Pelo que pude ver com as pesquisas que sempre faço para a definição de temas aqui abordados, obtenção de informações e com os comentários de amigos, pude perceber que o assunto API do Google Ads ainda trás grandes dores de cabeça para novatos e profissionais da área.

Você também está com alguma questão em relação a isso? Então, minha primeira dica é que fique comigo, já que está aqui, e leia esse conteúdo até o final. Pelo que pude ver na internet, esse é um assunto pouco comentado. Dentre os milhões de sites existentes na rede, notei que são poucos que abordam esse assunto e os que abordam, fazem de forma básica, não dando a devida atenção.

Venda mais com anúncios online.

Inscreva-se abaixo para receber conteúdos do campo de batalha sobre como vender mais através de anúncios no Google, YouTube, Facebook e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Google Ads" />
Google Ads" />

Analisando essa questão, resolvi montar um conteúdo completo para você que quer entender mais sobre e se especializar no assunto. O que vou passar para você é o conceito desse termo, seu funcionamento, as vantagens de uso e como fazer a utilização.

Apesar de ser um termo técnico do Google Ads, encontrei uma maneira bem fácil e simplificada de te ensinar, então não se preocupe se ao chegar ao final, você ainda tiver dúvidas. O tema é bastante complexo, mas quero que saiba que estou a sua disposição para responder qualquer questão.

 

 

Antes de começar, gostaria de te indicar alguns conteúdos que podem servir de bagagem nesse novo aprendizado. Você pode até afirmar: “Tiago, o que quero saber é sobre o API do Ads!” Tudo bem, eu sei e entendo você, mas os estudos sobre o Ads funcionam de forma continua, ou seja, você precisa evoluir nos temas para entender e conseguir contextualizá-lo. Funciona da mesma forma que uma receita de bolo, do que adiantar misturar tudo e colocar no forno, se não houve a mistura nas proporções corretas, entende?

Logo, antes de começar a aprender tudo sobre API, não deixe de ver os seguintes conteúdos:

Se você já leu os conteúdos acima, posso ficar mais tranquilo, garantindo assim que seu aprendizado daqui para frente seja o mais eficiente possível.

Vamos começar? Para que a leitura se torne interessante, iniciaremos logo respondendo a questão principal: O que é API Google Ads?

 

O que é API Google Ads?

Como você já deve saber o Google está sempre pensando em soluções que contribuam para que seus usuários e profissionais da área que trabalham com seus recursos tenham uma maior facilidade de utilização das ferramentas. A criação do API do Google Ads veio justamente para isso.

Para que você entenda, o termo API ou interface de programação de aplicativos é um conjunto padronizado de rotinas de utilização de um software, essa utilização se dá para a funcionalidade de seus serviços e não para a implementação de quaisquer detalhes relacionados ao software.

De forma resumida, posso lhe dizer que o API é uma série de funções que só podem ser acessadas através da linguagem de programação, ela permite que você crie aplicativos que irão facilitar a utilização das funcionalidades.

 

 

Quando falamos de API do Google Ads, estamos falando de aplicativos que irão permitir que diversas tarefas sejam automatizadas para facilitar que os utilizadores das plataformas gerencie várias e diferentes contas e campanhas de forma muito mais rápida e eficiente. As funções do API não param por ai, isso porque, também foram criadas diversas soluções de publicidade para quem deseja aumentar o nível de otimização e desempenho de suas campanhas, através de ferramentas que podem ser incorporadas ao novo aplicativo de gerenciamento criado, você conseguirá uma definição maior dos seguintes pontos:

 

  1. Otimização de CPC: O CPC que é o custo por clique recebe atenção especial através da criação de uma ferramenta exclusiva do API do Google Ads, com ela você pode identificar de maneira mais rápida o custo-benefício do clique das palavras-chaves que desejar, fazendo com que você direcione o seu orçamento para termos de pesquisas que irão gerar mais conversões.
  1. Remarketing: O API do Google Ads pensou em uma ferramenta que incorporada a um aplicativo criado pudesse lhe ajudar obter campanhas de remarketing mais chamativas e atraentes, sempre visando o comportamento do usuário que você deseja atingir.
  1. Cálculo de Tráfego: Através de resultados estimados você terá uma ideia de como será sua conversão antes mesmo de iniciar a campanha. A ferramenta irá lhe apresentar dados estatísticos que lhe ajudarão entender o funcionamento de seus anúncios e o comportamento de seu público alvo, podendo assim te ajudar em possíveis alterações de estratégias.
  1. Resultados de Campanha: Uma campanha de sucesso precisa gerar boas conversões, através dessa ferramenta você terá relatórios completos de como foi a performance de suas campanhas.

