendedores se fazem, isso porque, muitas vezes eles querem tanto uma parceria com a marca X que focam suas forças apenas nela.
É preciso saber identificar o momento de parar e desistir. Listei algumas situações que, normalmente, mostram que a parceria não irá se realizar:
- 4 tentativas de contato sem retorno, mostra que não há prioridade naquela parceria;
- Quando se encontra incompatibilidade em alguns dos processos é um sinal;
- Quando o orçamento é entregue e o contato não é retornado, apenas de 2 ou mais tentativas, pode considerar o momento de parar.
- Após 3 meses de negociação e nada foi fechado.
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Foco no Pós Venda
Finalmente, a parceria foi fechada e agora você é o fornecedor principal da empresa que tanto queria. Pronto, acabou? De forma alguma, pois agora é o momento de trabalhar estratégias de pós-venda.
Acredito que esse seja um dos momentos mais difíceis, uma vez que, a empresa começa a ver a qualidade do seu produto ou serviço e cobrar cada vez mais. Sendo assim, você irá precisar criar uma forma de garantir a satisfação de seu cliente dia após dia.
Minhas dicas aqui são:
- Faça contato ao menos, 1x a cada 15 dias para manter a relação aquecida;
- Procure saber opiniões e criticas sobre o produto;
- Questione se alguma etapa do processo pode ser melhorada;
Essas são algumas dicas que julgo importante para que você possa aumentar suas vendas com B2B. Resolvi passar para você algumas das quais julgo essenciais para uma estratégia de marketing nesse segmento.
Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? Caso haja, entre em contato comigo através do formulário ou então, redes sociais. Terei um prazer enorme em retornar com uma solução para seu problema.
Espero que você consiga decolar as suas vendas com B2B!
Boas Conversões!