Hoje eu quero falar com você sobre links patrocinados, mais especificamente como montar um anúncio para essa finalidade.

Talvez você esteja com dúvidas sobre se esse conteúdo vai servir para o seu negócio, pois você utiliza plataformas de links patrocinados como o Facebook, Bing e outros e aqui é o blog do mestre do Ads. Acertei?

Pode ficar tranquilo quanto a isso, apesar de eu ser um profissional que utiliza muito o Ads e ser conhecido por isso, essas 5 sacadas para montar um anúncio de links patrocinados servirão para as mais variadas plataformas, pode ser que algumas adaptações sejam necessárias, mas nada que te impeça de aproveitar todo o conteúdo entregue.

Tudo esclarecido? Então vamos juntos começar a desvendar quais são as 5 sacadas para montar um anúncio de links patrocinados.

 

5 Sacadas Para Montar Um Anúncio de Links Patrocinados.

 

Montando Um Anúncio de Links Patrocinados – 5 Sacadas

A primeira coisa que você deve saber é que os anúncios de links patrocinados não se iniciam na elaboração efetiva do anúncio, ele começa muito antes em uma fase preparatória aonde vai se definir os caminhos mais adequados a seguir.

A segunda coisa é que a criação do anúncio não acaba quando você coloca o último item pedido, isso mesmo, para obter resultados positivos é necessário executar outras ações.

Se você ficou confuso, não precisa se preocupar, pois eu lhe mostrarei tudo de forma bastante simples e fácil de entender. Você está preparado? Então vamos direto ao ponto.

Links Patrocinados Sacada #1 – Crie Sua Persona

Você já deve saber que qualquer ação de marketing é direcionada a um público. Correto? Isso acontece, pois esse público é quem será responsável pelo seu sucesso ou fracasso.

Nesse caso, os anúncios de links patrocinados não são diferentes. Eles são direcionados a um público, mas você sabe qual é o seu?

Quando você traça o objetivo da sua campanha, podendo ser:

  • Vender mais.
  • Atrair Tráfego.
  • Captar Leads.
  • Tornar sua marca conhecida.

Você precisa de um público interessado para conseguir atingir o seu objetivo, não é mesmo?

Agora me responda: Como você pretende criar um anúncio de links patrocinados para atingir um objetivo, se você nem conhece o público alvo dessa ação?

Impossível! É por isso que antes de começar a montar efetivamente o seu anúncio é necessário realizar um estudo aprofundado de público alvo para montar a sua persona. Você deve descobrir os seguintes itens:

  • Faixa Etária
  • Localização
  • Gênero Predominante
  • Principais Dores
  • Principais Desejos
  • Estilo de Vida
  • Nível de Instrução
  • Sonhos
  • Poder Financeiro
  • Dentre outras coisas que podem ser determinante para traçar um perfil específico.

Assim que você tiver o perfil do seu cliente em potencial, aí sim, chegou o momento de iniciar a montagem do seu anúncio de links patrocinados, pois você saberá qual é o melhor caminho para atingi-los.

Vamos lá então?

Links Patrocinados Sacada #2 – Título

Geralmente, o primeiro item a ser preenchido quando você vai montar um anúncio de links patrocinados é o título.

Ele vai ser o chamariz do seu negócio, produto ou qualquer outra coisa que você estiver anunciando. Ele praticamente será o primeiro contato do seu público com você e é por isso que o título é tão importante.

Para criar um título eficiente, você deve pensar em algo que chame e prenda a atenção do seu cliente em potencial. Ele também deve ser claro e condizente com a busca do usuário.

Os Call to actions são excelentes opções para serem utilizas na criação de um título, por exemplo:

  • Descubra o Poder de X.
  • Compre Agora Com Desconto Especial.
  • Últimos Minutos Para Aproveitar a Oportunidade.

Conseguiu captar a ideia? É importante deixar claro que essas chamadas para ação não podem induzir o usuário ao erro ou ao engano, portanto se você está chamando o seu cliente em potencial para comprar, tenha essa ação disponível em sua página de destino.

Fale diretamente com o seu público através do título, isso os atrairá mais facilmente e oferecerá uma sensação de que eles estão no lugar certo, que eles acharam o que tanto procuravam.

Agora é hora de irmos à descrição.

 

Links Patrocinados Sacada #3 – Texto Descritivo

O texto descritivo do anúncio de links patrocinados é o segundo item a ser preenchido e o próprio nome já entrega do que se trata, não é mesmo? Mas como tudo tem um “porém”, você não poderá descrever tudo que está anunciando nesse item.

Sabe por quê? Por que esse texto descritivo é um resumo e possui espaço para, apenas, 35 caracteres.

Achou impossível escrever algo de qualidade com só isso? Não é, posso te garantir, basta você pensar da seguinte forma:

  • O seu objetivo é conseguir a ação do seu cliente em potencial, geralmente, o clique! Portanto, pense em algo que gere a curiosidade nele ou que desperte o desejo de não perder a oportunidade que está sendo ofertada.
  • Resuma as principais qualidades da sua oferta.
  • Não fale em configurações técnicas, entregue realizações de sonhos, soluções e experiências.
  • Ressalte seu diferencial perante seus concorrentes, esse diferencial deve ser forte ao ponto de atrair o seu cliente em potencial.
  • O Call to action pode entrar aqui também, mas deve ser diferente do título, ou seja, complementar.

Existem várias outras formas de fazer a descrição, basta que você se coloque um pouco no lugar do seu público alvo para conseguir atingi-lo de maneira mais eficaz.

Pronto, a sua descrição já está bem encaminhada, agora devemos ir à próxima sacada.

 

5 Sacadas Para Montar Um Anúncio de Links Patrocinados,

 

Links Patrocinados Sacada #4 – Url Exposta

Esse é o endereço do seu site que aparece junto ao anúncio de links patrocinados. Aquele link que fica com uma coloração diferente e em destaque, sabe?

Por ela ser uma URL exposta aos usuários é necessário ter um carinho especial na hora de montá-la. Você deve optar por:

  • Utilizar a url do seu negócio.
  • Utilizar uma url amigável.
  • Utilizar uma url clara ao entendimento do usuário.

Por exemplo, vamos supor que eu estou anunciando um curso, a minha url deveria ser mais ou menos assim:

A url do meu negócio + o produto anunciado. Ok? Vamos adiante!

 

Links Patrocinados Sacada #5 – Endereço de Destino

Essa é uma url que não fica exposta, porém é a url responsável por levar o cliente em potencial captado pelo seu anúncio à página de destino.

Por esse motivo, tenha muito cuidado ao colocá-la na montagem do seu anúncio de links patrocinados, pois caso você se confunda, perderá todo o resultado gerado pelo seu anúncio.

Uma sacada excelente é que você use como página de destino do seu anúncio:

  • Página específica do produto anunciado.
  • Página com maiores informações sobre o que está sendo anunciado.
  • Página de cadastro para a captação de Leads.

Ou seja, páginas que condizem com o que está sendo anunciado, que proporcionam uma boa experiência ao usuário. Que apresente a solução em poucos cliques, de forma organizada e otimizada.

Você não deve apostar em endereços de destino que façam o usuário dar voltas e voltas no seu site em busca do que viu no anúncio, portanto esqueça as seguintes opções, caso o seu objetivo seja ter bons resultados:

  • Página principal do site, caso você esteja anunciando serviço ou produto específico.
  • Páginas diferentes do que está sendo anunciado.
  • Página com informações e preços diferentes do que foi anunciado, induzindo o usuário ao erro.

Qualquer coisa que não seja condizente com o que você anunciou pode gerar sérios problemas aos seus negócios, portanto atenção.

Agora você já sabe quase tudo que precisa para montar um anúncio de links patrocinados, eu disse quase, pois eu ainda preciso te contar mais uma coisa.

Lembra que no início do material eu te disse que para finalizar um anúncio, você precisa ir além da última fase de preenchimento? Pois é, agora vou te explicar por que.

 

5 Sacadas Para Montar Um Anúncio de Links Patrocinados

 

Se criar um anúncio terminasse no último item de preenchimento, você já o teria finalizado ali no item #5, porém se você quiser ter resultados positivos, você precisa ter atenção nas regras para a criação de anúncios de links patrocinados, caso contrário seu anúncio será barrado e consequentemente você será punido.

No Google Ads, por exemplo, frases que utilizem de artifícios como pontuação, espaçamento e repetição exagerada não são aceitas.

No Facebook, textos que cobrem mais de 30% da imagem não são permitidos.

Por isso, antes de mandar esse anúncio de links patrocinados para aprovação, verifique quais são as regras de cada plataforma, isso evitará desperdício de tempo e punições.

Ah! Avaliar as métricas também é uma fase pós-criação, mas imensamente importante para o seu anúncio de links patrocinados, pois lhe entregará diversos dados sobre o desempenho, mas podemos falar sobre isso em um outro momento, o foco hoje é a montagem do anúncio e para isso você está totalmente preparado.

Espero ter conseguido ser relevante e claro na entrega das informações. Se você ficou com alguma dúvida, basta entrar em contato diretamente comigo. Ok?

Desejo-lhe ótimas campanhas de links patrocinados!

Forte Abraço.

 

Compartilhar.