Dos anos de 2007 até 2015, a série Mad Men fez um grande sucesso dentro de fora de Brasil.

Toda a série de passam por volta dos anos 60, em um ambiente bem pesado e que, por isso, acabou ganhando muitos prêmio. Alguns dizem que é uma das melhores séries que a televisão já exibiu, pois tratam de diferentes temas, assuntos e abordagem.

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O personagem principal é Don Draper, um publicitário que tem a veia do marketing e que conhece as agências de publicidade de Nova York como ninguém.

Isso fez com que, nós aqui do blog do Mestre do Ads, começássemos a avaliar a série não apenas como um item de entretenimento, mas sim como um local bem precioso para aprender lições de negócios importantes.

Muitos vão dizer que todos os episódios passam em uma época bem diferente da nossa, onde nem mesmo a internet existe.

E é totalmente verdade. No entanto, entra e sai ano e algumas lições de negócios sempre ficam. Sabe aquelas estratégias de marketing que ainda funcionam, mesmo depois de anos? E ainda por cima, mantem-se totalmente atual?

Pois bem, é exatamente o que iremos aprender com as lições de negócio para aprender em Mad Men!

Vamos lá?

 

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1º Lição – Atenção a necessidade, atrás da procura

O primeiro passo é o de entender que sempre existirá um motivo, uma razão para que uma pessoa em especial venha até você e queira comprar seus produtos ou serviços. Na realidade, o que essas pessoas tem é uma necessidade. Não existe coleguismos ou qualquer outro tipo de sentimento.

O que existe é que você vender algo e ele precisa comprar algo, entende?

Isso pode ser um serviço de hospedagem de site, um celular novo, um sofá ou qualquer outro item.

O que você precisa sempre afinar é aprender a olhar o objetivo por trás da procura de seu cliente. E talvez, com isso, identificar o problema para oferecer uma solução MUITO melhor e até mesmo, de maior valor.

Vamos dar um exemplo básico, muitas mulheres procuram por maquiagem, nem sempre para ficar bonita. Por vezes, a grande questão é que sua pele está repleta de espinhas, então a maquiagem irá ajudar a escondê-las.

Então, se ao invés de vender uma maquiagem para cobrir essas espinhas, você vendesse um produto que ajuda no combate, concorda que você estaria resolvendo um problema?

Talvez seja isso que seus clientes tanto busquem, a solução ideal e não apenas uma paliativo.

Quando você consegue descobrir a real necessidade, você consegue oferecer produtos que se encaixam melhor em seu perfil.

 

2º Lição – Lembre-se qual é o objetivo da publicidade

Nós já chegamos a falar uma vez aqui no blog. Quando uma empresa ou um negócio anda mal das pernas, a primeira ação que muitos gestores tomam é cortar o investimento com publicidade.

Mas peraí, o que negócio está mal, já não está vendendo tanto e você corta, justamente a divulgação de seu produto? Fazendo isso, prepare-se para fechar as portas de vez.

É preciso que você tenha sempre em mente que sem a publicidade não existe qualquer possibilidade de sucesso. Afinal, quem é que vai contratar seu serviço ou comprar seu produto, se essa pessoal não sabe quem é você?

O personagem principal da série sabe muito bem que a publicidade é fundamental, então ele tenta incansavelmente manter ativo esse propósito.

Tanto que você observa em muitos episódios que ele não fica tentando convencer as pessoas de que o que ele vende é bom. E sim, ele faz ações para provar que a compra do que ele venda, trará uma experiência positiva para quem compra.

 

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3º Lição –  Esteja sempre aberto a mudanças

Por mais que você se sinta mal e que você não goste de mudanças, durante toda a vida elas são o que mais acontecem. Tudo muda, uma hora ou outra!

Você irá mudar de emprego, de namorado, de propósito, de opinião e mais um porção de possibilidade que a vida lhe dará.

Sempre haverá mudanças que serão positivas e outras que você não vai enxergar tão bem assim. O que você precisa ter em mente é que querendo ou não, elas vão ocorrer e por vezes, são até necessárias para evoluir.

Independentemente do que ocorra, saiba que todos nós somos capazes de se adaptar a mudança. Em alguns momentos irá doer, mas você irá se acostumar rapidamente.

 

4º Lembre-se de cultivar relações interpessoais

Na época em que a série se passa, como dissemos acima, a realidade era bem diferente. A internet não existia, então todas as reuniões, conversas e encontros ocorriam de forma presencial.

Isso mudou, e atualmente, boa parte dos profissionais já utilizam a comunicação online para marcar reuniões, conversas com seus clientes e tudo mais. Inclusive, essa facilidade de comunicação é o grande acontecimento do século.

O que acontece é que, apesar de tantas possibilidade de comunicação, o presencial ainda é algo muito saudável para os seus negócio. Mesmo que você não goste, será preciso cultivar isso sempre.

Claro que você não precisa abandonar seus hábitos virtuais, até porque eles economizam muito e ajudam na redução de custo. No entanto, sempre que possível mantenha um diálogo presencial.

Isso lhe dará maiores chances de concretização de negócios!

 

Lições-de-negócio-para-aprender-em-Mad-Men

 

5º Lição – Pense da mesma forma que seus clientes pensam

Uma das coisas que mais dão certo é se colocar no papel do outro. Na série, o personagem principal vive reconhecendo a necessidade e a importância de pensar da mesma forma que seus clientes.

Isso acontece, pois quando você consegue desvendar a cabeça de seu público alvo, você conseguirá estratégias que estarão mais alinhadas ao seu interesse, entende?

Faça uma pesquisa profunda de seu público, se possível, torne-se ele de vez em quanto, para identificar tudo o que está acontece, de positivo e também de negativo!

 

Aprendeu com as lições?

Lendo tudo dá até vontade de ver a série, não é mesmo?

Aproveite então!

Até breve!

 

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