Estamos no início de mais um ano e esse, geralmente, é um bom período para começar a execução do nosso planejamento feito no fim do ano passado. Com o começo de um novo ciclo completo pela frente, vem a vontade de sermos mais efetivos, contundentes em busca de nossos objetivos, validando cada vez mais chances de obtermos sucesso.

Possivelmente, esse é o momento que mais temos gás para colocar em prática tudo que planejamos, porém eu sei que esse ambiente favorável pode não estar na realidade de todos.

Ter vontade de engrenar um bom projeto é algo em comum entre os empreendedores e empresários, principalmente nesse período, mas nem sempre se sabe por onde começar e, pior, é nesse momento que nascem os problemas de produtividade.

 

Como aumentar a produtividade,

 

Muitas vezes, você planejou com antecedência, pensou, mas na hora de executar, sua cabeça apresenta um travamento e acontece um “baam” no sistema, você não consegue pensar em nada e, portanto não consegue saber como iniciar a execução dos seus projetos.

Se você está se sentindo mal com isso, fique tranquilo, pois todo mundo já passou ou irá passar, ao menos, uma vez por isso na vida profissional. Eu mesmo, já passei por alguns bloqueios como esse, ligados diretamente a produtividade.

Preciso confessar a você que isso é comum entre profissionais de alto rendimento, que trabalham durante horas e horas, sem perceber o tempo passar. Esse foco nas atividades é benéfico, mas à longo prazo pode apresentar sérios problemas como:

  • Bloqueio de criatividade.
  • Baixa produtividade.
  • Problemas com execução de planejamento.
  • Problemas com tomadas de decisões.
  • Falta de senso de direção nos negócios.

Esses são só alguns dos problemas apresentados. Você pode estar pensando:

  • O Tiago está louco. Ele está tentando me convencer que trabalhar demais me traz problemas?

Calma, não quero lhe convencer de nada. Estou lhe apresentando, apenas, alguns dados que retirei dos meus estudos, mas vou lhe explicar melhor, assim você pode tirar suas próprias conclusões.

A nossa cabeça funciona como uma máquina inteligente, portanto até um certo nível de estímulo, que nesse caso são os estudos, execução de tarefas intelectuais e físicas, ela responde aumentando a produtividade e melhorando os níveis de execução, mas com o tempo quando esse estímulo ultrapassa os níveis aceitáveis, ela começa a sofrer um problema de sobrecarga, não respondendo mais como estava anteriormente e é assim que surgem os problemas que eu citei acima. Entendeu?

Bom, é claro que cada um tem o seu limite até a sobrecarga, isso vai depender do tipo de atividade que você exerce, além da sua saúde, seu estilo de vida e até idade, por isso, eu preciso lhe dizer que é importante sempre ponderar, usar o meio termo lhe garante mais vida útil, mais produtividade à longo prazo.

Se você se encaixa em uma ou mais dessas situações descritas abaixo, tenho uma boa notícia para você:

  • Está tentando tirar o planejamento do papel e não consegue.
  • Está tentando iniciar os projetos sem sucesso.
  • Está desesperado sem saber o que fazer porque, do nada, sua energia ou senso de direção profissional sumiu.

A notícia é: Eu vou lhe ajudar, pode ficar despreocupado. Se você está enfrentando esse tipo de situação, a primeira medida inteligente você já tomou, que foi procurar informações a respeito de como resolver esse ponto.

A sua parte foi feita, agora é a hora de eu fazer a minha, portanto a seguir, vou lhe mostrar como aumentar a produtividade e sair de, uma vez por todas, dessa situação que nos deixa tão angustiados. Preparado? Mãos à obra.

 

Melhorando a Produtividade em 5 Passos

Esse é um dos momentos mais difíceis na vida profissional, já ouvi relatos de empreendedores que perderam anos com bloqueio criativo e, portanto sem nenhuma produtividade. Pensando sobre isso, me lembrei de algumas situações que passei e, então, comecei a puxar lá no fundo da memória, quais foram os métodos que eu utilizei para não passar tanto tempo dentro dessa situação complexa.

 

Como aumentar a produtividade

 

Quando consegui juntar todos os dados que eu gostaria, fui enumerando um a um e pensando como cada um deles me ajudou, fui me certificar de que cada uma dessas coisas, realmente, aconteceu. Conversei com as pessoas que me acompanharam nessa época e consegui validar o material por completo. O elenco escalado e vencedor de táticas para driblar os problemas e aumentar a produtividade, você confere logo abaixo.

