Não há como contestar, o Youtube é hoje um dos principais e melhores canais para fazer publicidade a nível mundial.

Esse fato não fui eu quem constatou, foram os números incríveis e surpreendentes que a plataforma de vídeos apresenta dia após dia.

Como costumam dizer, os dados não mentem e, portanto quero que você veja com os seus próprios olhos o que eu estou lhe falando:

  • Já em 2011, a plataforma de vídeos mais visualizada do mundo já mostrava seu potencial, registrando cerca de um trilhão de views.
  • O Youtube ostenta cerca de 1 bilhão de visitas únicas mensalmente.
  • A cada minuto que passa, mais de 100h de vídeo são rodadas na plataforma.
  • Os usuários passam mais de 6 bilhões de horas assistindo à vídeos no Youtube todo mês.
  • Só no Mobile, o Youtube arrecada cerca de 25% do total de tráfego da plataforma.
  • 1 bilhão em visualizações diárias é o número que o Youtube possui contabilizado pelos dispositivos móveis.

Viu como eu não estava exagerando?

 

Como anunciar no Youtube pelo Ads,

 

Tanto que muitos profissionais estão com os olhos voltados ao Youtube. Esses profissionais enxergaram o grande potencial da plataforma e almejam muito em breve começar a anunciar nesse grande canal de vídeos.

Por um outro lado, venho percebendo que há muitos interessados nesse tipo de publicidade com dificuldades em descobrir como proceder para colocar tudo em prática. Se eu pudesse resumir as dúvidas, quanto a isso, em uma pergunta, eu diria que seria mais ou menos assim:

  • “Tiago, como eu faço para anunciar no Youtube?”.

Logo de cara posso te dizer que o canal é o Ads. Isso mesmo! Para anunciar no Youtube, você precisa ir pela plataforma de links patrocinados do Google.

Entendeu? Ficou confuso?

Tudo bem! Não é a primeira vez que eu respondo a essa pergunta e, portanto sei que, muito provavelmente, a minha resposta te confundiu ainda mais. Foi exatamente por isso que eu resolvi fazer esse conteúdo, para esclarecer de uma vez por todas a seguinte questão:

Vamos partir para ação? É para já.

 

Anunciar no Youtube Pelo Ads – Por quê?

A pergunta que deve estar atormentando a sua cabeça agora é:

  • Porque eu preciso anunciar no Youtube com o Ads? Não tem outro jeito?

Sinto lhe dizer, mas não! O Ads é o único caminho se o seu objetivo é anunciar no Youtube. Isso porque em meados de 2006 o Google comprou o Youtube, incluindo-o em sua lista de plataformas, junto ao Gmail, Google Docs., Ads, Analytics, entre outros.

Com essa junção, muitas portas se abriram no quesito publicidade na plataforma, proporcionando um ambiente poderoso tanto para quem anuncia, quanto para quem consome.

Se você ficou meio preocupado com isso, posso lhe afirmar com toda a certeza de que isso não é necessário. Anunciar no Youtube pelo Ads é bastante simples e eu vou lhe mostrar sem complicações como fazer.

Vamos lá?

 

Anunciar no Youtube – Google Ads é o Caminho

Bom, você já deve ter visto aqueles vídeos curtinhos que aparecem antes, durante e depois da exibição do vídeo principal no Youtube, não é mesmo?

Se você ainda não sabe, esses vídeos fazem parte de um dos formatos, mais famosos, de anúncios da plataforma.

Ao contrário do que muita gente pensa, esses vídeos, que aparecem como uma espécie de comercial, são criados através do Google Ads, lá é onde tudo começa.

A sacada mais genial disso tudo é que o Google uniu o melhor da publicidade com o mais alto padrão de qualidade em vídeos.

 

Como anunciar no Youtube pelo Ads.

 

O que essa união formou? Uma poderosa força para atrair o interesse dos bilhões de usuários que acessam os vídeos todos os meses. Essa força para a captação se dá pelo simples, o que torna a solução ainda mais genial. O vídeo marketing mexe com a emoção das pessoas, as transmissões dos vídeos conectam sem muito esforço.

Por isso, muitos anunciantes se interessam por esse tipo de anúncio e utilizam o Google Ads para fazer o gerenciamento das campanhas. Através da plataforma de links patrocinados do Google, você pode criar e acompanhar todo o desempenho dos seus anúncios em TrueView, além de ter a opção de veiculá-los além do Youtube, na Rede de Display do próprio Google.

Para entender como tudo isso funciona é muito simples, basta você saber que os anúncios do Youtube não funcionam de forma diferente dos outros, ou seja, para veicular as suas campanhas através do Ads, você trabalhará com um sistema de leilões de palavras-chaves. A única coisa que muda um pouco é o sistema de cobrança, que para vídeos o Google cobra do seu orçamento só após o usuário assistir além dos 30 segundos iniciais ou clicar em sua oferta.

Tudo certo até aqui? Então é hora de descobrirmos como anunciar no Youtube pelo Ads efetivamente.

 

Anunciar no Youtube – Passo a Passo Pelo Ads

Fique tranquilo, pois como prometido no início desse conteúdo, eu não vou complicar demais esse processo. Confie em mim!

Para anunciar no Youtube pelo Ads, basta seguir os passos abaixo:

  1. Tenha Uma Conta Ads: Para isso, basta que você tenha um email no Gmail e tenha se cadastrado na plataforma Google Ads. Caso ainda não tenha, basta acessar gmail.com e criar sua conta gratuitamente. Depois disso, entre em www.google.com.br/adwords/ e realize o login com a sua conta gmail.

 

  1. Dentro da Plataforma Ads: Depois de logado corretamente, vá até “Google Ads Vídeo” e clique em criar uma nova campanha de vídeo.

 

  1. Conectando o Youtube ao Ads: Chegou o momento de você fazer a junção das duas plataformas, para isso, basta ir até o menu “conectar conta de Youtube”.

Pronto, agora você já pode começar a criar as suas campanhas pelo Ads para anunciar no Youtube.

Vamos um pouco mais além? Quero te mostrar como você pode configurar alguns pontos cruciais para o seu vídeo marketing.

 

Anunciar no Youtube – Passo a Passo de Configurações Pelo Ads

Depois de fazer a conexão da sua conta de Youtube com o Ads, você deve iniciar as configurações, são inúmeras, é verdade, mas você poderá ir testando-as aos poucos. Vamos ver algumas a seguir:

  1. Configurações de Orçamento: Com a conexão finalizada, vá a orçamento e comece a defini-lo. Você verá que a definição é por valor diário, minha dica é que você não comece com altos valores e sim vá aumentando de forma escalonável conforme o desempenho de sua campanha.

 

  1. Forma de Cobrança: Aqui você deve selecionar quanto quer pagar pela visualização do usuário. Geralmente você deve ficar entre os R$0,15 e R$0,40 por view. Lembrando que o Ads só te cobrará quando o seu anúncio for visualizado por 30 segundo ou até o final, caso o vídeo tenha menos do que isso.

 

  1. Configurações de Localização: Nesse tipo de configuração você definirá onde você deseja que o seu vídeo seja exibido, ou seja, qual cidade, país ou até mesmo por CEP. A minha dica aqui é que você tente ser o mais específico possível, pois isso melhorará a qualidade da segmentação do seu vídeo e consequentemente os seus resultados.

 

  1. Configurações de Horário: Para tornar a sua campanha ainda mais específica e segmentada, você poderá optar por veicular seus vídeos em horários mais oportunos, isso quer dizer, horários em que o seu público alvo está mais ativo na rede. Desse modo, além de melhorar a qualidade de captação da sua campanha, você conseguirá uma otimização em seu orçamento.

 

Como anunciar no Youtube pelo Ads.

 

  1. Configurações por Dispositivo: O Ads pensa em tudo e, por isso, há também a possibilidade de você configurar a sua campanha por dispositivo de acesso. Isso quer dizer, por exemplo, que você pode escolher que seus anúncios sejam visíveis só para usuários que acessem via mobile ou por Desktop.

 

  1. Configurações Demográficas: Essa é uma das configurações mais cruciais para um bom desempenho de sua campanha, isso porque, elas definirão qual é o perfil de público que visualizará os seus anúncios. Aqui você escolherá sexo, faixa etária, interesses, entre outros.

 

  1. Configurações de Palavras-Chaves: Como eu lhe disse no início, as campanhas para Youtube não diferem muito das outras no funcionamento, portanto as palavras-chaves para esse tipo de anúncio também são cruciais. Para escolher as palavras-chaves ideais, utilize a ajuda da Keyword Planner, busque termos que estejam ligados ao seu negócio, após fazer essa primeira seleção, comece a procurar termos relacionados de qualidade para adicionar na sua lista. Não se esqueça do Remarketing.

 

  1. Landing Page e Squeeze Page: Muita gente tem problemas quanto à aprovação da URL de destino no Ads. A minha dica aqui é que você crie sua landing Page e adicione o seu link de políticas de privacidade e termos de uso. Isso lhe ajudará muito nessa questão. (Verifique também os termos de uso e políticas do Ads, isso evitará problemas inoportunos).

Tudo configurado? Então é o momento de colocar a sua campanha para rodar.

Espero que você tenha curtido as informações e que esse conteúdo tenha sido relevante para você. Ficou com dúvidas? Entre em contato comigo através dos comentários ou das redes sociais, será um prazer ouvi-lo.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

Compartilhar.

Uma semana de aulas ao vivo para você aprender a vender mais com anúncios no Google, Facebook, YouTube e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Cadastre-se abaixo para participar: