O Youtube é umas das ferramentas mais ousadas e bem estruturadas da atualidade, sendo assim, não colocar o seu negócio para jogar junto com ela é um erro que tende a impactar os seus resultados.

Percebo que muita pessoa nunca se quer tomaram a coragem de anunciar no Youtube e já falam que é uma ferramenta cara, sem o formato que seu negócio precisa e mais uma porção de empecilhos que impedem de alcançar o topo.

Posso lhe garantir que ter mais visualizações e atrair olhares para o seu canal do Youtube é muito mais fácil do que obter um bom posicionamento na busca orgânica, sabia? Isso porque, o Youtube tem uma facilidade de acesso muito grande, então pode receber um alto volume de visitas tanto pelo usual desktop como pelo mobile.

 

anunciar no Youtube,

 

Existem 2 formas de anunciar no Youtube:

  1. A primeira delas é pagando, ou seja, através do Google Ads, você faz a programação para que suas campanhas apareçam no Youtube;
  2. A segunda forma é trabalhando um SEO de qualidade em seus conteúdos para que assim, eles possam ser encontrados através de busca orgânica.

Quando você descobrir que essas duas modalidades podem e devem caminhas juntas, os seus resultados vão extrapolar o limite do extraordinário.

Para esse artigo, quero te apresentar algumas dicas mais avançadas que vão te ajudar a anunciar no Youtube com mais eficiente e qualidade dos resultados.

Sei que você pode pensar que para anunciar no Youtube é preciso investir grandes valores, no entanto com algumas técnicas mais avançadas de SEO, você pode ter seu vídeo muito bem posicionado e fazer uma publicidade muito interessante para o seu produto ou serviço.

 

# Dica 1: Definindo o Alcance pelo Idioma

O Youtube tem uma seleção de impressão de resultados de acordo com a língua materna de seu usuário, logo se você é a americano, normalmente terá acesso apenas a vídeos em inglês, nos brasileiros aos em português e assim vai..

Agora talvez você me pergunte: “ Mas Tiago, por muitas vezes, ao procurar por um assunto, aparecem vídeos em outras línguas para mim. Por que isso ocorre?”

A sacada vem justamente ai, se você quer ter um maior número de visualizações e não delimitar quem pode ou não assistir seus vídeos, não selecione nenhum idioma.

Normalmente, quando subimos um vídeo no Youtube, é solicitado que nós preenchemos diversos itens como título, descrição e por aí vai. Um desses itens é justamente o idioma. Logo, se você escolher exibir apenas em português, você estará delimitando ao território nacional.

Sabemos que isso não funciona bem assim, pois muitos nem se atentam ao preenchimento desses itens, apenas fazem o cadastramento rápido para poder comentar ou curtir.

Caso você tenha selecionado um idioma e queria mudar, acesse:

  1. Studio de Criação;
  2. Gerenciar de vídeos;
  3. Escolha qual vídeo você quer fazer a edição;
  4. Selecione Editar;
  5. Na categoria “configurações avançadas” selecione idioma;
  6. E altere para não aplicável.

 

#Dica 2: Descrição Clara

Você pode achar que esse item é tão básico que nem deveria estar em um artigo de dicas avançadas, não é mesmo? É justamente aí que você se engana.

Esse item está aqui para lhe fazer um alerta, uma vez que, acabei notando nos últimos tempos que alguns tem usado na descrição apenas uma lista de palavras chaves.

Em primeiro momento, você pode ter um destaque até que considerável, porém á longo prazo, o Youtube vai perceber que você está tentando enganar seus mecanismos de busca e assim, vai rebaixar seu posicionamento.

No momento de fazer a descrição de seu vídeo, escreva algo que realmente faça relação com o conteúdo do vídeo e pode ser até um texto maior, pois será um ponto á mais para você.

O importante é não entregar o segredo no texto de descrição, pois aí o usuário já obtém a resposta que quer ali e nem assiste seu vídeo.

 

anunciar no Youtube

 

#Dica 3: Impulsione com vídeos não Listado

No momento em que estamos upando um vídeo no Youtube,  temos uma opção que garante que ele só possa ser assistido por pessoas das quais enviamos o link.

Essa é uma estratégia muito utilizada quando fazemos algum conteúdo especial apenas para nossa lista de e-mail ou fanpage. Então, é como se você não deixasse o Youtube ranquear, já que não pode ser achado nas buscas.

A grande sacada começa agora, no momento de subir seu vídeo, faça toda a programação como se quisesse preparar para o ranqueamento, no entanto marque a opção de não listados.

A partir daí, comece a divulgação, dispare para sua lista e e-mail, seguidores e demais admiradores de seu trabalho.

Quando você notar que o número de visualizações está próximo de 300/350, você muda o vídeo para público. Essa atitude dará a impressão de que o vídeo está á pouco tempo no ar e já está com um número de views bem elevado, isso fará com que o Youtube seja alertado de que aquele conteúdo é bom e assim, seja melhor posicionado.

 

# Dica 4: Tag Principal

Talvez, alguns iniciantes não saibam desse recurso ou então, até mesmo os que estão em um nível mais avançado, nunca ouviram falar disso.

A tag principal é uma espécie de código que garante que todos os vídeos postados por você aparecem nos seus vídeos relacionados, entende? Ou seja, ela é a responsável por fazer a interligação de seu canal.

A tag principal é facilmente encontrada através de um atalho ao acessar o vídeo, no entanto, a sua cópia é antiética e pode lhe gerar algumas problemas.

Esse cenário muda de figura quando você faz uma referência á um canal muito superior ao seu, sendo assim, você terá o pretexto de utilizar a mesma tag que ele e assim, ganhar um pouco de suas visualizações.

Você pode encontrar quais são as palavras chaves mais utilizadas por seu concorrente acessando o vídeo e logo depois digitando: CTRL + U. Códigos irão abrir e você terá acesso á todas as informações em HTML.

 

anunciar no Youtube.

 

#Dica 5: Bom Uso da palavra Chave

Você já deve estar cansado de ouvir falar que a palavra chave precisa estar presente no título e na descrição, não é mesmo? No entanto, eu quero ir um pouco mais além com você, pois acredito que o termo que deseja trabalhar precisa está extremamente enraizado.

Meu conselho é que você não apenas renomeia o arquivo antes de subir no Youtube com a palavra chave, mas que você já salve o arquivo com o nome que deseja ranquear. Isso porque, quando mais profundo a palavra chave for marcada, mais potente ela será.

E claro, você precisa usar ela no título e na descrição de uma forma bem pontual, porém natural para que você consiga um posicionamento nas buscas muito bom.

 

 

Agora, você já tem em mãos 5 dicas avançadas para anunciar no Youtube através de SEO.

Eu lhe garanto, eu já testei todas elas e realmente funcionam. Parecem simples, porém quando colocadas em práticas trazem um resultado sem igual.

Espero que você tenha gostado desse material e que você possa compartilhar com mais pessoas, pois assim todo esse conhecimento não fica parado aqui.

Quero te lembrar que se precisar de mim, estou a disposição para ajudar você. Logo, se tem alguma dúvida ou sugestão de assunto que queria ver aqui no blog, me escreva, vou adorar poder colaborar para o seu sucesso.

Muito obrigado pela sua companhia!

Até mais!

Compartilhar.