Tomar decisões nem sempre é uma tarefa fácil, tanto em nossa vida pessoal quanto em nossa vida profissional, isso porque o peso do erro é algo muito grande e que suportar não é uma decisão muito fácil.

Tenho certeza que você deve admirar pessoas que conseguem tomar decisões de forma rápida e assertiva. E mais, toda a decisão tomada dá muito certo, não é mesmo? Pois então, também admiro muito esse tipo de pessoas, pois sou um cara bastante demorado para isso. Acabo perdendo muito tempo e até mesmo noites de sono sem conseguir me decidir se deve seguir para o caminho A ou B.

 

3 Formas de Aprender a tomar decisões,

 

Tudo isso que você está passando, eu entendo, pois eu sinto na pele. Não foi ninguém que me contou, é algo que eu sinto dia após dia. Justamente por esse motivo que acredito que a melhor forma de ajudar você é contando um pouco de minha experiência pessoal e lhe mostrando quais são as formas que desenvolvi para me ajudar a tomar decisões.

Tenho certeza que esse material será bastante esclarecedor e que você conseguirá visualizar as situações de outra ótica.

Podemos começar?

Prepare-se então para um mar de informações.

 

A vida real X Os bastidores

Antes de te passar quais são as forma que eu utilizo para tomar decisões quer conversar com você sobre um detalhe que tem me impressionado muito nos últimos tempos.

Me incomoda demais ouvir comentário de pessoas dizendo que alguém só foi bem sucedido, pois teve “sorte” na vida. Sorte? O cara acorda as 6 horas da manhã, pega o transporte público para atravessar a cidade para trabalhar por mais de 8 horas em uma jornada pesada e ainda tem que fazer todo o trajeto de volta para casa para só assim pode descansar. Durante anos, essa foi a rotina dele, no entanto, ele foi investindo um pouco de seu salário em outros segmentos que gostava de fazer e com isso, pode largar o emprego CLT para ser empreendedor do seu sonho.

Para que isso ocorresse, ele passou a vida tomando decisões difíceis, abriu mão de estar, em muitos momentos, com a família. Abriu mão de noites de sono e até mesmo do tempo de lazer e com isso, conseguiu construir algo bom para a sua vida. No entanto, o que as pessoas enxergam é o que está na frente das cortinas, os bastidores poucos querem saber.

 

3 Formas de Aprender a tomar decisões.

 

Falei tudo isso, para que você consiga compreender que nem tudo são flores, pois para alcançar o sucesso profissional será necessário investir muito tempo e energia do que está disposto a fazer. Não será sempre que suas escolhas darão certo, mas você não pode se deixar abater…

Pronto, chegou o momento de começar a lhe transmitir quais são as formas que utilizo em meu dia a dia de trabalho e que me ajudam a tomar decisões.

Vamos lá?

 

1º Forma – Estude os prós e contras

O jeito mais conhecido de obter sucesso em uma tomada de decisão é mensurar quais são os prós e contras de uma situação e tudo isso feito de forma limpa, sem deixar que a empolgação do momento interferia em seu ato.

Digo isso, pois é muito comum que a gente fique deslumbrando com certas situações e não consiga ter clareza na visualização do que pode ou não dar certo. Sendo assim, se você sabe que isso costuma ocorrer com você, espere que essa euforia passe para que só depois, você pare para pensar.

Quando estamos muito animados com algo, não conseguimos ver com clareza e podemos acabar tomando uma atitude precipitada. Para que você não se arrependa ao final, faça as coisas com a cabeça.

Recebeu uma proposta e está em meio a uma situação que necessita de uma decisão? Ok, escute tudo o que vão te dizer com atenção e não dê qualquer resposta no ato. Peça alguns dias para que você possa amadurecer a ideia e assim, escolher a melhor opção.

 

3 Formas de Aprender a tomar decisões

 

2º Forma – Escute mais opiniões

Você está com uma grande proposta em mãos, já avaliou os prós e contras e mesmo assim não sabe qual é a melhor decisão a ser tomada? Então, ainda não é o momento de dar nenhuma reposta, pois é a hora de escutar mais opiniões sobre o assunto.

Se você tem um sócio ou um parceiro de negócios, talvez seja interessante que você sente com ele e abra o jogo, apresentando todos os pontos que já foram analisados por você e assim, mostrando os porquês de você ainda não ter conseguido bater o martelo.

Essa atitude não significa que você não tenha opinião própria ou que você é incapaz de tomar uma decisão sozinha, muito pelo contrario… Isso mostra que você tem a maturidade de ouvir diversas opiniões, já que cada um tem suas experiências pessoais e pode lhe ajudar com uma visão diferenciada do assunto.

 

3º Forma – Aprenda com Cases de sucesso

Outra boa forma de aprender a toma decisões é ouvindo a experiência dos outros. Como disse no tópico acima, por muita vezes temos uma visão limitada das situações, pois não temos a maturidade profissional de outras pessoas.

Essa falta de maturidade não pode e não deve ser desculpa para desistir de uma situação e é justamente por isso que a internet está repleta de cases de sucesso que podem te ajudar a visualizar situações que você nunca antes passou.

Dê uma estuda em cases de negócios que são parecidos com o seu ramo de atuação e vá ganhando experiência, através da leitura para quando o momento chegar, você consiga ter mais certeza da decisão que está tomando.

 

Os erros e acertos na vida profissional são importantes para que a maturidade seja ganhada e assim, até evitada alguns situações. No entanto, todo o grande empreendedor passará por momentos complicados e terá que optar se vai seguir pela porta da esquerda ou pela da direita. Se vai dar certo a escolha? Ninguém pode saber, pois será apenas o tempo que guarda essas respostas.

Não existe uma formula mágica que irá lhe ajudar a tomar uma decisão em um passe de mágica, porém alguns atributos da vida vão contribuindo para que algumas situações se tornem muito mais fáceis do que outras.

Agora, só depende de você..

Minha última dica, sempre que se sentir pressionado a tomar uma decisão, vá para um lugar calmo onde você possa ficar em silencio com seu pensamento. Pegue lápis e papel e escreva tudo o que você acha importante em relação a essa decisão, pois assim você colocará tudo em seu campo de visão. E só depois de ter a certeza absoluta do que está fazendo é que você deve partir para a ação.

As dicas são simples, porém me ajudaram muito a mudar a forma com que agia quando o assunto era decisões. Espero ter ajudado você.

Gostaria de fazer algum comentário ou questionar algo?

Se sim, por favor, utilize o formulário abaixo!

Muito obrigado pela companhia e pela confiança!

Até a próxima!

Compartilhar.