Interessante, não é mesmo? Se você já ficou bastante interessado até aqui, posso lhe garantir que ficará ainda mais satisfeito e empolgado quando eu lhe contar as vantagens da utilização do API Google Ads. Quer saber? Vamos lá.

 

Vantagens da Utilização API Google Ads

As vantagens de utilização do API são bastante questionadas e discutidas, por ser uma ferramenta bastante técnica, sua utilização acaba sendo debatida apenas por desenvolvedores e amantes do assunto, no entanto, acredito que se bem utilizado o API pode agregar ao seu negócio um valor inestimável. Por isso resolvi separar algumas vantagens desse recurso para lhe mostrar, assim você pode tirar suas próprias conclusões, veja a seguir:

  1. Automação de Processos: Se você é um gerenciador ou dono de um negócio onde é preciso buscar inúmeras palavras-chaves, comparando sua relevância, inserir diversas URLS de destino e aplicar vários conteúdos, o API do Google Ads pode ser uma excelente opção para você. Se programado para executar tal tarefa, a ferramenta pode fazer a implementação de todos os recursos citados anteriormente, bem como, fazer alterações individualizadas em grupos de anúncios.
  1. Criação de Campanhas por Métricas: Quando você decide criar novas campanhas baseadas nos melhores resultados das anteriores é necessário criar métricas comparativas para ver quais produtos e serviços geram maior engajamento. Utilizando o API do Google Ads você pode programar a integração do sistema, fazendo com que ele produza campanhas que se baseia nos melhores resultados obtidos ou em seu estoque atual de produtos.

 

 

  1. Otimização de Tempo: Com a utilização do API do Google Ads, você pode criar inúmeras ferramentas e aplicativos que irão integrar as funcionalidades do Google Ads, isso fará com que você otimize o seu tempo de gerenciamento, podendo realizar um maior número de tarefas em um curto espaço de tempo sem perder a qualidade no rendimento.
  1. Compatibilidade com a Linguagem de Programação: Para facilitar a vida dos programadores, o API do Ads disponibiliza uma biblioteca completa para seus utilizadores, isso para que os aplicativos possam ser desenvolvidos na linguagem de sua preferência. Foram escolhidas as linguagens de programação mais populares, entre elas:
  • Ruby
  • Net
  • Java
  • PERL
  • PYTHON

Acredito que você já possui uma boa base para analisar se o API do Google Ads é o que você estava esperando. A partir disso tudo que lhe apresentei você já tem condições suficientes para saber se ele atende suas demandas, mas antes de terminar, preciso te contar mais uma coisa importante. Vou lhe dar referências confiáveis sobre informações oficiais do API.

 

Onde encontrar informações Oficiais sobre o API Google Ads?

O API do Google Ads está sempre com novidades e se atualizando para atender as necessidades dos usuários. Como o suporte do API é extremamente ativo, todas as críticas e sugestões que os desenvolvedores enviam, são analisadas e aplicadas da forma mais rápida possível.

Para ficar sempre por dentro de todas as novidades e os comunicados vou lhe passar alguns canais oficiais de obtenção de informações do próprio Google referentes ao recurso:

  1. Blog API do Google Ads: Toda vez que o Google lança uma notícia, o primeiro canal de veiculação é o seu blog, por isso é importante que você fique atento às publicações feitas por lá. O endereço é: adwordsapi.blogspot.com
  1. Site Oficial: É através do site oficial que você conseguirá ter acesso às bibliotecas, informações de publicidade e produtos. O site é google.com/adwords/api/

 

 

  1. Fórum para Desenvolvedores: Se você está procurando desenvolvedores como você para discutir ideias, criação de aplicativos e tirar dúvidas, o Google criou um canal exclusivo para a participação dos membros, o canal é google.com/group/adwords-api
  1. Suporte: Se você quer entrar em contato diretamente com o Google para enviar sua crítica ou sugestão, o canal ideal para isso é o google.com/support/adwordsapi

 

Pronto! Agora que chegamos ao final desse conteúdo sensacional, mais uma etapa de seu aprendizado pode ser concluída. Você pode avançar um novo degrau e se especializar em diversos outros assuntos que são importantes para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Eu fico muito feliz e empolgado de poder participar desse processo! Novamente, se algo não ficou claro, entre em contato comigo, farei o possível para te ajudar.

Até a Próxima! Abraço!

Compartilhar.

Descubra os primeiros passos para faturar R$ 25 mil por mês pela internet, mesmo saindo do zero.

Cadastre seu e-mail abaixo para participar: