Vender mais em tempos de crise é algo que qualquer empreendedor deseja, seja ele digital ou do offline. Isso porque, o cenário econômico tem assustando tanto os clientes como os vendedores.

A impressão que tenho é estamos todos com o pé atrás com medo de investir demais em publicidade e não ter retorno, não é mesmo? Sendo assim, preciso te contar que se o que você quer é aumentar suas vendas, será necessário um investimento maior no setor.

Erra quem acha que devido à crise é necessário conter os gastos com publicidade. Isso não deve ser feito de forma alguma, pois será com essa estratégia que será possível vender mais. Em tempos difíceis, o que você precisa é dobrar ou até mesmo triplicar o seu investimento, pois dessa forma você aumenta suas chances de vender.

 

Atitudes para vender mais.

 

Porém, nem só de dinheiro de investimento se faz uma boa publicidade, já que será necessária mão de obra qualificada pra execução o plano de ação de vendas. E quando falo em equipe, não estou dizendo que vender mais sozinho não é possível.. Falo porque quem estiver a frente das vendas, precisa estar preparado para lidar com qualquer adversidade que possa acontecer.

Chega a ser estranho dizer que é difícil contratar um bom vendedor, pois em épocas em que vivemos, a procura por emprego diz está muito maior que a oferta. Não acredito muito nisso, pois acho que quem cria as oportunidades somos nós, porém não vamos desfocar..rs

Existem pessoas que tem o dom da venda, assim como outros que nasceram para ser médicos, enfim o que precisamos aprender para vender mais é ter atitudes que colaborem para isso.

Como sei que você deve estar buscando alternativas para conseguir aumentar suas vendas, achei bastante interessante escrever um conteúdo desse tipo para você.

Me acompanhe e confira!

Vamos lá?

 

1º Atitude para vender mais: Aprenda com quem sabe.

Sabe aquele lance de você ser a média das 5 pessoas que estão do seu lado? Pois então, é totalmente verdade. Se você tem pessoas, sejam elas colegas profissionais ou amigos pessoas que entendem da arte de vender, procuro ajuda sobre o assunto, pois irá te ajudar muito.

Não é só dessa forma que você pode aprender com quem sabe, pois você pode acompanhar nomes do mercado através das redes sociais e de outros veículos de comunicação online. Eu mesmo, sigo alguns e já peguei grandes sacadas com eles.

O mais interessante disso é que quanto mais você estuda sobre o assunto com pessoas que dominam a arte de vender, mas ideias e sacadas você irá tendo e assim, consegue desenvolver personalidade própria para fazer as suas ideias aparecerem e crescerem.

Ah, último detalhe desse tópico, não tenha medo ou vergonha de perguntar. Se surgir alguma dúvida, faça! Mesmo que seja em uma palestra, um evento ou em um congresso. Aquele espeço serve para uma troca de opiniões, logo não é indicado sair levando na bagagem dúvidas ou incertezas, você não acha?

 

Atitudes para vender mais

 

2º Atitude para vender mais: Tenha organização

Vender irá exigir de você uma organização e atenção especial, isso porque você terá que trabalhar com prazo, com dados de pagamento e também com informações sigilosas de seu cliente. Acha que parou por aí? Não mesmo! Terá que ter o controle de estoque, controle de pedidos, devolução de entregas e ainda, está disposto a tirar todas as dúvidas de seu cliente.

Para te ajudar nessa organização, eu indico que você passe a adotar ferramentas de trabalho. Sei que algumas podem parecer  complexas em um primeiro momento, no entanto, no dia a dia de trabalho e conforme você for se familiarizando com o seu uso, tudo ficará muito mais fácil.

Eu costumo falar que vender mais sem o suporte necessário para isso é a mesma coisa que dar um tiro no pé, pois se você não tem estrutura para atender uma alta demanda, você terá um numero de reclamações tão grandes que irá interferir em seu desempenho no momento das vendas. Sendo assim, só comece a escalonar as suas vendas no momento em que você sentir que está pronto e com tudo preparado para tal, assim você não corre o risco de exagerar na dose.

 

3º Atitude para vender mais: Seja um excelente ouvinte

Pode parecer uma atitude boba, porém um bom vendedor é aquele que também é um bom ouvinte. Na verdade, o  que o consumidor quer é alguém que escute os seus problemas e com isso lhe ofereça um produto que possa ser a resolução de tudo.

Por esse motivo, toda a vez que instruir o seu atendimento ao cliente, ou que for fazer isso pessoalmente esteja preparado para escutar. Por mais longe que seja o papo ou chato que esteja, se aquela pessoa chegou até ali e está te contando tudo isso, algo está procurando e talvez, você tenha para vender.

Agora vale a pena pontuar que uma coisa é você ser um vendedor ouvinte e outra e ser o tipo de vendedor que fica empurrando todo e qualquer item. Procure sempre ter uma postura profissional rastreando o perfil de seu cliente para só depois, pensar em oferecer algo que tenha relação com seu perfil.

Tenha o papel de consultor amigo, aquele que vai finalmente entregar a solução que ele tanto está procurando a da forma mais simples possível. Se você conseguir agregar valor ao seu produto, pode dar o preço que desejar que ele será vendidos.

 

Atitudes para vender mais,

 

4º Atitude para vender mais: Ensine o seu lead

Não será todos os seus leads eu viram prontos para o ato da compra. Na realidade, a grande maioria irar vir cru e você terá que doutrinar até que ele chega ao momento exato de praticar a ação.

Apesar de boa parte desse processo ser feito de forma automáticas com ferramentas de e-mail marketing ou e-books, por muitas vezes você terá que atender esse cliente e explicar pessoalmente algumas etapas do processo e é nesse momento que o perigo começa.

Você não deve perder tempo desnecessário explicando todas as técnicas, os motivos e nem ensinando como fazer, até porque esse é o produto que está vendendo. Lembre-se que doutrinar não é entregar o jogo logo de cara.

E se você gosta dessa coisa de ensinar, use a consultoria para isso, pois dessa forma você estará precificando o seu tempo e ainda ajudando da forma que você tanto deseja.

 

5º Atitude para vender mais: Não seja agressivo, mas também não seja lento.

Como também somos consumidores já percebemos que alguns vendedores são mais agressivos e outros mais lentos. Tem gosto para tudo nesse mundo, porém eu prefiro aquelas pessoas que são mais proativas e estão sempre prontas a dar explicações ou ir pegar algum item.

Quando for vender algo, não é necessário agir com agressividade, mas também não seja lento a ponto de irritar o seu cliente. Tudo na medida é interessante, mas também deve haver o feeling de avaliar como o comprador gosta de ser tratado e assim, procurar atender as suas expectativas.

Se você ve que a forma com que está trabalhando não está dando certo, procure alterá-la, pois o número de vendas costuma aumentar de forma significativa quando o vendedor tem segurança no que está ofertando.

 

Espero que tenha conseguido lhe passar dicas incríveis de atitudes para vender mais. Com isso, comece a aplicar hoje mesmo em seu negócio e prepare-se para ver a mudança em breve.

Quer me perguntar algo? Deixe seu comentário…

Até mais!

Compartilhar.