  1. Não sobrecarregue sua máquina: Como eu já tive a oportunidade de dizer, não sobrecarregar a sua cabeça é peça chave para manter-se produtivo por mais tempo ao longo dos anos. Para se certificar de que você está fazendo tudo dentro do limite correto, pondere. Estabeleça um número de horas para realizar as tarefas, utilize a regra do: “Nem muito, nem tão pouco”, ou seja, verifique o tempo o suficiente para executar tudo com perfeição no limite do prazo estabelecido antecipadamente em seu planejamento.

 

  1. Tenha um Ambiente Agradável: Isso até parece besteira, mas não é. Estudos feitos pela Universidade de Queensland atestam que a produtividade aumenta em, ao menos, 15% quando os profissionais trabalham em ambientes agradáveis. Claro, isso pode variar de pessoa para pessoa, portanto pense no ambiente ideal para você, de acordo com seus gostos e tente replicá-lo em seu escritório, agência ou na sua casa, se você trabalha em home Office. Uma dica: Procure montar um ambiente que não faça a sua distração aflorar, se você se distrai facilmente com a televisão, por exemplo, tire-a do seu ambiente.

 

  1. Faça pausas: Tão importante quanto trabalhar em um ambiente agradável é fazer as pausas para o seu cérebro descansar e se manter produtivo, aumentando o foco e os níveis enérgicos. Estudos afirmam que o ideal é que a cada hora e meia de trabalho intenso, você descanse cerca de 20 minutos. Isso lhe deixará sempre renovado e com vontade de trabalhar mais, porém não exagere, caso você não puder fazer tantas pausas, tire uma maior e durma um pouco, adapte a sua rotina baseado nesses dados e assim tudo dará certo.

 

  1. Aproveite os Momentos de Alta Energia: Essa dica é excelente e, realmente, traz ótimos resultados. Para que você possa colhê-los da melhor maneira possível, faça uma análise de você mesmo em busca de encontrar qual a hora do dia você tem mais energia e vontade de executar suas tarefas. Depois de encontrar qual a hora exata, estabeleça as tarefas mais difíceis para serem executadas nesse momento. Por exemplo:

 

  • Vamos supor que o seu horário produtivo é de manha, das 8h às 11h.
  • No dia anterior, você verificará quais as tarefas mais complexas ou mais importantes a serem executadas. Vamos supor que essa tarefa é elaborar uma campanha de anúncios.
  • Com esses dois dados em mãos, você estabelecerá a sua meta, ou seja: Elaborar uma campanha de anúncios das 8h às 11h, seu horário de maior produtividade.

Você verá que com o passar dos dias, você terá executado diversas tarefas importantes, aumentando seus resultados.

  1. Foque em Uma única tarefa: Muitos profissionais têm como sua maior queixa a necessidade de executar diversas tarefas de uma vez só. Se você passar por esse tipo de situação, eu preciso te alertar para que você paralise esse tipo de ação. Isso porque, para manter-se cada vez mais produtivo e cheio de energia para trabalhar, finalizando as tarefas, você deve manter o foco em uma única tarefa por vez. Segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos, quando você divide sua atenção para duas tarefas que utilizam o cérebro de maneira intelectual, você demora muito mais tempo para executá-las concomitantemente do que se estivesse executando-as separadamente, uma por vez, portanto atenção!

Viu como é possível aumentar a produtividade? Agora é o momento de você começar a realizar as adaptações necessárias e praticar.

Espero ter conseguido ter te ajudado quanto ao tema tratado. Caso você tenha ficado com dúvida, basta entrar em contato comigo, terei enorme prazer em lhe retornar.

 

Como aumentar a produtividade.

 

Sabe de alguém que está passando por esse problema e não sabe como aumentar a produtividade? Compartilhe esse conteúdo, você estará ajudando profissionais e o mercado a ter uma evolução admirável e benéfica como um todo. Ajudar alguém é um ato honroso.

Quer ver um assunto específico tratado aqui? Mande suas sugestões para mim, elas são muitos importantes e me ajudam a entender no que você está precisando de ajuda.

Até a próxima, nos vemos por aí.

Forte Abraço!

Compartilhar.